Saber como motivar uma equipe pode ser um desafio imenso para os gestores. Mas quando o êxito é alcançado, os benefícios são sentidos em toda a organização. Não faz ideia de o que fazer para motivar uma equipe de trabalho? Confira 7 técnicas e estratégias para manter o time motivado sem precisar aumentar o salário dos funcionários.
O que fazer para motivar uma equipe de trabalho? 7 estratégias para aplicar na rotina
Já passou do tempo em que a motivação dos profissionais era regida apenas pelo seu salário. Na era moderna, satisfação e valorização pessoal, clima corporativo e saúde mental possuem um forte peso na hora de motivar a equipe.
Por sorte, motivar uma equipe não precisa ser ‘coisa de outro mundo’. Acompanhe técnicas e estratégias para saber como motivar uma equipe de trabalho de maneira simplificada:
1. Promova a integração da equipe
O primeiro passo para motivar uma equipe é incentivar sua integração e comunicação. Afinal, devemos concordar que é muito mais aconchegante trabalhar em um ambiente quando há a interação entre o time de trabalho.
Para isso, empresas devem contar com ferramentas de colaboração que possibilitem manter a equipe integrada. Soluções modernas integram chats ao vivo, videoconferências e rede social interna, o que ajuda muito na hora de motivar uma equipe em home office.
2. Estimule a criatividade
Para alguns perfis de funcionários, a repetição das atividades leva a queda da autoestima e da produtividade – principalmente a longo prazo. Para impedir problemas como estes, muitos gestores de equipes incentivam atividades criativas e troca de experiências.
Já pensou em criar um projeto que fuja da rotina monótona? Estimular a criatividade é uma excelente maneira de incentivar uma equipe a permanecer motivada.
3. Reconheça qualidades e talentos individuais
Um passo importante para saber como motivar uma equipe é valorizar qualidades e talentos individuais. Porque apesar de compor um time, uma equipe é formada por funcionários que possuem seus aspectos particulares.
Os colaboradores trabalham com mais satisfação, eficiência e produtividade quando são valorizados. Por isso, não meça elogios e valorize o esforço de cada um dos colaboradores.
4. Atribua tarefas pensando em cada profissional
No momento de atribuir tarefas, o gestor precisa pensar cuidadosamente na atuação de cada profissional. Afinal de contas: um colaborador sempre acaba se sobressaindo em determinadas funções em comparação com os demais.
Empresas que sabem como motivar uma equipe de vendas trabalham em cima das melhores qualidades dos seus funcionários. Então, se um colaborador se sai melhor no pós-venda, por que não o direcionar para esta etapa?
Uma pessoa se sente muito mais animada quando trabalha em uma função na qual se comporta melhor. Por isso, avalie skills e preferências pessoais no momento de determinar os funcionários responsáveis por cada atividade.
Equipes que buscam um ambiente para gerenciamento de projetos podem contar com a organização de tarefas pelo Bitrix24. O software permite que os líderes definam os responsáveis por cada tarefa, pensando nas particularidades de cada funcionário.
5. Pratique a escuta ativa
Estar aberto a opiniões e feedbacks ajuda equipes a crescerem e colabora muito para o trabalho. Por isso, é ideal que os gestores e administradores apliquem a escuta ativa para compreender os seus funcionários.
Entender suas preocupações, conhecer dificuldades e ouvir opiniões fortalece o senso de comunidade. O colaborador sente que ajuda a construir a empresa e fica muito mais motivado para trabalhar. Por isso, certifique-se de ouvir as opiniões para construir um time e motivar uma equipe.
6. Implemente o onboarding para novos membros da equipe
O objetivo do onboarding é permitir que um novo colaborador “embarque” na cultura organizacional da empresa, adaptando-se a ela com mais facilidade.
A grande vantagem é que o onboarding não traz vantagens apenas para o funcionário recém-ingressado. A adaptação e retenção deste novo talento fará com que os colaboradores tenham maior facilidade de integração – o que contribui de forma direta para a motivação e produtividade.
7. Aplique treinamentos mais dinâmicos
Motivar uma equipe para atingir metas requer treinos constantes. Mas existe uma maneira de gerar mais eficiência em tais treinamentos: realizando treinos dinâmicos.
Infelizmente, grande parte dos treinamentos são monótonos, desmotivantes e desatualizados. Para resolver este problema, os programas de capacitação precisam ser ágeis, atrativos e dinâmicos – seguindo as tendências da sociedade atual.
Uma dica válida é optar por técnicas de gamificação em treinamentos corporativos. Através de tal solução, os gestores conseguem transformar um treinamento a partir da mecânica de jogos. O objetivo é interagir melhor com o colaborador, deixando sua experiência muito mais proveitosa.
Além disso, o conteúdo explanado tende a ser absorvido de forma muito mais eficaz – o que colabora de forma incrível para a motivação do funcionário. É algo que vale a pena explorar!
Grandes benefícios da motivação no trabalho:
Engana-se quem pensa que animar a equipe só agrega benefícios para os profissionais. Afinal de contas: a motivação no trabalho traz resultados incríveis para a própria empresa, que conquista melhores resultados quando possui colaboradores motivados.
Como a motivação dos funcionários pode ajudar sua empresa?
1. Otimiza o fluxo de trabalho e colabora para processos internos;
2. Oferece mais resultados (e até lucratividade);
3. Melhora o relacionamento e autoestima dos profissionais;
4. Gera maior colaboração e contribui para o trabalho em equipe;
5. Aumenta o senso de comunidade organizacional.
Não sabe como motivar uma equipe de vendas desmotivada?
Uma equipe de vendas desmotivada pode trazer prejuízos difíceis de serem remediados – principalmente a longo prazo. A solução para o problema é seguir os insights sobre como motivar uma equipe de vendas, aplicando as dicas na prática:
· Faça com que os funcionários se comuniquem e estejam bem integrados;
· Proponha atividades que estimulem a criatividade;
· Valorize a atuação de cada profissional;
· Pense nas skills pessoais na hora de atribuir tarefas;
· Escute a opinião e feedback dos colaboradores;
· Tenha um processo de onboarding efetivo;
· Saia da monotonia com treinamentos dinâmicos.
Através das técnicas e estratégias que você conferiu neste artigo, certamente ficará mais fácil saber como motivar uma equipe para atingir metas de vendas – ou simplesmente atuar de forma mais satisfatória em suas atividades.