Encontrando a ferramenta perfeita
Cadastrar

As 15 melhores soluções de software de controle de frequência de funcionários

Ariane Jaeger
16 de novembro de 2022
Última atualização: 21 de junho de 2024

Um bom software de controle de frequência de funcionários consegue superar um programa que apenas processa os horários de entrada e saída dos colaboradores. As melhores opções do mercado vão além de um ponto on-line, contribuindo com relatórios inteligentes para as análises de desempenho, apoio para pagamentos automatizados, gestão de ausências, férias e muito mais.


Perguntas frequentes

Como funciona o processo de controle de frequência de funcionários?

O processo de controle de frequência de funcionários funciona através da captação dos horários de entrada e saída do trabalhador. Seja através de meios manuais ou eletrônicos, até detalhes como os intervalos, os adicionais noturnos e as horas extras são contabilizados para o controle da jornada de trabalho.

Como fazer o controle de frequência de funcionários?

Para fazer o controle de frequência de funcionários, escolha entre a utilização de:

  • Folha de ponto manual;
  • Ponto mecânico (ou cartográfico);
  • Ponto eletrônico (seja por biometria ou senha);
  • Controle de ponto alternativo ou ponto on-line, através de um software de rastreamento de presença de funcionários – as versões mais usuais e tecnológicas da atualidade.

Quais são as melhores ferramentas de rastreamento de presença de funcionários?

As melhores ferramentas de rastreamento de presença de funcionários são:

  1. Bitrix24;
  2. Rippling;
  3. Nowsta;
  4. Jibble;
  5. ComboHR;
  6. Personio;
  7. Factorial;
  8. Fluida;
  9. BuddyPunch;
  10. Synerion;
  11. Replicon;
  12. BambooHR;
  13. QuickBooks;
  14. TimeCamp;
  15. Rehappen.

Como escolher o melhor software de controle de frequência de funcionários?

Para escolher o melhor software de controle de frequência de funcionários:

  • Veja as alternativas disponíveis;
  • Estude qual se encaixa melhor no seu caso – levando em conta a rotina corporativa. Avalie o custo-benefício e a facilidade de uso, pensando também no idioma e nos recursos disponibilizados (em caso de versões eletrônicas ou on-line);
  • Teste com alguns membros da equipe antes de partir para a completa implementação.

Lista definitiva dos 15 melhores programas de rastreamento de presença de funcionários

Está procurando por um software de controle de frequência de funcionários efetivo e extremamente recomendado? Fique com a lista dos melhores, olhando para as funcionalidades e escolhendo o mais adequado conforme as suas necessidades!

1. Bitrix24

Para quem busca um software de controle de frequência dos funcionários, o Bitrix24 surge como a interface perfeita para gerenciar não só as horas, mas também todo o setor de RH.

Como uma solução de controle de frequência de funcionários, o Bitrix24 é capaz de alavancar os seus resultados corporativos ao somar recursos como:

  • Controle de tempo por tarefa;
  • Calendários compartilhados;
  • Relógio ponto digital;
  • Gráfico de ausências; 
  • Acompanhamento do progresso de cada colaborador;
  • Configurações para jornadas de trabalho flexíveis;
  • Emissão de relatórios customizáveis e mais.

E as boas notícias não param por aqui, já que, por ser extremamente moderno, o Bitrix24 preza pela agilidade e pela facilidade e inclui mais de 35 ferramentas em apenas um lugar. Isso quer dizer que você pode visualizar a carga horária de cada funcionário, delegar tarefas pensando nisso e comandar todo o fluxo de projetos e resultados.

Fora a possibilidade de aumentar a colaboração com redes sociais internas, canais comunicativos e compartilhamento de documentos. Tudo isso em português, com versões grátis ou pagas em reais. O conjunto perfeito e acessível para dar aos empregados o que eles precisam para atingir o seu máximo potencial!

2. Rippling

Você deseja automatizar o processo de rastreamento de tempo em meio ao seu corpo de trabalho, e não se importa de pagar por planos mensais em dólares? Então o Rippling surge como uma excelente alternativa. Este software de rastreamento de presença de funcionários integra o que há de melhor e mais tecnológico nos setores de RH, finanças em TI.

Assim, facilmente, os dados coletados podem ser integrados à folha de pagamento, ao cálculo de impostos e até aos benefícios dos colaboradores. Paralelamente, funcionalidades que auxiliam no controle de gastos podem ser exploradas – como administração de cartões corporativos e controle de contas em viagens, por exemplo.

3. Nowsta

Muitas empresas estão acostumadas a operar com o pagamento de certos profissionais por hora. Seja por contratações sazonais, projetos específicos ou modelos de trabalho variados. Neste caso, o Nowsta é altamente recomendado.

Dentre as soluções de rastreamento de presença de funcionários, ele auxilia no monitoramento, na administração e no pagamento de empregados, incluindo ferramentas de análise de custos para que o evento ou os projetos não saiam do planejado em termos de recursos. Caso se interesse, agende uma demonstração para conhecer melhor antes da contratação final.

4. Jibble

O Jibble é um software e tanto para aqueles que precisam rastrear a presença dos colaboradores de forma ampla – incluindo não apenas horas, como também a localização.

Através dele, o pessoal do RH consegue visualizar os horários de entrada e saída e a rotina laboral até mesmo de times geograficamente distribuídos – graças às funções de rastreamento de tempo, agendamentos, visualização de projetos, atividades, localização e mais. O acompanhamento via GPS provém até o local exato do colaborador (ideal sobretudo para quem trabalha em rotinas externas), e também pode ser acessado offline – quando falta conexão com a internet.

5. ComboHR

Com uma proposta mais moderna e animada, o Combo se destaca quando se pensa no rastreamento de presença de funcionários. Através do aplicativo, os times registram a carga horária e os gestores vislumbram transparência para coordenarem as suas jornadas.

Um teste gratuito segue disponível para que as companhias desbravem melhor a interface, apesar do idioma principal ainda ser o inglês (o que pode prejudicar a implementação em empresas brasileiras).

Além de software de controle de frequência de funcionários, o ComboHR oferece quadros bastante visuais para organizar o workflow e as tarefas de cada colaborador – fazendo com que a programação combine perfeitamente com o listado no contrato de trabalho, mas sem que você precise, necessariamente, se estressar com isso.


Mais do que Relógio de Ponto on-line, uma experiência para toda a sua empresa

Uma única plataforma para administrar seus negócios

EXPERIMENTE AGORA!


6. Personio

No ramo das pequenas e médias empresas (PMEs), o Personio é bastante famoso internacionalmente, sobretudo na Europa – ainda que esteja ganhando presença no Brasil. Ele colabora com a otimização de processos internos e de rotina dentro e fora do setor de RH, funcionando não só como software de controle de frequência de funcionários, como também permitindo o acesso aos dados de colaboradores, aprovações e fluxos de trabalho, gerenciamento de performance e mais.

Ainda que a interface não seja oferecida em português, ao menos por enquanto, pode-se desbravar os recursos em idiomas que facilitam o entendimento – como espanhol ou italiano. Então caso isso não seja um problema para a sua empresa, considere experimentar!

7. Factorial

É fácil se perder com as horas trabalhadas e os valores que devem ser pagos quando você gerencia tudo com papel e caneta. Mas com um software de controle de frequência de funcionários como o Factorial, todo o processo se torna não apenas mais automatizado, como também mais certeiro.

A interface Factorial já é bastante reconhecida e utilizada para a gestão de RH, e gera interesse entre as soluções de rastreamento de presença de funcionários por incluir controle de ausências (mais aprovação de licenças), registro automático de horas e relatórios em tempo real. Seções dedicadas ao recrutamento de talentos, onboarding e gerenciamento de performance também são exploráveis – apenas consulte a oferta para o plano desejado.

8. Fluida

Como o próprio nome sugere, este software de controle de frequência de funcionários foi criado para tornar o trabalho de organizações globais mais fluido. O seu sistema de gestão de presença dispõe de controle individual e coletivo, abrangendo calendários consultados em tempo real, organizadores de carga horária e gerenciamento de férias com notificações push ou e-mail.

Ao entrar no site para entender melhor a solução, percebe-se que o italiano figura como o idioma principal. Mas ainda que a língua nativa do Brasil não seja ofertada, você pode operar em inglês, francês e espanhol – conforme o que for mais conveniente. Experimente a versão gratuita antes de decidir se vale a pena!

9. BuddyPunch

Independentemente da atividade em que os seus empregados estejam trabalhando, o BuddyPunch surge como um eficiente software de controle de frequência de funcionários. Ao vivo, gerencie as horas trabalhadas, as horas extras e as ausências (incluindo férias e licenças) de toda a equipe. Mesmo se ela atuar no formato remoto, em qualquer parte do planeta!

Para simplificar as análises, emita relatórios individuais e totalmente customizáveis e agilize a avaliação de performance e pagamento. O único ponto negativo é que as cobranças são feitas em dólares americanos, o que pode agregar custos excessivos para organizações brasileiras, seja por variações cambiais ou taxas de IOF. Portanto, pense com cuidado!

10. Synerion

Ainda que não seja um software de controle de frequência de funcionários tão famoso no Brasil, o Synerion é sucesso no Canadá! Recomendado e usado por empresas de todos os tamanhos, ele se encaixa perfeitamente em uma gama de operações, permitindo usufruir de:

  • Gerenciamento da força de trabalho;
  • Relógio ponto digital;
  • Capturas de tela e gravações para o monitoramento de funcionários remotos;
  • Processamento automático de valores para pagamento;
  • Relatórios analíticos inteligentes.

Apesar de tantas vantagens, este programa de controle de frequência de funcionários não consegue expandir as suas oportunidades para outros campos integrados, como acontece no Bitrix24, por exemplo. Assim, você precisará contar com outras soluções para gerenciar as demais partes do RH, projetos e outros. Sem contar que a interface só funciona em inglês ou francês, o que pode não ser tão usual, dependendo do caso. Pense nas suas particularidades!

11. Replicon

Diante de tantas ofertas na internet, nem todo o software de rastreamento de presença de funcionários é tão interessante quanto o Replicon. Então não importa se você precisa contabilizar horas para realizar pagamentos, organizar os projetos ou simplesmente manter tudo sob controle, avaliando as futuras viabilidades: ele pode te ajudar!

Acabe com a coleta manual e utilize a captura de dados inteligente ao seu favor, já que tudo é processado instantaneamente (pelo próprio software) e transformado em relatórios que podem somar para a sua análise e tomada de decisão – em um amplo sentido. E nada melhor do que fazer isso bem-informado, com dados reais, não é mesmo? Não deixe de aproveitar caso não se importe com o idioma (inglês) e goste das funcionalidades.

12. BambooHR

Os softwares de RH são bastante populares como soluções de controle de frequência de funcionários, mas não são todos eles que agregam valor como o BambooHR. Na seção direcionada aos "Dados de Pessoas e Análises", é onde a magia acontece, já que os recursos desta área permitem o registro de horas, o acesso aos fluxos de trabalho e aprovações e os relatórios derivados de tudo isso.

Quando bem empregado, ele também pode auxiliar na contratação e na integração de novos talentos, sendo o seu grande aliado no gerenciamento de recursos humanos. Ainda assim, não é o mais recomendado para quem deseja integrar calendários, projetos e até CRM apenas um lugar – mantendo o seu foco no RH.

13. QuickBooks

Chegou o final do mês e você precisa pagar pelas horas trabalhadas, mas está perdido em meio a planilhas de Excel e folhas de papel? Dentre outras coisas, o QuickBooks foi lançado para vencer este desafio!

Focado em otimizar os pagamentos, este programa de controle de frequência de funcionários oferece uma gama de quadros e gráficos que te auxiliarão ao controlar os recibos, pagamentos, lucros e despesas gerais ou por projeto. Além, claro, de mensurar os resultados e avaliar a performance de cada colaborador, ou do time como um todo. A versão mais popular de todas é o plano "Plus", limitado a 5 usuários e com cobranças mensais (em dólares americanos).

14. TimeCamp

Quer medir a produtividade? Pagar os colaboradores com mais facilidade? Ou, então, controlar os gastos de um projeto? Seja qual for o seu objetivo dentre os citados aqui, o TimeCamp será um excelente software de controle de frequência de funcionários para atingi-los!

Criado para usuários e projetos ilimitados, ele permite até customizações de último nível em suas versões Enterprise. Isso significa que, não importa quais sejam as suas necessidades: você poderá controlar a frequência em um único local, incluindo recursos que se conectam ao propósito e peculiaridades do seu trabalho.

15. Rehappen

E, por fim, quem procura por um software de controle de frequência de funcionários pode se deparar com o Rehappen. À primeira vista, ele pode parecer mais simplificado, mas é especialmente pensado para gerenciar faltas e ausências por doença com a máxima eficiência.

Assim, analise não apenas o absenteísmo, como também os custos médicos – seja no coletivo ou individualmente, e fique atento a tudo o que está acontecendo, pensando no bem-estar dos colaboradores, nas despesas e, claro, nos resultados para a corporação.


Mais do que Relógio de Ponto on-line, uma experiência para toda a sua empresa

Uma única plataforma para administrar seus negócios

EXPERIMENTE AGORA!


Free. Unlimited. Online.
O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.
Cadastrar
Você pode gostar também
Gerenciamento de projetos orientado por metas
As principais tendências de gerenciamento de projetos em 2022
Sucesso com clientes
12 dicas para um gerenciamento eficaz de casos de atendimento ao cliente
Gerenciamento de projetos orientado por metas
Como concluir os projetos no prazo: 7 dicas e truques
Gerenciamento de projetos orientado por metas
8 Passos para Dominar Dependências e Interdependências de Projetos
Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação - Saiba mais.
Agora você está na versão lite da página. Se deseja encontrar mais informações sobre nossa política de cookies, por favor, vá para a versão completa do site.