Qualquer negócio de sucesso sabe que o segredo para obter bons resultados é saber como fazer uma boa retenção de clientes. Manter seus clientes existentes satisfeitos é tão importante quanto conquistar novos públicos para o seu negócio.
Embora muitas empresas estejam cientes do quão valiosos são os clientes fiéis, nem todas sabem como implementar estratégias eficientes para criar um relacionamento duradouro com a sua base. Estamos aqui para te ajudar com isso! Nesse artigo completo, você encontra tudo o que precisa saber para usar o CRM na retenção de clientes.
A sigla CRM abrevia o termo customer relationship management. Em português, CRM nada mais é do que a gestão do relacionamento com os clientes. Geralmente, esse termo se refere não apenas às estratégias de CRM, mas também a um software específico que torna o processo de fidelização da sua base muito mais simples e rápido.
O CRM de atendimento abrange marketing, comunicações e o processo completo de gestão de vendas. Com uma boa estratégia de CRM, as empresas utilizam as informações dos clientes para antecipar suas necessidades e otimizar processos. Isso acontece com uma ajudinha da tecnologia. Os principais objetivos do CRM são:
Entender os comportamentos de compra do cliente;
Aumentar o número de conversões de leads;
Otimizar cada etapa do funil de vendas;
Aprimorar o relacionamento com os clientes;
Integrar os setores de marketing e vendas;
Aumentar a produtividade e a eficiência do time de vendas;
Processar informações para realizar a automação de marketing.
Existem diferentes tipos de software de CRM que você pode implementar para melhorar a retenção de clientes na sua empresa. Hoje, alguns dos tipos de CRM que mais fazem sucesso são os seguintes:
O CRM operacional nada mais é do que uma ferramenta que te ajuda com o gerenciamento mais eficiente das operações diárias da sua empresa. Ele oferece um sistema de gestão com funcionalidades que incluem o rastreamento de histórico de compras dos clientes, visualizações do envio de propostas, histórico completo de comunicações e mais.
Algumas das possibilidades de um bom CRM operacional incluem:
Gerenciamento de contatos;
Automação de vendas;
Rastreamento de comunicações anteriores;
Relatórios e análises das principais métricas do negócio;
Integração com plataformas de e-commerce e marketing.
O CRM de vendas coloca o cliente no centro dos processos de venda. Para estabelecer uma relação mais duradoura com os clientes, o CRM de vendas auxilia em toda a jornada de compra, desde os primeiros contatos até o processo de pós-venda. Para fazer isso, o CRM online armazena dados e faz análises detalhadas em busca de otimização.
Os principais benefícios de um bom CRM de vendas incluem:
Personalização das interações com os clientes;
Segmentação da base para uma abordagem mais direcionada;
Integração com e-mail, redes sociais e outras plataformas;
Maior fluidez e agilidade no processo de follow up;
Automação de processos de vendas.
O CRM colaborativo é o mais abrangente da lista e tem como objetivo conectar diferentes áreas da empresa para tornar o relacionamento com os clientes mais fluido. Assim, departamentos como marketing, vendas e até mesmo o departamento financeiro podem trabalhar juntos de forma mais eficaz, o que é crucial para qualquer negócio. As vantagens de um CRM colaborativo incluem:
Aperfeiçoamento do relacionamento entre cada equipe;
Otimização dos canais de comunicação da empresa;
Transparência em cada etapa dos processos internos;
Bancos de dados interligados.
Na hora de escolher qual CRM utilizar na sua empresa, vale a pena considerar opções que ofereçam alternativas completas com ferramentas analíticas e colaborativas. Uma boa opção é o software CRM do Bitrix24.
Mantenha sua base de clientes usando o CRM do Bitrix24! Além de ser gratuito e para usuários ilimitados, ele conta com mais de 40 ferramentas profissionais de gestão empresarial que irão impulsionar os seus negócios.
EXPERIMENTE AGORASua empresa está crescendo e você não sabe como manter uma relação de clientes de alto nível mesmo durante esse período de expansão? As praticas de CRM de clientes são uma ótima forma de criar uma base sólida para ver seu negócio crescer sem estresse. Uma solução de CRM eficiente pode te ajudar da seguinte forma:
Redução do churn: um dos maiores problemas na grande maioria das empresas é a taxa de churn. Ou seja, a taxa de clientes que cancelam um contrato. Com uma sólida estratégia de CRM, fica muito mais fácil criar um relacionamento que gere a satisfação dos clientes, o que ajuda a reduzir esse problema.
Otimização das estratégias de marketing: conhecer bem o seu cliente é a chave para uma estratégia de marketing de sucesso. Ferramentas de CRM te ajudam a identificar características dos seus clientes e segmentar a comunicação de marketing de acordo com dados, o que otimiza seu plano de ação.
Maior fluidez no funil de vendas: com a ajuda do CRM, você sabe exatamente em qual etapa do funil cada um dos seus clientes está e pode identificar quais pontos podem ser otimizados de forma eficiente.
Automatização de tarefas: sabe aquelas tarefas repetitivas que ocupam a maior parte do tempo da sua equipe e não geram tantos resultados? O sistema de CRM te ajuda a otimizar essas tarefas para que o seu time foque no que importa mais.
Centralização de dados: todos os dados da gestão de relacionamento com a sua base de clientes são armazenados no software CRM. Assim, você não precisa perder tempo com planilhas infinitas e pode acessar tudo em instantes.
Agora que você já está por dentro dos benefícios de um CRM para a gestão do relacionamento com o cliente, temos algumas dicas rápidas e valiosas para escolher uma ferramenta de qualidade que você possa acessar com segurança. Confira:
O primeiro passo para garantir a satisfação do cliente através de um software de CRM é estabelecer os seus objetivos. Você deseja otimizar o suporte técnico? Quer reduzir o custo por venda? Deseja investir na produtividade das equipes? Está focado na conversão de leads, em otimizar o funil de vendas e no sucesso do cliente?
Entender o que é prioridade na sua empresa vai te ajudar a escolher um CRM que atenda às suas necessidades. Portanto, antes de contratar um CRM com computação em nuvem para te ajudar, vale a pena fazer uma análise detalhada da situação atual do seu negócio e de quais são os seus maiores desafios no momento.
Como alguém que lida com o mundo de negócios, você sabe a importância de um bom custo-benefício. Hoje, a grande maioria dos softwares de CRM cobra uma taxa mensal para que você tenha acesso total a todos os benefícios. Normalmente, essa taxa é calculada de acordo com o número de funcionários que usarão a plataforma diariamente.
Na hora de comparar os preços de diferentes softwares de CRM para otimizar o seu atendimento ao cliente, leve em consideração a sua perspectiva de crescimento a curto, médio e longo prazo. Assim, você consegue ter uma visão mais completa de qual plano é ideal para a sua empresa e de qual será o orçamento necessário para mantê-lo.
Cada solução de CRM tem seus próprios conjuntos de integrações com outros aplicativos e plataformas. Alguns softwares de CRM são integrados com tecnologias de inteligência artificial, outros são mais completos quando se trata de integração com redes sociais e com sistemas de comunicação interna e outros são mais focados na integração de vendas.
Sendo assim, na hora de escolher o software CRM ideal, busque plataformas que tenham atuação dentro do seu nicho e que ofereçam integração com apps que você já utiliza no seu dia a dia. Isso vai facilitar muito a adaptação. As integrações certas com plugins, apps e extensões te ajudam na conexão, no atendimento e até mesmo no corte de custos.
Antes de tomar uma ação na busca por clientes fiéis, seja através de e-mails, por telefone ou pelas redes sociais, é importante ter uma forma de gerar e avaliar relatórios para entender como o funcionamento da empresa está caminhando. Através de relatórios e indicadores, você consegue identificar pontos de melhoria e tomar ação para resolvê-los.
Os indicadores e métricas do seu negócio, os famosos KPIs, são essenciais em qualquer negócio. Cada software de CRM conta com o seu próprio sistema de avaliações e relatórios. Então, antes de escolher a plataforma ideal, é preciso fazer uma verificação das KPIs relevantes para o seu negócio e analise se o CRM cumpre as suas necessidades.
A aquisição de um software de CRM é muito importante para decidir ao acaso. A melhor forma de determinar que uma plataforma CRM realmente atende as suas expectativas e se encaixa nas suas estratégias é através de testes práticos. Felizmente, a grande maioria das empresas de software CRM oferece um período de teste gratuito.
Experimentar a versão de teste gratuita te dá uma chance única de avaliar a resposta da sua equipe às novas ferramentas. O período de teste também te dá uma noção dos reais benefícios do CRM para que você avalie o custo-benefício de forma mais eficiente. Se preferir, você pode buscar o e-book da marca para saber mais sobre o período de teste.
Com todas as dicas nesse artigo, você está mais do que preparado para dar os primeiros passos na implementação de uma boa estratégia CRM no seu negócio. Como vimos, escolher a ferramenta CRM certa faz toda a diferença. É aí que entra o Bitrix24, o software CRM que já conquistou mais de 15.000.000 de usuários ao redor do mundo.
O Bitrix24 é uma empresa de SaaS (software como serviço) que já recebeu diversos prêmios ao longo dos anos, incluindo o prêmio de Melhor Suporte ao Cliente da Software Advice. Um dos maiores diferenciais do Bitrix24 é que ele permite usuários ilimitados sem preços específicos pelo número de usuários. Ou seja, o custo-benefício é interessante.
Há vários motivos pelos quais a marca é referência no mercado e é atualmente uma das melhores opções de CRM no mercado. A lista de vantagens do Bitrix24 é vasta e inclui:
Espaço com bate-papos, calendário, grupos de trabalho e mais;
Função de orçamentos e faturas;
Ferramentas de marketing e sales intelligence;
Plataforma 100% otimizada para mobile;
Quadro Kanban e automação de tarefas;
Automação do fluxo de trabalho dos funcionários.
Na Era da Agilidade, empresas que não investem em um relacionamento eficiente e personalizado com o cliente não atingem o seu potencial máximo. Uma boa estratégia de CRM ajuda negócios de qualquer tamanho a otimizar o relacionamento com os clientes, reduzir as taxas de churn e otimizar o fluxo de trabalho dentro da própria empresa.
Hoje em dia, não é mais necessário se preocupar em implementar estratégias de gestão de clientes manualmente. Já existem diversas empresas de software CRM que oferecem os mais diversos recursos para melhorar o funcionamento da sua empresa. Basta escolher a plataforma ideal, seguir nossas dicas e transformar o dia a dia do seu negócio.
Mantenha sua base de clientes usando o CRM do Bitrix24! Além de ser gratuito e para usuários ilimitados, ele conta com mais de 40 ferramentas profissionais de gestão empresarial que irão impulsionar os seus negócios.
EXPERIMENTE AGORAO CRM nada mais é do que uma estratégia de gestão de relacionamento com o cliente. As ferramentas de CRM no mercado hoje abrangem diferentes aspectos da relação com os clientes, incluindo funil de vendas, marketing e automação de tarefas.
O que um software CRM precisa ter?Um bom software CRM precisa ter funcionalidades úteis para a realidade do seu negócio, como gestão intuitiva do funil de vendas, monitoramento do desempenho dos membros da sua equipe e recursos de análise de dados.
Qual o melhor software CRM do mercado?O melhor software CRM no mercado brasileiro atualmente é o Bitrix24. Ele permite usuários ilimitados, está disponível em mais de 18 idiomas e oferece recursos analíticos e cooperativos, além de ferramentas de automação.
Quais são os tipos de CRM?Os principais tipos de CRM de vendas são o CRM analítico, o CRM colaborativo e o CRM operacional. Alguns contam com características de todos os tipos em um só.