Gerenciamento de projetos orientado por metas
Cadastrar

Tendências de gerenciamento de projetos: o que esperar para 2025

Ariane Jaeger
21 de fevereiro de 2022
Última atualização: 25 de março de 2025

O mercado está sempre mudando, o que gera a necessidade constante das empresas se adaptarem a suas inúmeras tendências. Quando o assunto envolve gestão de projetos, o rumo dessas marés pode ser ainda mais imprevisível! A cada dia, temos novos conceitos e ideias que, pouco a pouco, estão criando formas de se trabalhar e gerenciar equipes.

O que é gerenciamento de projetos?

Todo tipo de gestão envolve o ato de administrar, planejar e organizar todo um processo que envolve diferentes atividades e pessoas. Nesse caso, o gerenciamento de projetos nada mais é do que uma metodologia mais organizada de estabelecer metas e cumpri-las da forma mais eficiente possível dentro da empresa.

A complexidade desse processo varia de acordo com a magnitude do projeto, mas, no geral, os conceitos básicos permanecem sendo os mesmos. É necessário conhecer bem a equipe envolvida e explorar suas maiores virtudes, promovendo um ambiente de trabalho dinâmico, eficiente e que saiba lidar com prazos.  

Tendências no gerenciamento de projetos

A inovação em gestão de projetos tem sido decisiva no mercado de trabalho moderno, pois traz metodologias que estão em constante evolução. Da mesma forma que as empresas têm se adaptado aos novos desafios que foram surgindo com o tempo, os profissionais também têm feito a sua parte, criando assim uma relação de benefício mútuo.

Para conseguir acompanhar tantas mudanças, torna-se necessário entender o básico das tendências de gerenciamento de projetos. Somente com esse conhecimento, os gestores serão capazes de introduzi-las e adaptá-las às suas próprias metodologias.

Quais são as tendências do momento?

  • Inteligência artificial e automação;

  • Trabalho remoto com equipes geograficamente distribuídas;

  • Softwares e gerenciamento online;

  • Gamificação da equipe;

  • Treinamentos e capacitações virtuais;

  • Flexibilidade no trabalho e controle de qualidade constante;

  • PMO (Project Management Office);

  • Big Data.

Como essas tendências podem ajudar?

  • Oferecer soluções criativas e inovadoras aos clientes;

  • Estabelecer interações dinâmicas e individualizadas com o público;

  • Gerar resultados a partir de dados e insights reais;

  • Promover projetos com prazos mais curtos e processos mais rápidos;

  • Atuar com uma equipe globalizada, com talentos de vários países;

  • Trabalhar com mais liberdade e auto gerenciamento;

  • Promover um ambiente de trabalho recompensador;

  • Formar equipes especializadas especificamente na gestão de projetos.

Aumente a produtividade da sua equipe com Bitrix24!

Gerencie seus projetos e tarefas como um mestre! Bitrix24 oferece o que há de mais tecnológico e inovador no mercado.

Experimente grátis agora!

Conheça as tendências de gerenciamento de projetos para 2025

Seguir as tendências de gerenciamento de projetos é o melhor caminho para se estabelecer metas com deadlines apertados e cumpri-las sem grandes dificuldades. Ao delegar funções de forma eficiente, o trabalho em equipe acaba sendo a chave para que todos os desafios relacionados ao projeto sejam superados com sucesso. A seguir, explicamos cada uma das tendências listadas anteriormente para que você possa entender melhor as estratégias para gerenciar projetos eficientes:

1. Inteligência artificial e automação

Hoje em dia, parece impossível falar sobre o mercado de trabalho sem citar IAs, não é mesmo? Naturalmente, a inteligência artificial no gerenciamento de projetos também é uma realidade, então incluir esse tipo de ferramenta na rotina da gestão pode trazer resultados recompensadores para todos.

Quando falamos em inteligências artificiais, consequentemente enquadramos todo tipo de tecnologia relacionada que também será de muita utilidade na gestão de projetos: machine learning, big data, automação de processos etc. Apesar de já proporcionarem inúmeras possibilidades, todas elas ainda se encontram em estágios experimentais, então ainda há muito espaço para evolução.

Entendendo a automação

A inteligência artificial é composta por algoritmos capazes de auxiliar em inúmeras tarefas na gestão de projetos, desde uma análise minuciosa de dados até a automação completa de tarefas mais simples. Nem toda atividade demanda atenção humana, e esse é um fator que vem se tornando cada vez mais evidente no mercado de trabalho moderno.

A automação na gestão de projetos consiste em dar autonomia para que as inteligências artificiais assumam tarefas simples e repetitivas. Assim, torna-se possível reduzir drasticamente qualquer risco de erros por falta de atenção e ainda remanejar a equipe para tarefas mais importantes, visando o máximo aproveitamento de cada profissional.

[BANNER type="lead_banner_1" title="Domine a IA com estes 10 prompts" content-title="Domine a IA com estes 10 prompts" description="Insira seu e-mail para receber uma lista abrangente dos prompts de IA mais essenciais." picture-src="/images/content_br/articles/1-lead.png" file-path="/upload/files/BR-Top-10-essential-AI-prompts-you-need-B24.pdf"]

2. Trabalho remoto e globalizado

A transformação digital do mercado de trabalho trouxe consigo outra grande vantagem: não existem mais barreiras geográficas. O modelo de trabalho remoto, que ganhou muita força durante o período de pandemia, chegou para ficar e já se provou determinante no mundo corporativo moderno.

Na gestão de projetos, contar com uma equipe globalizada pode se provar extremamente útil. Cada profissional possui uma expertise e experiências baseados no seu país de origem, que por sua vez tem características próprias em seu mercado. Combinar a bagagem pessoal de cada um em um projeto unificado é um diferencial que poucas empresas podem se dar ao luxo de contar hoje em dia – e não é por falta de oportunidades!

Não menos importante, em alguns mercados internacionais, é possível encontrar profissionais muito mais qualificados dentro das tarefas que demandam o projeto em questão. Eles não só serão membros valiosos para a equipe, como também poderão compartilhar seu conhecimento e experiência com os demais. Todos saem ganhando!

Desafios a serem considerados

Por outro lado, não se deve ignorar os desafios relacionados a trabalhar com uma equipe remota e globalizada. Fatores como barreiras linguísticas, divergências no fuso-horário e questões culturais podem se provar um problema de início. Por isso, é importante investir em um período de adaptação, visando promover um ambiente confortável e saudável para todos os envolvidos. Não é uma tarefa impossível, mas certamente requer um certo esforço por parte da gerência e do empregador.

De qualquer forma, todos têm apenas a ganhar com esse modelo de trabalho. Além do mais, também serve de incentivo para que os profissionais locais busquem estudo e especializações fora do país, visando incrementar seus currículos. A empresa sempre sai ganhando quando seus próprios colaboradores investem em si mesmo, então abrir essas portas é um bom jeito de dar um empurrãozinho rumo a um futuro brilhante.


3. Softwares e gerenciamento online

O impacto da tecnologia na gestão de projetos não se limita somente às inteligências artificiais – apesar de ainda estarem relacionadas a essa categoria, de certa forma. Hoje, existem inúmeras plataformas e softwares direcionados especificamente para auxiliar a gestão em todas as suas funções. A ideia é promover um ambiente centralizado, onde os líderes consigam administrar os pontos mais importantes do projeto de uma forma mais dinâmica e fluida. 

Alguns deles oferecem até um sistema de gerenciamento de projetos online via nuvem, possibilitando a todos acessarem seus recursos de qualquer lugar e em qualquer dispositivo - mais uma maravilha da transformação digital. É justamente nesse quesito que o Bitrix24 se destaca: ao oferecer uma plataforma completa e versátil para todos os tipos de empresas. Em termos de gerenciamento de projetos, é possível delegar tarefas e monitorá-las, além de avaliar funcionários, comunicar-se dentro do próprio sistema e muito mais. Recursos como esses são valiosos no dia a dia operacional!

4. Gamificação da equipe

O termo gamificação vem da palavra “games”, ou seja, se refere a uma metodologia que visa aplicar elementos comuns de jogos dentro de diferentes contextos. Quando jogamos um jogo de videogame, por exemplo, empenhamo-nos ao máximo em uma série de desafios de complexidade variada em busca de uma recompensa. Muitas vezes, a recompensa pode ser apenas a diversão proporcionada pelo jogo e o prazer de superar um desafio. No ambiente de trabalho, podemos traçar um paralelo direto com esse conceito. Profissionais que trabalham mirando em algo que vai além da sua remuneração ou obrigações certamente serão muito mais produtivos.

Como aplicar?

A gamificação é uma forma eficiente de promover engajamento e incentivar todos os envolvidos a darem o seu melhor em suas respectivas funções. Promover competições, recompensas ou um sistema de pontos podem se provar benéfico para o andamento do projeto.

5. Treinamentos virtuais

Estudar e buscar evoluir como profissional é indispensável em qualquer carreira, mas muitas pessoas podem não dispor do tempo livre necessário para se dedicar tanto para o trabalho quanto para os estudos. Diante dessa adversidade, os cursos e treinamentos virtuais acabam sendo a melhor saída.

Existem inúmeras vantagens em apostar no modelo EAD (ensino à distância): é um formato mais cômodo, mais barato e que permite a todos estudarem no seu próprio ritmo; caso não envolva nenhum tipo de aula ao vivo, o estudante tem a liberdade de assistir as aulas sempre que desejar, podendo encaixá-las mais facilmente em seu tempo livre.

Incentive o crescimento profissional

A internet é uma fonte sem fim de conhecimento e as empresas precisam explorar tudo isso de forma sábia. Incentivar seus colaboradores a estudar é apenas uma forma de garantir equipes mais capacitadas – o que por sua vez colabora com a agilidade do projeto, que poderá ser concluído em prazos menores e com uma gestão mais eficiente de tempo.

Pagar cursos e treinamentos para os colaboradores é apenas uma forma de incentivá-los e ainda fazer todos se sentirem valorizados. Não menos importante, também é válido recomendar com frequência tudo que for de interesse para seu crescimento profissional, incluindo vídeos, podcasts, workshops, palestras e mais.


6. Flexibilidade e produtividade

Da mesma forma que os colaboradores nem sequer precisam mais morar no mesmo país da empresa para trabalhar, não teria lógica forçar os colaboradores locais a frequentar o escritório diariamente. Hoje, muitas companhias já adotaram o home office como seu modelo definitivo - e os níveis de produtividade se mantiveram tão altos quanto no formato presencial.

A verdade é que os profissionais do mercado moderno valorizam essa liberdade e certamente dão preferência por trabalhos que lhes permitam atuar do conforto do seu lar. Com os recursos tecnológicos já citados, os gestores conseguirão acompanhar o desempenho e a produtividade de cada um do mesmo jeito, então não há desvantagens em apoiar essa flexibilização do ofício.

7. PMO (Project Management Office)

As tendências em PMO (do inglês, Escritório de Gestão de Projetos) se baseiam na ideia de que uma empresa que possui múltiplos projetos em andamento de forma simultânea precisa de um departamento especializados apenas na gestão de todos eles. Isso não significa que os responsáveis deverão participar ativamente de tudo que estiver acontecendo. Seu papel será organizar os projetos ao estabelecer metodologias que precisam ser seguidas por todas as equipes. Assim, os líderes de cada divisão não são sobrecarregados e podem focar especificamente nas metas do seu próprio gerenciamento de projetos.

8. Big Data

Por fim, temos a famosa big data – a forma como chamamos o grande conjunto de dados existente no mundo virtual que tanto utilizamos. Na internet, absolutamente tudo gera uma quantidade praticamente infindável de informações; nem todas serão úteis para o propósito do projeto, mas definitivamente há uma boa quantidade de conteúdo que poderá fazer a diferença.

Tomar decisões baseadas em dados é a melhor forma de maximizar as chances de sucesso. A sabedoria e intuição humana certamente são inestimáveis, mas os insights fornecidos por softwares e algoritmos se baseiam exclusivamente em fatos. Não há a intervenção de emoções ou adivinhações – o programa apenas analisa uma quantidade absurda de informações e determina quais delas serão mais valiosas para as metas estabelecidas.

Essa é a forma mais estratégica de se estabelecer objetivos e promover um gerenciamento de projetos dinâmico. Para isso, torna-se necessário investir em softwares específicos de análise, pois somente com a ajuda da tecnologia podemos explorar a vastidão dos dados de uma forma realmente eficaz. Apostar nas ferramentas certas é crucial no processo de gestão de projetos.

Aumente a produtividade da sua equipe com Bitrix24!

Gerencie seus projetos e tarefas como um mestre! Bitrix24 oferece o que há de mais tecnológico e inovador no mercado.

Experimente grátis agora!

Adaptando-se a uma nova realidade

Diante de tantas tendências e tecnologias, pode parecer um grande desafio se adaptar a tantas novidades – e de fato, é! Contudo, é saindo da nossa zona de conforto que conseguimos alcançar patamares cada vez mais elevados. Essa é a realidade do meio corporativo, então toda ousadia será bem recompensada a médio e longo prazo.

Tenha em mente que a concorrência nunca dorme e está sempre preparada para aderir a qualquer novidade para ganhar mais espaço no mercado. O que é apenas uma tendência para uma empresa já pode ser a realidade de outra, então não há tempo a perder! As informações contidas neste artigo são apenas para orientar e incentivar um aprofundamento nos temas citados. Todos precisam ser analisados com cuidado e compreendidos por completo, pois somente assim será possível aplicá-los de forma eficiente dentro do seu próprio gerenciamento de projetos.

Não sabe por onde começar? O Bitrix24 pode ajudar! Nossa plataforma foi projetada visando auxiliar os gestores da forma mais intuitiva e eficiente possível, oferecendo tudo que lhes for necessário para implementar novas metodologias sem perder produtividade. Não menos importante, estamos sempre prontos para lidar com novas tendências e tecnologias – assim como oferecer todo o suporte aos nossos parceiros para que possam superar seus próprios desafios.


Free. Unlimited. Online.
O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.
Cadastrar
Você pode gostar também
Sucesso com clientes
Relacionamento com o cliente: 7 estratégias para aprimorar sua conexão
Crescimento de vendas e receita
Ferramentas gratuitas de inside sales
Sucesso no trabalho remoto
Como organizar meu escritório em casa? Ideias para trabalhadores remotos
Aumentando as vendas com CRM
Como implementar um CRM para restaurantes e fidelizar os clientes
Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação - Saiba mais.
Agora você está na versão lite da página. Se deseja encontrar mais informações sobre nossa política de cookies, por favor, vá para a versão completa do site.