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As 10 Melhores Alternativas ao CRM da HubSpot para Pequenas Empresas

Ariane Jaeger
8 de novembro de 2023
Última atualização: 23 de outubro de 2024

Quais são as melhores alternativas ao CRM da HubSpot para pequenas empresas?

O HubSpot já é conhecido mundialmente e vem ganhando força entre as empresas locais, mas nem sempre ele é o ideal para o seu negócio. Assim, conhecer outras opções é fundamental.

A seguir, apresentamos uma lista de algumas das melhores plataformas de CRM para PMEs, cada uma com os seus próprios conjuntos de recursos e vantagens para ajudar a otimizar as suas operações de vendas e relacionamento com clientes.

1.Bitrix24

Imagine centralizar o gerenciamento de interações com o cliente, leads, ações de marketing e vendas, acordos, orçamentos, faturas e pagamentos, e muito mais, tudo em um só lugar. Dentre as alternativas ao CRM da HubSpot, a que se mostra mais completa para pequenos negócios, autônomos e MEIs é o Bitrix24.

Desde a aquisição de um lead até o fechamento de uma venda, e o atendimento pós-venda, claro, têm-se um gerenciamento preciso, que envolve: poder capturar leads e convertê-los em clientes de modo automatizado; rodar campanhas de marketing com foco no omnicanal e até criar landing pages personalizadas para conquistar o seu cliente; automatizar fluxos de trabalho para tornar o processo mais simples para os seus representantes de venda; criar, editar e manter todos os documentos relacionados com os clientes seguros digitalmente; e até usar recursos comunicativos para interagir com o público-alvo e conectá-lo às suas contas de mídia social. Além disso, o programa integra ferramentas de análise e relatórios de última geração.

Explorar esta, que é uma das melhores plataformas de CRM para PMEs, é altamente viável porque o Bitrix24 está em português, emite cobranças em reais e conta até com uma assinatura gratuita. Com um CRM 100% móvel mundialmente recomendado! Além disso, a interface acaba indo além da própria gestão de relacionamento com o cliente e engloba mais de 35 ferramentas que deixarão a administração do seu negócio e dos seus projetos correr de modo impecável, cabendo experimentar.


2. Salesforce

A Salesforce é uma empresa americana de software que já tem uma reputação consolidada no Brasil. De fato, ela é uma das grandes alternativas ao CRM da HubSpot porque o seu programa robusto inclui recursos abrangentes de vendas e marketing; é voltado para controlar todos os pontos de contato junto ao cliente e possibilita ampla personalização.

No entanto, ele não se trata de um CRM acessível ao comparar com as demais opções listadas aqui. Isto porque os seus recursos abrangentes acabam por encarecer os custos de implementação. Assim, acaba sendo recomendado para pequenas empresas que não se incomodam em pagar um pouco mais para ter acesso a um CRM premium.

3. Zoho CRM

Precisa se dedicar para a gestão de relacionamento com o cliente, mas não sabe qual programa escolher? Uma das alternativas ao CRM da HubSpot que vêm ganhando destaque nos últimos tempos é o CRM da Zoho.

Quer você precise gerenciar o funil de vendas, contar com uma automação de vendas baseada em IA, ou então colocar para rodar análises mais robustas, o Zoho não irá decepcionar. Apesar de ser uma solução econômica, este é um CRM eficaz para negócios. Portanto, dificilmente você sentirá falta de algum recurso como uma pequena empresa ao colocá-lo em prática. Além disto, o programa permite integrações com outros grandes softwares, ampliando as suas possibilidades.

4. Pipedrive

Um programa que merece menção nesta seleção é o CRM em nuvem da Pipedrive. Apesar de ter sido criado com foco para o trabalho em pipelines de vendas, hoje ele inclui funcionalidades mais amplas, que alavancam as suas oportunidades para crescer como empresa – como gerenciamento de leads, rastreamento de e-mails e acesso a insights e relatórios que apoiam o processo de tomada de decisão.

Se quiser testar na prática se as funcionalidades são as ideais para a rotina da sua companhia, é bem-vindo explorar a versão de teste disponível por 14 dias (sem necessidade de incluir cartão de crédito). É a ação mais indicada para equipes de vendas que buscam uma interface amigável e com a proposta mais voltada para o gerenciamento de vendas visual.

  

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5. Insightly

Para as pequenas empresas que precisam lidar, ao mesmo tempo, com clientes e projetos, a mais indicada entre as alternativas ao CRM da HubSpot é o Insightly. Isto porque este software possui recursos notáveis que apoiam o gerenciamento de projetos, de contatos e a automação de todo o fluxo de trabalho.

Embora seja possível experimentar este CRM na nuvem gratuitamente antes de implementar de verdade na sua equipe, é preciso considerar a barreira do idioma. Infelizmente, por enquanto, o Insightly não é oferecido em português brasileiro – e este ponto pode pesar ao considerar a rotina de uma pequena empresa local. Logo em seguida, na ausência de um plano gratuito, deve-se escolher entre: Plus, Professional ou Enterprise. Assim sendo, avalie os prós e contras dando uma atenção especial a estes detalhes.

6. Nimble

Quando o propósito é se envolver mais com os clientes, um CRM social pode ser o mais adequado. Neste caso, entra a ideia de explorar uma dentre as alternativas ao CRM da HubSpot: o Nimble. Em uma interface bem pensada, tenha acesso a comunicações unificadas, extensões para e-mail, automação de fluxos de trabalho e gerenciamento simplificado de contatos e formulários web.

Se você e sua equipe utilizam de modo intenso as mídias sociais para promover a empresa e se comunicar com o público-alvo, desbrave soluções de CRM como estas e tenha uma rotina muito mais direta. No entanto, um ponto a considerar é que as cobranças são realizadas mensal ou anualmente, em dólares americanos (por usuário) e que a interface ainda não está localizada ao português. E, diferentemente das demais alternativas mencionadas aqui, há um plano único com registro para 25.000 contatos, 2GB de armazenamento por usuário e integrações inclusas – ao invés de vermos subdivisões a fim de escolher a melhor assinatura. De fato, estes são aspectos que podem pesar no momento de decidir por um CRM eficaz para os seus negócios.

7. Freshsales

A operação em um CRM acessível é tudo o que busca? Pois, talvez o Freshsales era o software parecido com o HubSpot que estava à sua espera! Ideal para pequenos negócios que buscam um sistema intuitivo, ele ainda vem integrado com ferramentas comunicativas que adicionam eficiência ao dia a dia corporativo.

Uma grande vantagem entre as alternativas ao CRM da HubSpot é que o Freshsales segue disponível no idioma nativo dos brasileiros. Assim, prepare-se para ter a qualidade máxima ao usar funções como pontuação de leads baseada em IA, geração de insights de vendas inteligentes e telefone e e-mail integrados – tudo em uma interface totalmente amigável. Se gostar, experimente sem compromisso por até 21 dias. Depois deste prazo, os preços são cobrados por mês ou por ano, ainda que por usuário e em dólares estadunidenses. Free, Growth, Pro e Enterprise são as opções de planos disponibilizadas.

8. Agile CRM

O Agile CRM é um software de CRM empresarial que engloba marketing, vendas e atendimento ao cliente de modo único. Graças a isso, espere se deparar com recursos notáveis de suporte e gerenciamento de contatos, automação de marketing e rastreamento de marcos. Isto sem mencionar a capacidade de integrá-lo a ferramentas como Twitter, Facebook e aplicativos usuais do Google.

Caso o que você procura seja uma das alternativas ao CRM da HubSpot que funcione de modo unificado, pode ser válido experimentar caso a interface, em termos visuais e de comandos, seja do seu agrado. Mesmo que os planos mensais pagos sejam cobrados em moedas estrangeiras, o seu valor ainda é reconhecido como mais econômico entre as demais soluções de CRM. Escolha entre Free (para até 10 usuários), Starter, Regular ou Enterprise, se gostar.

9. Streak

É fato que os e-mails não estão ultrapassados para todos os tipos de negócios. Assim, para aqueles que dependem deste canal para se comunicar e interagir adequadamente com o seu público-alvo, o Streak aparece dentre as alternativas de software de CRM mais bem-vindas. Este programa conta com a funcionalidade de CRM no Gmail, rastreamento completo de conversas, da pipeline de negociações e até permite um breve gerenciamento de projetos (ainda que através de recursos mais simples).

Deste modo, ele se torna útil para pequenos negócios ou mesmo MEIs que buscam as funções presentes em um CRM, mas não podem deixar de lado o que acontece na sua caixa de entrada do Gmail. Para recursos extremamente simplificados, até uma assinatura gratuita segue disponível. Se quiser algo mais sofisticado, posteriormente, os planos são cobrados em dólares, por usuário e mensalmente.

10. Apptivo

E nesta lista de alternativas ao CRM da HubSpot, o usuário ainda se depara com o Apptivo. Ainda que seja uma ferramenta multiproduto, o software da Apptivo tem uma parte dedicada às vendas, perfeita para quem precisa gerir o relacionamento com o cliente. Entre os seus recursos-chave, vale a pena destacar a possibilidade de customizar o CRM de acordo com a necessidade dos seus projetos; controlar o faturamento e os leads; e desbravar uma gama de aplicativos que tornam o trabalho dos agentes de suporte ao cliente (ou dos vendedores como um todo) muito mais simples.

De fato, este software de CRM empresarial é perfeito para as pequenas companhias que desejam ter em mãos um CRM customizável que ajude a crescer conforme as suas particularidades. Com uma visão aprimorada do seu ciclo de vendas e todas as etapas relacionadas a ele. Embora não exista uma versão gratuita, há a possibilidade de testar na prática por 30 dias ou agendar uma demonstração para conhecer melhor a interface. Depois, os planos se dividem em Lite, Premium, Ultimate e Enterprise, incluindo suporte 24/7 e cobranças em dólares, mensais e por usuário.

Conclusão

Ao explorar as 10 melhores alternativas ao CRM da HubSpot, você tem a oportunidade de escolher aquela que melhor se adéqua aos seus objetivos de negócios e estratégias de relacionamento com o cliente. Lembre-se de que não há uma solução única para todos, mas, independentemente da sua seleção, o sucesso está ao seu alcance, desde que a decisão esteja alinhada com os seus ideais e metas corporativas. Ao adotar uma plataforma que se encaixe nas suas necessidades, você está no caminho certo para otimizar as suas operações, impulsionar o crescimento empresarial e aprimorar o relacionamento com o seu público-alvo. 

  

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Perguntas frequentes

Por que as pequenas empresas deveriam considerar alternativas ao CRM do HubSpot?

As pequenas empresas devem considerar alternativas ao CRM do HubSpot para explorar opções que se adequam melhor ao seu orçamento e necessidades específicas, evitando custos excessivos e garantindo uma gestão eficaz dos relacionamentos com os clientes. Além disso, a diversificação de escolhas pode proporcionar funcionalidades personalizadas e uma solução mais alinhada com a estratégia de negócios.

Quais fatores considerar ao escolher um CRM para uma pequena empresa?

Os fatores que é preciso considerar ao escolher um CRM para uma pequena empresa são:

  • Custo-benefício;
  • Usabilidade geral;
  • Facilidade de implementação;
  • Necessidades de rotina;
  • Possibilidade de operar com integrações; 
  • Renome e qualidade da interface; 
  • Tamanho do time que irá usar a solução;
  • Idioma em que a interface é disponibilizada. 

Como um software de CRM pode beneficiar diretamente uma pequena empresa?

Um software de CRM pode beneficiar diretamente uma pequena empresa porque ele ajuda a gerenciar todo o ciclo de vida do cliente e pensar e aplicar estratégias para otimizar o seu relacionamento com ele. Através de um CRM, uma pequena empresa pode nutrir um banco de dados de clientes, centralizar informações importantes e automatizar tarefas, economizando tempo e permitindo um atendimento mais personalizado, o que resulta em maior satisfação do cliente e aumento nas vendas.

Quais são os tipos de CRM?

Os tipos de CRM são: 

  • Operacional: focado na automação de processos de vendas, marketing e atendimento ao cliente para melhorar a eficiência operacional;
  • Analítico: concentra-se na análise de dados e informações do cliente para obter insights e tomar decisões estratégicas informadas;
  • Colaborativo: facilita a colaboração interna e o compartilhamento de informações para aprimorar o atendimento ao cliente e a tomada de decisões em equipe.

É fácil implementar um CRM em uma pequena empresa?

De modo geral, é fácil de implementar um CRM em uma pequena empresa, desde que você escolha a plataforma certa para tal, que possui uma interface intuitiva e serviço de suporte ao cliente para ajudar você e os demais funcionários com qualquer dúvida ou problema que encontrar. Optar por um software que não exija uma infraestrutura adicional, além de uma boa conexão com a internet e o uso de um navegador convencional, neste caso, também é fundamental.


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