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As 10 melhores ferramentas para encontrar influenciadores digitais

Ariane Jaeger
6 de setembro de 2024
Última atualização: 6 de setembro de 2024

Nos dias de hoje, ter um influenciador digital que seja o rosto da sua empresa pode ser fundamental para sair na frente da concorrência. E não adianta escolher uma pessoa famosa que não seja do mesmo segmento, pois não vai adiantar.

Muitas empresas utilizam o marketing com influencer com o objetivo de alcançar seguidores que irão engajar com a marca e que tenham um elevado potencial de investimento para chegar ao fim do funil: comprar! O principal objetivo dos produtores de conteúdo, também chamado de influenciadores digitais, é estabelecer uma conexão mais próxima entre a marca e o público - no caso, os seguidores que vão virar consumidores ao fim desse funil. É uma poderosa ferramenta de marketing digital.

Porém, certas marcas encontram dificuldades no momento de definir a melhor estratégia para a empresa e, também, onde procurar influencers nacionais com alto poder de engajamento. Mas, a solução está aqui: existem ótimas ferramentas para encontrar influenciadores digitais. Quer saber mais sobre qual ferramenta usar para encontrar influencers e alavancar o alcance da sua marca? Então, não pare por aqui! Siga a leitura para saber como atingir seus objetivos de seguidores e fazer a conversão dos mesmos em consumidores do seu negócio.

Vale a pena investir em um influenciador digital?

Quando a escolha de um influenciador digital é feita de maneira criteriosa, cuidadosa e sabendo qual é seu público-alvo, não há motivo para não dar certo. O mundo gira em torno da internet, onde muitos usuários fazem compras e vendas, vão em busca de serviço e, claro, utilizam as redes sociais. Ficar fora delas, portanto, é um erro muito grande!

Um bom influencer digital pode ser o melhor investimento que a sua empresa irá fazer. Afinal, os recursos serão utilizados para potencializar os resultados nas redes sociais, como Instagram e Twitter, além de aproximar a marca do cliente, princípio fundamental das ferramentas do marketing digital para criar uma relação forte e duradoura.

Além disso, converter os usuários em clientes das marcas torna-se uma missão mais fácil quando os produtos são indicados por clientes, amigos, pessoas conhecidas e, claro, pelos influenciadores digitais. O marketing de influência também possui as seguintes vantagens para a sua marca:

  • atingir o público alvo com mais facilidade;

  • facilidade de criar campanhas online;

  • investimento de baixo custo para o seu negócio;

  • facilidade para mensurar os resultados.

Qual é a principal plataforma de influenciadores digitais?

Existem várias plataformas de influenciadores digitais, cada uma com características distintas, mas com alto poder de descobrir influencers que possuam o perfil e a cara da sua marca nas redes sociais. Saber um pouco mais sobre as melhores plataformas para influencers é fundamental na hora de definir onde será feito o investimento.

Enquanto você define o melhor influenciador digital para atrair mais seguidores e alavancar a sua marca nas redes sociais, a Bitrix24 te ajuda a escolher as melhores ferramentas com soluções que podem ser fundamentais para melhorar o marketing da sua empresa. Acesse agora e saiba como fazer.

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Preparamos uma lista com dez ferramentas que vão te ajudar na hora de escolher os melhores influenciadores para colocar em ação a estratégia que você quer utilizar para aumentar o número de seguidores nas redes sociais.

1. BuzzSumo

A plataforma BuzzSumo é fundamental para quem trabalha com produção de conteúdo. O objetivo dessa plataforma é identificar influenciadores digitais que vão expandir o seu negócio. Sabe como? Simplesmente ao compartilhar o seu artigo nas redes sociais, como o Instagram, fazendo com que esse conteúdo tenha chance de se tornar viral.

E não pense que utilizar essa ferramenta é complicado. Pelo contrário. A BuzzSumo trabalha da seguinte maneira: o usuário pesquisa o perfil do influenciador que mais se associa à sua marca ou do estilo de conteúdo que quer compartilhar. Na sequência, a plataforma digital oferece uma lista com os melhores influenciadores que abordam o assunto e com probabilidade de atrair pessoas para a campanha.

2. Influency.me

Trata-se de uma ferramenta completa para encontrar o melhor influenciador digital para o seu negócio. A plataforma Influency.me possui características fundamentais para quem deseja ter acesso aos resultados das campanhas de cada influencer, além de se conectar com os perfis que mais combinam com a sua marca, conectar-se com agências e aumentar seus objetivos de campanha.

É através dos dados oferecidos pela plataforma de influenciadores Influency.me, que é uma das mais completas e possui aproximadamente 100 mil influencers nacionais, que você consegue descobrir influencers nacionais que se assemelhem às características que você procura para se tornar um parceiro de confiança do seu negócio.

3. Digital Influencers

Digital Influencers nada mais é do que "influenciadores digitais" em inglês, mas, neste caso, também dá nome a uma plataforma que oferece diversos profissionais espalhados pelo Brasil. Afinal, muitas vezes, uma campanha segmentada com um influencer conhecido na sua cidade pode ser muito mais eficiente do que uma personalidade.

Apesar de a base de dados não ser tão grande quanto a da Influency.me, ter influenciadores segmentados pode ser uma estratégia que funciona muito bem! Analise a situação do seu negócio, entenda onde é melhor fazer os anúncios que está planejando e, assim, você vai encontrar o influenciador digital que tanto procura!

4. Airfluencers

A plataforma de marketing de influência Airfluencers se assemelha aos recursos oferecidos pela Influency.me, mas com um pacote completo que não vai pesar tanto no seu bolso e que é capaz de atender às demandas do usuário, como desenvolver a campanha com auxílio na criação do conteúdo, planejar o que será feito e também auxílio para executar as ações e atingir os objetivos estipulados.

Além disso, a plataforma permite que você calcule o engajamento dos influenciadores digitais nas redes sociais, como curtidas, tipos de interação, comentários, visualizações e plays, nos casos de vídeos para o TikTok e reels no Instagram. Também é possível fazer um comparativo entre influenciadores digitais do mesmo segmento para saber qual é o mais interessante para os seus negócios. Essa ferramenta ajuda na hora de fazer a escolha, tornando-a mais rápida, fácil e de maior poder de engajamento na internet.

5. FameBit

Quando falamos em ferramentas para encontrar influenciadores digitais, uma das primeiras que os usuários lembram é a FameBit. Essa plataforma de influenciadores concentra as buscas em personalidades do Youtube, o que também pode virar um atrativo para realizar vendas no Instagram desde que você tenha a intenção de alavancar a marca e fazer as vendas através de vídeos.

Na hora que o influenciador digital faz o cadastro na plataforma, ele escolhe se está disponível para fazer a divulgação de um produto, marca ou serviço, ou se está à disposição para realizar campanhas de marketing digital. Essa opção, evidentemente, ajuda o usuário a ganhar tempo na hora de escolher os melhores influenciadores digitais para alavancar a sua conta e atingir o alcance esperado.

6. Celebryts

Se você está começando o seu negócio e ainda busca fortalecer a marca do seu produto, a plataforma Celebryts pode não ser a melhor escolha de ferramenta digital. Estamos falando de uma ferramenta de influenciadores voltada para megaempresas, além de empresários pequenos e de grandes portes, e com um nicho bem específico: moda e mundo nerd (geek). A base de dados da Celebryts conta com cerca de 40 mil influenciadores.

7. Kuak

Se você procura uma ferramenta digital que traga análises completas capazes de monitorar o impacto e a credibilidade que os influenciadores digitais estão trazendo para o seu perfil e para o seu negócio, a Kuak pode ser o serviço ideal.

Nela, você consegue analisar importantes informações sobre o seu público, fazendo uma pesquisa que será capaz de determinar o público alvo, idade, gênero, dados demográficos, entre outros. Sabe aqueles conteúdos virais e trendings do momento? Na plataforma Kuak, você consegue conferir os conteúdos mais populares no Instagram, facilitando na hora de descobrir influenciadores que tenham os mesmos objetivos da sua marca.

8. Cely

A Cely é uma ferramenta para buscar influenciadores digitais que possui uma interface atualizada em tempo real e muito fácil de usar. Nela, as pessoas conseguem monitorar e rastrear o desempenho da campanha criada com o influencer, utilizando URL com links específicos para cada campanha.

Quer repetir uma campanha que deu certo? Na Cely você não precisa criar uma nova do zero, uma vez que os conteúdos das campanhas ficam armazenados, incluindo os stories do Instagram.

9. Hubble

Enquanto a Celebryts foca nas megaempresas, na Hubble, as opções existem para todos os bolsos: pequenas, médias e grandes empresas. Essa ferramenta para influenciadores possibilita que o usuário encontre celebridades - e não apenas influenciadores digitais - para divulgar a parceria.

E é muito rápido de usar! Depois de fazer o acesso, o usuário consegue conferir dados completos do artista que mais se associa ao seu negócio, entrar em contato com ele e estabelecer os passos para a próxima campanha.

10. Influence.co

Deixamos para o fim da lista uma ferramenta para influenciadores que é estrangeira, mas que não prejudica a busca de influenciadores digitais na internet. Afinal, muitos influenciadores brasileiros estão nesta plataforma. Estamos falando da Influence.co, uma ferramenta que permite ao usuário encontrar influencers nacionais filtrando o que é mais atrativo para ele, como taxa de engajamento, número de seguidores, em mídias sociais específicas – Instagram, Facebook, Twitter, entre outras.

O interessante da Influence.co é que a plataforma permite ao usuário uma busca grátis de até 30 influenciadores por mês.


Como escolher os melhores influenciadores digitais para a minha marca?

Quando o assunto é escolher o melhor influenciador digital para representar o seu produto, não há segredo. O ideal é você descobrir com qual influencer a sua marca combina mais, e qual é o público alvo que você quer atrair.

Por exemplo, se você possui uma loja que vende roupas específicas para o público do rock, não faz sentido ter um influenciador que divulga músicas sertanejas no Instagram. Isso causaria um conflito de interesse, fazendo com que o público se afaste da sua marca, ao invés de demonstrar o interesse em comprar o produto. Já se você for responsável por criar produtos no mundo digital, a plataforma de marketing de influência possui os influenciadores de marketing que podem ser a solução que você busca.

O ideal é que você observe as características do influenciador, além de ter uma boa base de dados sobre número de seguidores, alcances mensais, e reações geradas pelos posts publicados em sua conta no Instagram, Tiktok, entre outras. Algumas métricas são importantes para definir qual influenciador mais se assemelha com o que você está buscando. Ferramentas oferecidas pela Bitrix24 também podem te auxiliar na hora de fazer essa análise. Confira aqui.

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Métricas para escolher um influenciador digital: qual usar?

Engajamento

É através do engajamento que você consegue analisar se o influenciador atrai um público grande ou não. Afinal, esse indicador aponta como os seguidores interagem com as publicações feitas nas redes dos influenciadores. Quanto maior o engajamento, maior a possibilidade de o conteúdo ser compartilhado e receber mais comentários.

Frequência

Quantos posts o influenciador faz por semana? e por dia? Ter uma boa frequência de publicações é fundamental para atrair o público. Afinal, ninguém gosta de seguir um influenciador que não publica nada, nem que seja algo rotineiro da vida real. Você precisa saber com qual frequência o influenciador faz publicações em sua página. Quanto maior a frequência das publicações, maior a chance desse influenciador ter mais seguidores. Isso, evidentemente, aumenta as chances desses seguidores virarem clientes da sua marca.

Conclusão

Existem várias plataformas que fornecem influenciadores digitais para você escolher. Antes de escolher qual será o rosto da sua marca, faça uma pesquisa de mercado bem detalhada, determine o nicho do seu produto, veja se os influenciadores passam credibilidade, e trace o perfil do seu público e também dos influenciadores digitais. Analise as métricas que o influenciador possui nas redes, e como é o engajamento das publicações.

Todas as ferramentas para influenciadores que mostramos nesse artigo possuem características únicas e diferenciadas, mas através delas é possível entrar em contato e buscar o melhor acordo com o influenciador digital. Fazer a criação de conteúdo não é tarefa fácil, mas existem opções interessantes de plataforma influenciadores no mercado que podem ajudar você a expandir seu produto através do Instagram.

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