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9 estratégias de marketing econômicas para empreendedores

Ariane Jaeger
29 de setembro de 2023
Última atualização: 20 de junho de 2024

A categoria de empreendedores individuais é a que mais cresce no Brasil. O fato é que tais profissionais vêm sendo imensamente criativos na hora de impulsionar os seus negócios, aplicando poderosas estratégias de marketing econômicas. Quer saber quais são as principais? Então fique com a leitura proposta abaixo!


Quais são as estratégias de marketing mais econômicas para empreendedores?

O marketing é vital para qualquer tipo de negócio, e se você não se dedicar a explorá-lo, pode perder muito para a concorrência, sacrificando o sucesso da sua empresa. Mesmo que você seja um empreendedor e o seu orçamento para desenvolver o marketing do negócio esteja limitado, sempre há alternativas a serem seguidas – principalmente ao considerar a riqueza de ferramentas tecnológicas da era atual. Veja como: 

1. Garanta a sua presença em plataformas de mídias sociais

Sem dúvidas, uma das melhores estratégias de marketing econômicas da atualidade é estar presente nas principais redes sociais – ao menos naquelas em que o seu público está. Inclusive, os empreendedores podem começar e aumentar a sua presença on-line até mesmo sozinhos, sem gastar nem um centavo, o que torna a abordagem imensamente atrativa.

As mídias sociais estão mais acessíveis do que nunca, permitindo que as marcas possam se aproximar, cada vez mais, dos seus usuários. Embora a escolha pelas interfaces ideais sempre deva ser analisada de acordo com as suas particularidades, as redes mais utilizadas no Brasil são: Instagram, Facebook e TikTok. Considere fazer parte delas, iniciando um planejamento de conteúdo condizente com a sua abordagem. 

2. Crie conteúdo de qualidade e o otimize para ser facilmente compartilhável

Ao pensar em estratégias de marketing para empreendedores, criar conteúdos surge como uma prática essencial. No entanto, para que os incríveis resultados sejam colhidos a longo prazo, eles precisam ser de qualidade. Caso contrário, mesmo que as produções cheguem até o seu alvo, elas não irão gerar nenhum encanto ou engajamento – quem dirá uma conversão.

Para tal, pense no que o seu cliente gostaria de ver e saber e gere conteúdo de valor ao ter em mente as suas necessidades. Uma maneira de economizar com publicidade é otimizar as peças de modo que elas sejam facilmente compartilháveis, com chances de viralizar. Deste modo, organicamente, o seu material atinge mais pessoas e você nem precisa despender mais recursos financeiros para tal feito. A otimização pensando em recursos de SEO é ainda mais relevante, visto que ela te ajudará a atrair tráfego orgânico para o site ou outras plataformas com mais facilidade, ampliando o potencial.

3. Tenha um site profissional e trabalhe com o seu perfil no Google

Dentre as abordagens, a criação de um site ainda é uma das estratégias de marketing mais econômicas dos tempos atuais. Mesmo que o seu negócio não seja digital, ter um site é uma necessidade: permitindo que a sua companhia seja melhor vista no mercado e possa expandir o seu alcance na rede, atraindo ainda mais clientes. Funciona, na verdade, como a base para todas as suas outras táticas envolvendo o marketing! 

Ainda, ao contrário do que muitos empreendedores imaginam, não é preciso ter conhecimentos avançados em TI para isso. Em softwares como o Bitrix24, pode-se criar um site do zero para a sua empresa, belíssimo e otimizado, sem nem mesmo entender de programação.

Agora, vá além e imagine que o cliente buscou pela sua empresa no Google e se deparou com uma página de negócio bem elaborada, rica em informações e atualizada. Isto gera muito mais credibilidade para o seu negócio, não é mesmo? Pensando nisso, fora o site, trabalhe sobre o seu perfil no "Google Meu Negócio" e faça com que este seja outro canal eficiente de os consumidores chegarem até você. O melhor de tudo: com uma boa primeira impressão para conquistá-los! 

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4. Trabalhe com campanhas de e-mail marketing para envolver o seu público

Operar com e-mail marketing é uma tática mais clássica no marketing digital. Ela é bem-vinda para quem tem o orçamento limitado, sobretudo porque permite atingir muitas pessoas utilizando poucos recursos. Com um bom planejamento, o marketing via e-mail gera conversões ao longo do seu funil de vendas e ajuda a nutrir um bom relacionamento com o seu público-alvo – compartilhando dados e conteúdos de qualidade. 

Frequentemente, você obtém e-mails quando alguém compra ou visita a sua loja ou site; por meio da assinatura de boletins informativos (newsletters) ou através de iscas digitais. Depois, você pode armazenar tais dados em um CRM com automação de e-mail marketing e logo programar a sua campanha, colocando-a para funcionar. 

Para quem busca estratégias de marketing econômicas como tais, é válido saber que programas como o Bitrix24 permitem que os empreendedores brasileiros acessem modelos de e-mail pré-prontos, editem-nos conforme a necessidade e o disparem em massa, a partir de listas de e-mails bem pensadas – tudo a partir de assinaturas que cabem no seu bolso, mediante uma interface usual. 

5. Organize concursos e sorteios envolvendo a sua marca

Várias abordagens econômicas são atraentes para aumentar o seu alcance, deixar que o público entenda mais sobre a sua oferta e até capturar dados (como uma lista de e-mail ou de telefone) de possíveis clientes. Uma das que mais se destacam, sobretudo na era das mídias digitais, é a realização de sorteios, desafios e concursos. O mesmo vale para distribuir brindes ou pequenas amostras do seu produto, se aplicável, de tempos em tempos. 

Oferecendo prêmios relevantes e não necessariamente caros – sobretudo tendo uma proposta inusitada, você chama a atenção do público e ainda instiga o compartilhamento nas mídias. Como condição de inscrição, por exemplo, você pode pedir por marcações ou o famoso "seguir" nas redes sociais. No entanto, não deixe de declarar o vencedor assim que o evento for encerrado, agregando credibilidade e ajudando a construir uma visão ainda mais firme da sua marca.

Vale saber que as estratégias de marketing econômicas como tais são úteis não apenas para quem está iniciando o seu negócio, valendo a pena ser abordada de modo geral. Os desafios e concursos envolvendo hashtags já são famosos em gigantes multinacionais. Por que não desbravá-los ao seu modo? 

6. Participe de eventos relacionados ao seu nicho de negócio

Se o orçamento é algo que te preocupa imensamente como empreendedor, saiba que comparecer a eventos da sua área é uma das mais incríveis estratégias de marketing econômicas para o momento. Tal conduta não apenas te ajuda a ganhar mais visibilidade de mercado, como aumenta as suas chances de gerar networking e garantir recomendações a partir do marketing boca a boca.

Em congressos e feiras locais, aproveite a oportunidade para divulgar a sua marca e tentar se aproximar dos clientes em potencial. Firmar parcerias com fornecedores ou até mesmo com outras empresas – que não sejam as suas concorrentes diretas, mas partilhem dos mesmos valores – pode ser importante pensando ao longo do tempo. 

O interessante é que, apesar de o custo poder ser mais elevado para montar um estande em uma exposição, por exemplo, ele pode ser imensamente reduzido se você fizer parte de sindicatos ou associações de empreendedores locais, valendo a pena considerar. De início, participar como ouvinte ou visitante, mas expandir as conexões, também é uma prática bem-vinda. 

7. Adote o modelo freemium, disponibilizando uma versão básica grátis

Recentemente, um modelo de negócio conhecido como freemium vêm ganhando a atenção, compondo os exemplos de estratégias de marketing econômicas. Basicamente, trata-se de disponibilizar o seu produto ou serviço gratuitamente, em uma versão mais básica – que envolve um baixo orçamento, instigando para que você atraia novos clientes e vá gerando mais receita. 

Ao oferecer uma demonstração antes que os consumidores, de fato, comprem o que você tem a oferecer, aumenta-se drasticamente as probabilidades de tais indivíduos se tornarem clientes pagantes e recorrentes. Inclusive, dependendo da abordagem, pode-se ofertar para que um valor superior seja pago apenas para as funcionalidades extras que desejam ser contratadas. Para quem lida com tecnologias e outros serviços, pode ser interessante considerar. 

8. Construa uma comunidade em torno da sua marca

Criar uma espécie de comunidade ao redor da sua marca figura como uma das maiores estratégias de marketing econômicas, quer estejamos falando de empreendedores individuais ou mesmo outros portes de empresa. O senso de pertencimento vai muito além de agregar receita para um negócio, ele também gera diferenciação e valorização de mercado, elementos fundamentais nos dias de hoje.

Obviamente, tudo precisa ser construído tendo como cerne os valores pregados pela sua organização. Você pode, por exemplo, achar uma causa envolvendo o seu nicho ou a sua missão para apoiar e incentivar que o seu público faça o mesmo. Também é indicado promover encontros, realizar eventos e criar comunidades on-line para trocar ideias e deixar o seu negócio vivo na mente dos clientes. 

9. Crie programas de referência para os seus clientes

Por que não usar os primeiros clientes que você conquistou como um impulso de esforços de marketing para a sua empresa? Muitos empreendedores vêm crescendo ao criar um programa de indicação, no qual você oferece algum benefício para que os atuais clientes recomendem os seus produtos e serviços aos conhecidos. 

Além de ampliar o potencial da sua marca, esta tática é imensamente interessante, porque as pessoas tendem a confiar mais nas recomendações de quem elas já conhecem. Por isso, investir em tal ponto pode ser ainda melhor do que impulsionar uma publicação nas redes sociais do momento, por exemplo. 

Para cada indicação qualificada, você pode conceder um desconto especial na próxima compra, um item totalmente grátis ou um valor em dinheiro – há espaço para a criatividade a fim de encontrar uma abordagem que encante o seu público-alvo, gerando mais e mais indicações conforme o tempo passa. 

Dependendo da abordagem e do setor, criar um programa de afiliados interno também pode ser viável. Neste caso, no entanto, a estratégia precisa estar mais firme, já que os responsáveis pela indicação ganharão comissões pelas vendas geradas. Assim, comece com as estratégias de marketing econômicas mais básicas primeiro e depois vá expandindo. 

Com tais abordagens, nem mesmo o baixo orçamento será desculpa para não alavancar ao máximo. Aproveite para colocar em prática o quanto antes!

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Perguntas frequentes


Quais são algumas estratégias de marketing econômicas?

Algumas estratégias de marketing econômicas são:

  • Estar presente nas redes sociais usadas pelo seu público;
  • Criar conteúdo de qualidade e incentivar o seu compartilhamento;
  • Trabalhar com um site profissional e caprichar na sua descrição no Google;
  • Operar com campanhas de e-mail marketing; 
  • Promover sorteios e concursos; 
  • Comparecer a eventos do seu nicho de negócios;
  • Oferecer versões freemium do seu produto ou serviço;
  • Construir uma comunidade junto ao seu alvo;
  • Desenvolver um programa de referências com os clientes.

Como fazer marketing com um orçamento limitado?

Para fazer marketing com um orçamento limitado, é preciso investir em estratégias de marketing econômicas, dispor de certo tempo para desenvolver as ações por si só e apelar para a criatividade. Felizmente, existem muitos recursos digitais que podem te ajudar com isto, envolvendo a criação de conteúdo digital, participação em redes sociais, otimização de plataformas e website e mais.

Quais estratégias de marketing são as melhores para empreendedores individuais?

As melhores estratégias de marketing para empreendedores individuais são: 

  • Aproveitar as principais mídias sociais;
  • Cuidar do relacionamento com o cliente;
  • Investir em produzir conteúdo de qualidade;
  • Trabalhar com uma boa identidade visual. 

Quais são os 7 principais objetivos do marketing?

Os 7 principais objetivos do marketing são:

  • Fidelizar mais clientes;
  • Aumentar as vendas;
  • Ganhar ou ampliar a visibilidade, gerando reconhecimento no seu nicho;
  • Engajar com os colaboradores e demais parceiros de negócios;
  • Gerenciar uma marca;
  • Educar o mercado; 
  • Construir e fortalecer as suas relações externas. 

Quanto uma empresa pequena gasta com marketing?

O quanto uma empresa pequena gasta com marketing depende muito das abordagens que são realizadas por si e do próprio nicho da companhia. Normalmente, os custos de marketing envolvem mídia, mão de obra e tecnologia e costumam estar na média de 3 a 5% dos gastos mensais totais do negócio. No entanto, se o marketing for uma ação fundamental para vender mensalmente, este valor pode chegar a 10% ou mais.


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