A tendência é que marcas que não repassam autenticidade e não se conectam com o público fiquem obsoletas no mercado. Por isso, branding e marca corporativa são conceitos essenciais em um mundo com tanta concorrência comercial.
Vale a pena lembrar que isso vai muito além da criação de um simples logotipo, já que também envolve a maneira com que a empresa se comunica, seus valores e muitos outros detalhes. Neste artigo, entenda o básico sobre branding e saiba como aplicá-lo em seu negócio através de 7 dicas essenciais.
O primeiro passo: entendendo o que é branding
Antes de falar sobre branding e marca corporativa, é essencial saber sobre o que estamos nos referindo. Então, afinal, o que é branding?
O branding é uma estratégia que engloba várias ações dentro de uma marca. Seu objetivo é fazer com que o público se conecte com a marca corporativa (mesmo que de forma inconsciente).
As ações englobam o propósito da empresa, seus valores e um posicionamento específico dentro do mercado.
Podemos comparar o branding à personalidade da marca: como ela se apresenta ao público e quais sensações desperta nele. Tudo isso ajuda a criar valor para os serviços e produtos oferecidos pela companhia – o que fornece vantagens em meio à concorrência.
Quer um branding corporativo exemplo? Pense em uma marca bem famosa, como a Coca Cola. Que cores e letras vêm em sua mente quando pensa nela? Você tem lembranças relacionadas com a marca?
Todas as conexões e sentimentos que uma marca desperta fazem parte do branding, e tais imagens se conectam com a definição da marca corporativa.
Branding e marca corporativa: por que são importantes?
Olhando para a definição do branding corporativo, já temos uma ideia de como o branding afeta a visão que os consumidores possuem da empresa. Então, é correto pensar que ela exerce influência drástica sobre a venda de produtos e serviços.
Geralmente, o público-alvo tende a comprar produtos que estão alinhados com os seus valores pessoais. E como a concorrência global é gigante, é preciso engajar os consumidores, fazendo com que eles se identifiquem com os produtos/serviços oferecidos.
Além disso, as pessoas valorizam mais um produto (e estão dispostos a pagar até preços mais altos) quando têm a percepção de que o seu propósito está conectado com o da companhia. Considerando tamanha importância, é válido conferir 7 dicas essenciais para aplicar branding e marca corporativa da maneira ideal.
As 7 dicas para construir uma marca corporativa forte
Construir um branding e marca corporativa com posicionamento forte não é uma tarefa executada da noite para o dia. Mas para facilitar a vida de quem está iniciando, vale a pena seguir as dicas:
1. Defina um propósito claro para a sua marca
É preciso ir muito além de simplesmente pensar em como vender produtos e serviços. Se você deseja que sua marca tenha alto impacto, precisa ter uma boa razão para diferenciá-la da concorrência.
Por sorte, todos os benefícios do branding e marca corporativa ficam evidentes quando a estratégia está interligada com um propósito.
O propósito nada mais é do que a razão para uma marca existir – e ele exerce influência sobre todas as ações da empresa. Para tudo que fazemos na vida, buscamos um propósito, e com as marcas não é diferente. Portanto, com valores e propósitos bem definidos, fica mais fácil se conectar com o cliente ideal.
2. Saiba quem é o seu público-alvo
Muitos empreendedores querem iniciar a jornada da sua marca ‘atirando para todos os lados’. Mas eles esquecem que é preciso focar no público que está alinhado com o propósito da sua empresa.
Por isso, um dos passos essenciais para estabelecer um branding e marca corporativa de sucesso é definir e conhecer muito bem o seu consumidor-alvo.
Algumas perguntas podem ser válidas no momento de definir o público ideal:
· Qual é sua segmentação geral (sexo, faixa etária, renda, região)?
· Quais são os seus desejos?
· Que problemas desejam resolver?
· O que importa no momento de adquirir um produto ou serviço?
· Quais são seus valores e propósitos pessoais?
Respondendo a tais perguntas, pode-se chegar ao perfil (ou ideia) de consumidor ideal, traçando estratégias para engajar melhor com ele.
3. Conecte-se criando conteúdos de valor
A comunicação é crucial para os seres humanos, e com o desenvolvimento da era digital, ela se torna ainda mais importante. Os usuários navegam na internet e buscam soluções para os seus problemas – e as empresas que aproveitam o momento agem com efetividade criando conteúdos de valor.
A ideia é que você se conecte com o público-alvo, estando presente para resolver as suas necessidades. Afinal: de nada adianta só criar um perfil na rede social do momento e apenas deixá-lo parado.
É preciso atualizar sites e redes com conteúdos de valor, que consigam ‘conversar’ com o consumidor. Assim, sua marca conseguirá atrair e reter audiência, convertendo cada vez mais leads em clientes.
4. Construa uma identidade visual para o seu negócio
Embora não seja o conjunto todo, a identidade visual é uma parte-chave para construir o branding corporativo. Ela irá incluir todos os elementos gráficos que compõem a apresentação da empresa, o que permite que a marca seja reconhecida visualmente no mercado.
Quando a identidade visual é bem desenvolvida e consegue transmitir personalidade e valores da marca corporativa, é muito mais fácil alcançar o sucesso desejado.
Na hora de criar uma identidade visual, não esqueça dos seguintes elementos:
· Logotipo;
· Cores;
· Tipografia;
· Imagens.
5. Desenvolva um manual de marca corporativa
Embora muitas empresas nem saibam da sua existência, um manual de marca corporativa é essencial para qualquer estratégia de branding.
A ideia é criar um documento com todas as informações de como a empresa deve se portar emcampanhas de marketing e publicidade. Assim, os profissionais irão consultar o manual de marca antes de elaborar qualquer peça da companhia – garantindo que tudo está padronizado de acordo com os ideais e atuação da marca.
6. Foque na experiência do usuário
Empresas que conseguem desenvolver uma boa experiência do usuário (user experience) tem muito mais chances de atingir o sucesso, se comparado com as que não o fazem.
Por isso, invista em criar uma experiência de valor para o seu cliente, gerando boas impressões sobre a marca. Na era pós-internet, ‘estrelinhas’ e avaliações valem ouro, somando muitas vantagens para o seu negócio.
7. Aplique as ações de forma constante
Ao pensar sobre marca corporativa exemplos, imagine que uma empresa constrói o seu branding e simplesmente para de aplicar ações coordenadas ao longo do tempo. Infelizmente, toda a energia despendida com as ações iniciais será perdida a longo prazo.
Isso porque o branding deve ser aplicado como uma estratégia consistente, facilitando a criação de uma marca corporativa de valor – que seja forte, reconhecida e engajada com seus clientes.
Para garantir que todos os passos estejam alinhados de forma ordenada, considere utilizar umsoftware para organizar todos os processos.
Nesse sentido, o Bitrix24 pode ser útil para sua empresa, porque reúne um universo de soluções que permitem que você execute tarefas envolvendo branding de forma constante e com efetividade.