O mundo das vendas está em constante evolução, e esse processo vem se tornando cada vez mais rápido com a chegada das novas tecnologias. O período observado nos últimos anos pode ser chamado de Vendas 4.0, que acompanha a indústria 4.0, também conhecida como quarta revolução industrial.
Fortemente marcada pelos avanços tecnológicos, com processos cada vez mais otimizados e diversas automações, já podemos observar várias modificações no mercado, com empresas saindo na frente e se destacando no setor. Sendo assim, e pensando em manter sua empresa competitiva no mercado, neste texto reunimos tudo o que você precisa saber sobre vendas 4.0. Sua definição, características principais, estudos de caso, como aplicar as mudanças na sua empresa e muito mais!
Além de te manter informado em relação às tendências do mercado, o Bitrix24 é o seu espaço de trabalho ideal! Seja te ajudando com CRM, construção de sites, gestão de RH, automação e entre muitas outras funções, nós temos a solução para seu desenvolvimento e o de sua empresa. E o melhor: você pode começar hoje mesmo de maneira 100% gratuita.
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Comece grátis agoraAs vendas 4.0 são as trocas comerciais voluntárias realizadas entre vendedores e compradores com um foco especial na utilização das tecnologias da indústria 4.0. Dessa forma, podemos dizer que o vendedor 4.0 é uma versão aprimorada dos vendedores de gerações passadas, uma vez que conhece todas as técnicas de venda tradicionais bem como possui pleno domínio dos novos recursos tecnológicos.
Em meio a uma sociedade dinâmica como a atual, as técnicas de vendas tradicionais usadas ao longo das últimas décadas ou talvez séculos já não são mais tão eficientes. Assim como o marketing digital alterou a publicidade tradicional, a revolução 4.0 de vendas chegou para mudar a forma como as vendas são realizadas.
Com tantas tecnologias surgindo nos últimos anos, é fácil entender que as vendas 4.0 vêm alterando diversos aspectos nas vendas de produtos. Porém, de uma forma mais prática, quais são exatamente estas mudanças? Pensando nisso, a seguir vamos abordar algumas das principais mudanças que podemos perceber no mercado atual com as novas tecnologias. Vamos lá?
Uma das principais características das vendas na revolução 4.0 é a redução da necessidade de estabelecimentos físicos. Isso ocorre principalmente devido à expansão das vendas online, bem como à migração gradual dos compradores das lojas físicas para os sites de e-commerce, fazendo com que haja uma redução na necessidade por um espaço físico. As lojas físicas sempre existirão, as vendas 4.0 não surgiram para substituir completamente a estrutura de vendas atual, porém, agora são complementadas com mais comércios online.
Um atendimento ao cliente humanizado e competente é fundamental para qualquer negócio que deseja criar uma relação de satisfação com seus compradores. Porém, as formas tradicionais de suporte vêm se tornando mais eficientes e otimizadas com o uso mais amplo da tecnologia e processos de automação.
Um bom exemplo disso são os chatbots, robôs programados ou treinados com tecnologias como a inteligência artificial que interagem com os clientes e resolvem as demandas mais básicas, bem como direcionam o cliente ao departamento adequado para solucionar os seus problemas. Dessa forma, as centrais de atendimento economizam um tempo fundamental e podem concentrar os seus esforços em solucionar os problemas que realmente requerem atendimento humanizado.
A análise eficiente de dados é outro ponto central. Afinal, uma parte importante das vendas 4.0 são movidas a dados e informações úteis sobre a persona do seu negócio, uma construção das principais características do seu cliente ideal. Além disso, a coleta e análise de dados eficiente é essencial para outro estágio importantíssimo das vendas 4.0: o marketing digital.
Se você possui dados detalhados acerca das principais características sociodemográficas dos seus clientes como faixa etária, gênero, localização, interesses e outros, pode fazer anúncios segmentados, focar em produtos e sistemas que se encaixem melhor às demandas e aumentar não apenas a satisfação como a fidelização de seus clientes.
Além disso, uma análise de dados otimizada pode resultar em uma boa economia. Afinal, nada melhor do que direcionar o seu investimento em marketing para o público-alvo mais inclinado a consumir o que a sua empresa oferece.
Outra grande mudança estrutural na forma como as vendas 4.0 revolucionam o funcionamento das trocas voluntárias está no marketing digital. Já se foi a época em que a divulgação boca a boca ou a instalação de banners e outdoors eram suficientes para impulsionar uma marca ou produto.
O uso de redes sociais, anúncios segmentados e ferramentas de marketing fazem parte da rotina cotidiana de qualquer grande empresa bem-sucedida da atualidade. Para isso, é necessário ter acesso às principais características dos clientes mais dispostos a consumir os seus produtos. Logo, você pode notar a importância da construção precisa da sua persona, bem como da coleta e análise de dados eficiente, com respeito à privacidade e anonimato dos usuários.
Um ponto importante de ser destacado é que as vendas 4.0 não se restringem a apenas uma forma de comércio. Ou seja, essas mudanças não se limitam às vendas B2C (business to consumer) mas também ao universo das vendas B2B (business to business).
Em outras palavras, praticamente todos os modelos de negócios estão sendo afetados pelas consequências das vendas na revolução 4.0. E se você possui uma empresa focada em B2B, as vendas 4.0 também são cruciais para seu negócio.
Um excelente exemplo de empresa que investiu bons esforços nas vendas 4.0 é a Magazine Luiza, uma gigante das vendas B2C e B2B, que iniciou sua integração entre canais físicos e digitais ainda em 2010. Atualmente sua presença online (inclusive com aplicativo próprio) é até mesmo mais forte do que sua presença física, e seus canais de venda online podem ser considerados um dos maiores do país.
Além disso, a inteligência artificial na empresa tem um uso amplo, além de chatbots e Big Data, tanto no atendimento, na análise de dados do comportamento de seus consumidores e ao longo de toda a jornada do cliente. Outro ponto de destaque da Magazine Luiza nas vendas 4.0 é marketing digital, é só pensar no que lhe vem à cabeça ao imaginar a marca: a “Lu da Magalu”, a assistente virtual que virou a cara da empresa, presente em comerciais, no aplicativo e nas mais diversas campanhas.
Podemos também citar a multicanalidade da empresa, que está presente nos mais diversos canais de interação, seus centros de distribuição com logística avançada, o que permite uma entrega rápida e eficiente e entre outras ferramentas de vendas e modelos inovadores. Alguns dos principais ganhos da Magazine Luiza em relação aos seus investimentos nas vendas 4.0 são, por exemplo:
Melhoria da experiência do cliente (CX): principalmente devido a sua omnicanalidade, personalização de atendimento e eficiência na entrega, a fidelização de clientes da marca aumentou significativamente.
Aumento da popularidade: com seus esforços de marketing digital, a popularidade da Magazine Luiza escalou, principalmente após a adoção da personagem Lu e consequente humanização da marca.
Expansão da marca: na última década, o alcance e presença da Magazine Luiza se expandiu por todo o país, crescendo exponencialmente em todas as regiões.
Sendo assim, podemos entender de uma forma mais ampla como a aplicação dos conceitos das vendas 4.0 pode se relacionar com diversos aspectos dentro de uma empresa, impulsionando e otimizando todos os seus esforços de maneira conjunta.
Agora que você já entende melhor o que são as vendas 4.0, deve estar se perguntando como aplicá-las na sua empresa. E, sem dúvidas, a melhor maneira de começar é ficar atento às tendências e previsões, de maneira a permanecer sempre relevante no mercado. Pensando nisso, separamos aqui algumas tendências que estão surgindo e que às quais você deveria se atentar.
Primeiro de tudo: você precisa estar antenado em relação ao marketing digital 4.0. Atualmente, uma das maiores apostas é no Social Commerce, as compras por meio de redes sociais. Nesta modalidade, os clientes podem fazer as compras diretamente pelas redes sociais, sem nem mesmo precisar sair do aplicativo. Isso já é possível em plataformas como Facebook, Whatsapp, Instagram, TikTok, Pinterest, entre outras.
Uma grande tendência é o uso de tecnologias imersivas como a Realidade Aumentada e a Realidade Virtual, que fazem com que o cliente consiga interagir com o produto mesmo estando online. Com isso, a maior tendência é a criação de espaços virtuais altamente imersivos, com provadores e ambientes que simulem os produtos reais nas telas dos clientes.
Mais uma tendência é a venda através de recursos de voz, como a Siri, a Alexa e a Google Assistant, por exemplo. Com isso, os clientes conseguirão fazer compras apenas utilizando as assistentes virtuais, com comandos simples e eficientes.
Assim como o que ocorre com mercado, os clientes também se transformam com a evolução tecnológica, tornando-se mais criteriosos conforme os setores evoluem. Uma das características dos clientes 4.0 é a expectativa por uma automação eficiente e pela presença das empresas em diferentes canais, além de demandarem um atendimento rápido e de qualidade. O consumidor espera ação e resposta rápidas, seja por meio de tecnologias mais recentes, como WhatsApp, ou e-mails. Além disso, a criatividade é muito valorizada, então aposte em alternativas e soluções criativas no dia a dia da sua empresa sempre que possível. É essencial criar uma conexão com seus clientes!
Como você já deve ter percebido, a máquina de vendas online 4.0 chegou para inovar as principais etapas do processo de venda de produtos e serviços. Ficar de fora das vendas e dos avanços tecnológicos da indústria 4.0 não é uma opção financeiramente sustentável, considerando a intensidade e a rapidez com que essas transformações estão acontecendo.
A era da digitalização trouxe às empresas ferramentas de vendas digitais indispensáveis, como sistemas de CRM para gerenciar relações com clientes e redes sociais que são verdadeiros sucessos no marketing digital. Um bom exemplo disso é uma pesquisa realizada pelo Bitrix24 em relação à inteligência artificial nas empresas dos seus clientes, que concluiu que seu uso culminou em uma redução de custos, menos tempo dedicado a processos automatizáveis e uma maior rapidez na hora de fechar negócios.
Na hora de escolher o melhor CRM para a gestão do relacionamento entre o seu negócio e o cliente, leve em consideração os aspectos fundamentais mencionados neste artigo. Afinal, o CRM ideal deve impulsionar a sua máquina de vendas online 4.0 fazendo uso de todos os recursos, soluções e tecnologias mais modernas da atualidade. E para isso, você sabe que pode contar com o Bitrix24!
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Comece grátis agoraMuitas dúvidas costumam surgir quando falamos da aplicação de tecnologias no comércio. Sendo assim, separamos algumas das mais frequentes para te ajudar a entender melhor as vendas 4.0 e sua aplicação em diferentes tipos de empreendimentos!
Por mais que as grandes empresas sejam mais facilmente associadas ao uso de tecnologias, principalmente devido aos investimentos necessários para suas implementações, as pequenas empresas também podem se beneficiar (e muito) das vendas 4.0. Sendo assim, caso você tenha uma empresa de pequeno porte e queira se destacar dentro do seu nicho, pode começar aplicando alguns dos conceitos que já discutimos neste texto!
Podemos separar os principais desafios em alguns principais grupos:
Adaptação da equipe às novas tecnologias;
Custos de investimento;
Constante necessidade de treinamentos;
Adequação ética e segura em relação aos dados dos clientes.
Primeiramente, avalie o seu setor e como seus concorrentes vêm se moldando às novas tecnologias. Após este primeiro momento, avalie as necessidades dos seus clientes e os custos envolvidos com a adaptação de diferentes aspectos da sua empresa. Lembre-se sempre de fazer uma boa adaptação para que sua equipe acompanhe os movimentos da empresa e siga estudando sobre as novas tecnologias que surgem no mercado.