Como fazer uma equipe atingir o seu potencial máximo de organização, comunicação interna e produtividade? Se essa sempre foi uma dúvida complexa mesmo no tempo em que o trabalho remoto ainda não imperava, agora, ganhou camadas ainda mais profundas.
Garantir uma colaboração online eficaz envolve muitas estratégias de gerenciamento de projetos, liderança e outras habilidades. Mas, afinal, as plataformas colaborativas podem ajudar nisso? Até onde o seu uso pode trazer benefícios? Isso depende, é claro, de qual ferramenta estamos falando. Por isso, que tal começar a comparar duas das opções mais utilizadas por negócios e equipes do mundo? Neste texto, preparamos uma análise cuidadosa para te ajudar a escolher entre Bitrix24 ou Asana.
Antes de transmitirmos as principais informações e partirmos para uma comparação do conjunto de recursos do Bitrix24 e Asana, é importante entender quais são os objetivos dessas soluções.
Primeiramente, uma simples definição já clarifica o que são as ferramentas: o nome já é autoexplicativo, pois, uma plataforma colaborativa faz, analogamente, o papel que o escritório tem na modalidade de trabalho presencial clássica. Ou seja, ela permite que as pessoas possam ter uma boa comunicação, compartilhar informações, ter acesso conjunto a soluções essenciais para a empresa, dentre outros elementos.
Mantendo a nossa analogia, ninguém escolheria um escritório para a sua empresa de qualquer forma. Um espaço sem os recursos mínimos para que os profissionais possam manter um fluxo de trabalho fluido pode gerar um resultado desastroso. Mas, felizmente, a colaboração remota não é tão complicada assim. É possível testar diferentes aplicativos e tecnologias, inclusive de maneira gratuita, até que você encontre a que mais satisfaça o objetivo de sua equipe.
Apesar dessa maior flexibilidade, é fundamental ter em mente alguns recursos e dados básicos que as ferramentas de colaboração online precisam ter para que essa escolha seja mais rápida e menos custosa.
Bons recursos de comunicação – um bate-papo com mensagens instantâneas em grupo e individual pode ser fundamental, a depender das necessidades da empresa. Caso isso não seja necessário, pelo menos um bom modelo de notificações e alertas por e-mail, aplicativos ou outros canais é imprescindível.
Estrutura para a gestão de tarefas – um software estruturado de maneira que seja fácil lidar com cada parte desde a criação até revisão de tarefas, bem como o compartilhamento de arquivos, são alguns recursos interessantes.
Facilidade de uso, incluindo os dispositivos móveis – a realidade do cotidiano faz com que as pessoas precisem de um acesso fácil e rápido aos softwares. Desse modo, além de uma interface intuitiva, aplicativos ou versões para dispositivos móveis são importantes para um fluxo de trabalho remoto funcional.
Integração – principalmente quando o software para trabalho online não possui um conjunto de recursos muito versátil, a integração a outras plataformas de uso comum em negócios é fundamental. Afinal, ter um ambiente de trabalho todo fragmentado atrapalha a todos os funcionários.
Segurança – o vazamento de informações e dados em negócios é uma preocupação cada vez mais importante, já que o trabalho vem migrando cada vez mais para a internet. Por isso, ferramentas de colaboração online devem ter boas estratégias e algoritmos para prevenir isso.
Suporte – o ideal é que as melhores ferramentas de colaboração online evitem que seus clientes recorram ao suporte. Entretanto, para possíveis dúvidas, problemas e emergências, ter um atendimento eficiente e rápido é muito importante.
Custo-benefício – o preço dos planos deve fazer sentido para a sua empresa. Softwares mais caros podem ser uma escolha ruim para a maioria dos negócios, mas em alguns casos, são justamente eles que dão conta de todos os aspectos que o cliente e os colaboradores precisam para otimizar sua produtividade e comunicação.
Chegamos ao objetivo principal do artigo: comparar duas das ferramentas de colaboração online mais populares do mercado. De recurso em recurso, analisamos o conteúdo de cada plataforma e em qual tarefa elas mais se destacam. Afinal, pode até existir uma que seja a melhor, mas na realidade, cada pessoa tem suas necessidades e, portanto, suas preferências.
O Asana é um dos softwares para gestão de projetos mais populares do mercado, atendendo a grandes empresas do mundo. Suas soluções estão divididas entre as seguintes tarefas:
Gestão de projetos – dividir tarefas e acompanhar projetos.
Definição de metas e geração relatórios sobre o progresso, permitindo aos líderes ter um controle dos colaboradores e suas tarefas.
Automatizar o fluxo de trabalho, principalmente em tarefas rotineiras.
Gestão do volume e tempo de trabalho, acompanhando melhor os funcionários.
Inteligência artificial do Asana, com uma série de benefícios como organizar projetos, gerar resumos inteligentes, estabelecer regras e metas de maneira mais eficaz etc.
Entretanto, apesar de estar centrada em funções para a produtividade e rotina da empresa, ela se destaca por outro motivo. Asana conta com vários modelos e aplicações para uma série de contextos, sendo uma plataforma de gerenciamento de projetos adaptável ao marketing, comunicação interna e também para os gestores.
Na ferramenta, é possível, por exemplo, desde montar um planejamento estratégico até fazer uma análise de competidores. E claro, existem muitos outros usos.
O Bitrix24 se define como um software empresarial, e o nome realmente faz sentido. Muito além de uma simples ferramenta para a colaboração entre colegas de um time home office, ele oferece vários benefícios para uma empresa:
Comunicação de alto nível, seja por mensagens, chamada de vídeo ou áudio.
Solução muito interessante para controlar o trabalho e gerenciamento de projetos simples e rápido.
Uma interface para captar, gerir e nutrir leads por diferentes canais de comunicação, especialmente e-mails, SMS e sites.
Otimização da comunicação com os clientes, incluindo integração com Whatsapp e um contact center com chat ou telefone.
Automatizar fluxos de trabalho em diferentes projetos, equipes e um foco extra no RH.
Assim como o Asana, Bitrix24 também busca atender a vários tipos de trabalhos e empresas, trazendo ferramentas boas para negócios em setores como restaurantes, jurídico, comércio, pequenas empresas, empreendedores, transporte e armazenagem e muito mais.
Colabore on-line com suas equipes de qualquer lugar! O Bitrix24 oferece mais de 40 ferramentas de comunicação e gestão empresarial, com um plano gratuito e para usuários ilimitados.
EXPERIMENTE AGORAFinalmente, vamos comparar as ferramentas de colaboração online seguindo cada recurso levantado por nós anteriormente.
Como dito anteriormente, Asana tem um leque de uso bastante diverso. Com sua flexibilidade, a ferramenta facilita a gestão das mais variadas tarefas, desde as rotineiras de uma empresa até gestão de metas, planejamento da organização, gestão de campanhas e automatização de fluxos de trabalho.
O Bitrix24 não foge muito dessas ferramentas, entretanto, suas soluções de automação e para negócios em geral vão um pouco além da Asana. Mas, por outro lado, Asana tem um sistema para a gestão e atribuição de tarefas um pouco mais intuitivo.
Já na comunicação interna, Bitrix24 definitivamente se destaca mais. As pessoas da sua equipe podem se comunicar não apenas por mensagens, mas também por chamadas de vídeo. No Asana, é necessário recorrer a uma integração para isso.
Asana é uma ferramenta objetiva e intuitiva, enquanto Bitrix24 é uma ferramenta mais completa. Nesse sentido, quem busca ferramentas de colaboração online voltadas para gestão simplificada de tarefas pode preferir a primeira empresa.
Mas, veja bem, caso seja interessante promover uma integração de várias informações e funções necessárias para empresas em um só lugar, Bitrix24 pode ser a melhor escolha. De maneira geral, mesmo com maior quantidade de recursos, ela não deixa de ser intuitiva.
As duas ferramentas contam com várias plataformas para a integração e complementação das funções. Como única diferença, pode ser que Asana exija um maior número de adaptações. É possível integrar até mesmo as duas, caso seja interessante para a sua equipe.
Bitrix24 tem um suporte ao cliente de qualidade, incluindo um chat de suporte com profissionais especializados em diferentes setores. No Asana, por sua vez, há a opção de um chatbot e caso ele não resolva, é possível abrir um tíquete para um atendimento mais personalizado. A diferença entre os suportes faz sentido, uma vez que o primeiro é, a princípio, mais complexo.
No quesito custo-benefício, as duas ferramentas de colaboração online te deixarão em dúvida. Afinal, seja em Asana ou Bitrix24, há um plano gratuito sem limites de tempo. Em outras palavras, isso significa que você deve aproveitar isso e testar as plataformas por si só para identificar qual mais se encaixa em suas necessidades. Veja os preços e planos abaixo:
Bitrix24 – cerca de R$ 300 por organização até 5 usuários, R$ 600 até 50 usuários e R$ 1.200 até 100 usuários.
Asana – cerca de R$ 60 a R$ 150 por usuário até 500 usuários.
Comparando a quantidade de funções de gerenciamento que o uso de cada modelo permite, Bitrix24 tem, nitidamente, um custo-benefício melhor. O Asana cobra por usuário, por isso, pode sair por um valor mais salgado. O plano gratuito, no entanto, comporta até 10 usuários.
Afinal, qual das ferramentas de colaboração em equipe pode ser a melhor para seus funcionários e a sua organização? Bom, caso tenha acompanhado bem esse texto, verá que deixamos bem claro os diferentes aspectos em que cada uma delas se destaca.
Enquanto o Bitrix24 pode ser uma ferramenta para quem quer uma forma de integrar equipes e funções da empresa em uma plataforma única, Asana é a solução mais direta para a gestão de projetos, em específico.
Qual é a melhor? Avalie as informações que apresentamos aqui, descubra qual parte da sua empresa precisa ser otimizada e então defina sua preferência.
Quer explorar outras ferramentas de colaboração online? Sem problemas, temos recomendações gratuitas que podem ajudar equipes de diferentes nichos em várias funções:
O pacote do Google, que inclui Google Drive, Google Meet, Google Docs e Google Calendar. Confira cada parte desse grupo para ver como as ferramentas podem ser úteis.
Microsoft teams, para uma boa comunicação interna, compartilhamento de arquivos e dados e outras funções. Os planos pagos são baratos.
Discord, utilizado para games, mas com uma boa adaptação pode ser útil para a colaboração em equipe.
Canva, uma das melhores ferramentas de colaboração online para design.
Contemplando desde o bate-papo, compartilhamento de arquivos até o acompanhamento do desempenho da equipe e automatização de processos, as ferramentas de colaboração em equipe podem te atender da forma que preferir.
Nesse sentido, a escolha entre Bitrix24 ou Asana, duas ferramentas líderes no mercado, passa exatamente por sua própria preferência, necessidade e desejo. De qualquer forma, a grande vantagem é que as duas tem versões gratuitas ilimitadas.
Vamos começar a testar? Entre na plataforma de colaboração gratuita do Bitrix24 e veja como podemos te atender. Como grande novidade, acompanhe também nossa IA, integrada ao chat e outras ferramentas do sistema. Tudo começa com um cadastro grátis e simples. Entre para o grupo de milhões de pessoas que já se tornaram nossos parceiros e veja como isso beneficiará a todos, desde as suas equipes até o seu principal alvo, seus clientes.
Colabore on-line com suas equipes de qualquer lugar! O Bitrix24 oferece mais de 40 ferramentas de comunicação e gestão empresarial, com um plano gratuito e para usuários ilimitados.
EXPERIMENTE AGORAConforme explicamos nesse artigo, essas ferramentas funcionam como se fossem um escritório virtual. Nesse sentido, fica fácil pensar os seus benefícios: todos trabalham juntos, com uma comunicação facilitada e têm acesso facilitado a várias ferramentas essenciais para o sucesso do negócio.
Entre as principais ferramentas para a colaboração em equipes estão Bitrix24, Google Drive, Asana, Microsoft Teams e muito mais. Cada uma delas tem foco em uma tarefa, por isso, reúna seu time e analise com cuidado antes de qualquer decisão. Você pode conferir os recursos de algumas delas no texto acima.
Uma boa ferramenta de colaboração deve oferecer, ao seu cliente, funções como: chamadas de vídeo, chats, compartilhamento de arquivos, análise de dados, dentre outras. O principal ponto é que a ferramenta seja capaz de otimizar o fluxo de trabalho, de preferência com a opção de automatizá-lo.