Líderes e gerentes em negócios de todos os tipos precisam ter um ritmo contínuo de mudança e inovação para conseguirem sobreviver em meio à tanta concorrência. Além disso, os clientes estão cada vez mais exigentes com os serviços e produtos que consomem, elevando ainda mais o nível do mercado, onde apenas as empresas mais bem preparadas para entregar um bom atendimento e relacionamento com o cliente conseguem sobreviver.
É por isso que a inteligência artificial está cada vez mais popular entre as empresas, já que pode elevar o nível de seus serviços e produtos, além de facilitar processos repetitivos e oferecer insights. Existem ferramentas de IA para todos os setores de uma empresa, mas sabemos que a base para uma jornada saudável em qualquer negócio é o relacionamento com os clientes.
Pensando em inovação e em como melhorar o relacionamento com o seu cliente, separamos aqui neste artigo um guia simples e prático. Vamos explorar como a inteligência artificial pode ajudar a sua empresa e quais são as principais ferramentas de IA com este objetivo que você deve começar a utilizar hoje mesmo para obter melhores resultados.
A inteligência artificial está diretamente ligada à ciência da computação e é um dos seus campos de estudo. Na ciência da computação, são desenvolvidos algoritmos do zero, os quais são capazes de armazenar e processar informações de formas específicas, dependendo da programação que recebem em seu código-fonte.
Em resumo simplificado, uma IA pode ser capaz de armazenar dados, avaliá-los e tomar decisões a partir disso, assim como nós fazemos. Algumas inteligências artificiais seriam capazes de processar uma grande quantidade de dados, cruzar referências e encontrar padrões para tomar decisões e até mesmo aprender com os erros, com o auxílio do machine learning.
Esse processo faz com que uma inteligência artificial seja capaz de executar processos simples e complexos, dependendo de sua programação. A partir daqui, já podemos imaginar as infinitas possibilidades que este tipo de ferramenta pode oferecer nos diversos processos que uma empresa possui..
Entendendo qual é a essência por trás da inteligência artificial, vamos ver quais são as principais evoluções da IA e como cada uma delas funciona, acompanhe:
No início dos estudos dirigidos na ciência da computação, a IA reativa foi o primeiro vislumbre do que uma máquina capaz de processar informações e executar tarefas poderia fazer. O código de base deste tipo de IA é simples, por isso pode apenas executar tarefas que foram descritas em seu código, não possui muita capacidade de guardar dados ou processá-los. Este tipo de IA é programado para reagir a estímulos específicos, mas não tem capacidade de aprendizado ou adaptação.
Dando o próximo passo na evolução da IA, a de memória limitada foi desenvolvida para ser melhor que sua antecessora, mas o seu código possui várias partes dela. Em geral, uma IA de memória limitada possui maior capacidade de armazenamento e, consequentemente, processamento de dados, com o objetivo de executar tarefas e até mesmo tomar decisões.
Empresas comprometidas com o crescimento através do relacionamento com os seus clientes sabem que precisam desenvolver e aplicar diversos processos que facilitem a construção e manutenção desse tipo de relacionamento, levando a maior eficiência e lucros para a empresa.
Muitos desses processos são repetitivos e demandam muito dos colaboradores, principalmente os processos que coletam dados que precisam ser avaliados de perto por eles. Afinal, os dados e informações são a chave para a eficiência de todos os setores de uma empresa, seja no marketing, vendas ou atendimento ao cliente.
O grande ponto aqui é que muitos desses processos repetitivos de coleta de dados e avaliação de padrões poderiam ser feitos por uma inteligência artificial. Existem diversas finalidades e ferramentas de IA disponíveis que podem tornar os processos mais eficientes e rápidos, além de liberar os colaboradores de todos os setores para trabalharem em processos estratégicos mais importantes.
Isso já é uma realidade entre empresas que estão inovando. Para aqueles que estão se perguntando o que fazer para melhorar o relacionamento com o cliente, a aplicação de IAs que conseguem coletar e analisar dados em massa com o objetivo de encontrar padrões, seja de comportamento ou de erros que podem estar sendo cometidos, pode ser a resposta.
Este tipo de processo pode entregar insights preciosos para o relacionamento com o cliente, por exemplo, para que os profissionais de vendas consigam fechar a venda ou para que outro setor possa se adequar e se tornar mais eficiente em determinados aspectos.
Se pensarmos bem, existem milhares de aplicações, sejam elas mais abrangentes ou mais limitadas nos processos dentro de uma empresa. Mas o ponto-chave é que a IA é a chave não apenas para um melhor relacionamento com o cliente, mas também para tornar os processos da empresa mais eficientes e práticos, permitindo que a empresa cresça com maior facilidade.
Assim como o ecossistema oferecido pela Bitrix24, uma série de automações e uma infinidade de serviços reunidos em uma única ferramenta, tudo isso disponível para assinar de forma gratuita para testes, acesse agora!
O Bitrix24 CoPilot é o assistente de IA que vai te ajudar na gestão do relacionamento com o cliente!
EXPERIMENTE AGORAEntendendo o que é a inteligência artificial e todo o potencial que esse tipo de tecnologia possui, selecionamos abaixo uma lista das melhores ferramentas de inteligência artificial para elevar os relacionamentos com os clientes a outro nível, além de melhorar outros setores da sua empresa.
Vamos descobrir quais são as três melhores ferramentas, como cada uma funciona, como podem ajudar o seu negócio e dicas para melhorar o relacionamento com o seu cliente. Confira:
O atendimento ao cliente é uma parte vital de qualquer empresa. Em muitos negócios, pode ser o primeiro contato que o cliente tem com a plataforma e, por isso, deve ser capaz de oferecer uma boa experiência de relacionamento. Existem diversas ferramentas de inteligência artificial que podem ser utilizadas no atendimento ao cliente para padronizá-lo e torná-lo mais acessível.
A ferramenta de inteligência artificial mais comum no atendimento ao cliente é o chatbot, uma ferramenta que pode ser programada para conversar com o cliente, tirar suas dúvidas ou encaminhá-lo para o setor responsável. Com uma IA bem treinada, esse tipo de ferramenta pode manter conversas naturais e complexas com o cliente, desde que possua as informações e dados necessários para criar respostas adequadas.
Além disso, os chatbots podem oferecer atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que é muito útil para empresas internacionais com plataformas online. Outra ferramenta de inteligência artificial que pode ser utilizada no atendimento ao cliente são os assistentes virtuais. Essa ferramenta pode tanto esclarecer as dúvidas mais comuns do cliente quanto coletar dados sobre suas preferências, melhorando a relação com ele.
Esses dados, ligados ao cliente, sua atividade na plataforma e preferências, são informações importantes que podem ser utilizadas em um funil de vendas ou em processos mais complexos de CRM. No próximo tópico, abordaremos mais a fundo a próxima ferramenta.
Informação é poder, e todos os dados que um negócio puder coletar sobre seus leads e clientes que possam ajudá-lo a construir um bom relacionamento são extremamente úteis. Portanto, uma ferramenta de inteligência artificial capaz de coletar, analisar e identificar padrões em uma grande quantidade de dados pode fazer a diferença entre uma empresa fechar o ano no verde ou no vermelho.
O CRM (Customer Relationship Management) é o processo ideal para aplicar soluções de inteligência artificial, pois é o processo de construção, acompanhamento e gerenciamento da relação com o cliente. Existem ferramentas completas de IA focadas em CRM que podem oferecer um nível inovador de atendimento e personalização ao cliente.
Esse tipo de ferramenta pode ser útil tanto para melhorar o relacionamento com o cliente quanto para otimizar os processos da empresa. Ela pode coletar os dados do cliente, como informações de contato, preferências, interesses e histórico com a empresa, com o objetivo de oferecer um atendimento personalizado e determinar o melhor momento e a melhor oferta a ser feita para aquele cliente.
Além disso, uma ferramenta de IA que coleta e analisa dados pode identificar problemas nos processos aplicados em diferentes setores da empresa ou fornecer insights que simplifiquem e tornem mais eficiente o fluxo de trabalho. Afinal, uma empresa que funciona bem consegue oferecer um melhor atendimento e, consequentemente, terá um melhor relacionamento com seus clientes.
O processamento de dados é de fato fundamental para diversas soluções empresariais que utilizam ferramentas de inteligência artificial para aprimorar o relacionamento com o cliente. Coletar dados que indiquem as preferências e inclinações de um cliente pode auxiliar em seu atendimento, permitindo que a empresa entregue exatamente o que o cliente deseja e se comunique com ele em um nível que ele esteja acostumado.
Além disso, uma ferramenta de IA pode ser a chave para a criação de campanhas de marketing que alcancem leads e os convençam com maior efetividade. A partir dos dados coletados de leads que tiveram qualquer contato com a marca, é possível segmentar mensagens de marketing de forma a alcançar, resolver problemas e trazer esses leads para a empresa.
É sabido que um dos principais motivos para que um cliente abandone uma compra ou uma empresa é o atendimento inadequado. A maioria das pessoas deseja um atendimento eficiente e adequado ao procurar por serviços ou produtos em geral. Quanto melhor e mais personalizado for o atendimento, mais satisfeito o cliente se sentirá e mais fácil será construir uma boa relação com ele.
Além disso, a personalização da experiência pode facilitar a fidelização do cliente, aumentando o LTV (Lifetime Value) do cliente, que é o valor total da receita média que um cliente deve gerar ao longo de sua vida como cliente da empresa.
As ferramentas com inteligência artificial vieram para ficar e podem oferecer infinitas possibilidades para as empresas, podendo ser configuradas de forma personalizada de acordo com a necessidade de cada uma delas.
Se você ainda não implementou nenhuma solução baseada em IA em seu negócio, é hora de escolher uma das mencionadas neste artigo para se destacar entre seus concorrentes e manter-se relevante em seu mercado.
Existem diversas ferramentas e soluções de inteligência artificial sendo aplicadas no atendimento aos clientes, o objetivo é melhorar o relacionamento entre empresas e seus clientes. São duas soluções principais:
A coleta e processamento de dados são capazes de organizar e encontrar padrões nos dados dos clientes, a fim de oferecer a eles um atendimento personalizado, encontrando o momento certo para oferecer exatamente o que precisam..
No atendimento ao cliente, existem diversos processos repetitivos que uma IA pode automatizar com uma rotina, deixando o colaborador livre para trabalhar em decisões estratégicas e em relacionamento com o cliente. Isso torna a empresa mais eficiente e com custos menores..
O objetivo em criar um relacionamento com o cliente é aumentar o nível de confiança e, consequentemente, fidelizar o cliente em sua empresa. É a forma mais eficiente de conseguir fidelizar clientes e aumentar as suas vendas, com um bom atendimento.
Em geral, podemos citar cinco formas de relacionamento com o cliente que estão presentes no mercado em geral, são elas:
Nível básico
Nível reativo
Nível responsável
Nível proativo
Nível de parceria
A melhor e mais completa ferramenta de IA para quem se pergunta o que precisa ter em um relacionamento com o cliente é a combinação entre CRM e inteligência artificial.