Hoje em dia, não ter uma boa presença na mídia social é como trabalhar sem uma loja física nos tempos antes do predomínio da Internet. A maioria das empresas precisa de um bom gerenciamento de redes sociais para manter não apenas uma boa visibilidade, mas uma boa relação com os clientes.
Dessa forma, neste texto, exploramos as 12 melhores ferramentas para social media. Apresentaremos plataformas que auxiliam em diferentes aspectos para que o seu conteúdo se destaque nas redes sociais. Obs.: a maioria delas são gratuitas – e diremos quais são pagas.
Para quem caiu de paraquedas aqui, precisamos antes definir o que é gestão de mídias sociais, social media ou redes sociais. Mas, mesmo que você já saiba superficialmente, talvez ainda não tenha percebido o quão ampla é essa ideia.
Primeiramente, o gerenciamento de mídia social é o ato de planejar, criar e programar conteúdos a serem lançados nas diversas plataformas desse segmento. Essa é a definição mais óbvia, entretanto, a gestão de redes sociais vai além disso: também envolve um trabalho com outros fatores-chave, como:
Interação e comunicação nos posts e chats, visando não apenas criar novas conexões com o público-alvo, como também fortalecer a relação com o cliente.
Criar uma presença/branding para a marca. Em outras palavras, não estamos apenas gerando conteúdos e postagens úteis, mas construindo uma imagem para o negócio.
Medir e administrar a reputação das empresas com o cliente. Com as redes sociais, é possível ter um termômetro da satisfação das pessoas. Além disso, você também consegue direcionar melhor reclamações, evitando a escalabilidade dos problemas.
Vender e anunciar serviços e produtos. Não são todas as empresas que aproveitarão os canais sociais para isso, porém, esse tipo de marketing pode ser um pilar importante de alguns negócios.
Afinal, como funciona o gerenciamento de mídias sociais? Para discutir isso, podemos pensar nas redes sociais em termos de uma estratégia de marketing. Nesse sentido, fica mais fácil entender quais seriam os passos do processo – para muito além de apenas criar posts.
De maneira geral, podemos pensar no seguinte passo a passo:
Estudar o público-alvo e o mercado. Isso envolve um entendimento profundo da relação entre as dores e desejos das pessoas e os resultados que o seu negócio pode oferecer.
Com base nesse estudo e conhecimento, a etapa seguinte é definir os objetivos a serem alcançados. Mais engajamento? Foco no branding? Atrair novas pessoas para o seu site e-commerce? Inscrição em uma lista de e-mail? E assim por diante.
Com o objetivo em mente, é importante escolher bem os canais sociais de atuação. Isso varia conforme os perfis do público-alvo, é claro. Diferentes pessoas utilizam diferentes redes sociais, e claro, cada uma faz isso da sua própria forma.
Finalmente, o elemento central é o planejamento do conteúdo nas plataformas escolhidas. O trabalho de gerar ideias de conteúdo de social media é uma constante desde o início do processo. Haja criatividade!
Definir um calendário para os posts, finalizando uma estratégia concisa e racional.
Em seguida, a análise de dados e resultados é fundamental para a continuidade. Nem sempre as publicações que prometem maior sucesso são as mais aceitas. Repetir o que deu certo e aprimorar o que pareceu ter falhado.
Antes de apresentar os resultados da nossa pesquisa e análise pelas melhores ferramentas de social media, veja um resumo dos tipos de ferramentas mais utilizadas pelos profissionais da área.
Plataformas para gerar conteúdos – seja por texto, vídeo, imagens, esses tipos de ferramenta são, é claro, as mais utilizadas nesse processo.
Organização de tarefas e desempenho – lidar com várias redes sociais de diferentes empresas fica impossível sem uma boa gestão.
Ferramentas secundárias – também são fundamentais e envolvem diferentes aspectos do processo. As mais utilizadas são plataformas para busca de palavras-chave, análise de dados, armazenamento de arquivos, comunicação e reuniões online.
Agora que você já entendeu os principais tipos de ferramenta para o gerenciamento de redes sociais, ficará bem mais fácil entender como as plataformas que traremos a seguir podem se encaixar nas suas estratégias. Vamos logo ao que interessa.
Poderíamos elencar aqui mais de 30 ferramentas de social media, porém, trouxemos 12 opções que devem ser suficientes para transformar o seu marketing digital pelas redes sociais. Vamos às plataformas selecionadas.
O Bitrix24 é uma solução integral para negócios, oferecendo recursos para o marketing, comunicação, administração, análise de dados e outros setores de uma empresa. Para o setor de mídia social, essa plataforma também pode ser muito útil.
Com ela, você pode agilizar sua estratégia de marketing e atendimento nas redes sociais integrando diferentes canais. De maneira geral, você pode reunir dados e recursos de forma mais eficaz.
Uma integração comum da ferramenta é, por exemplo, entre a mídia social e o CRM. Com isso, você pode conhecer seus clientes bem melhor, otimizando bastante a comunicação com ele, e como consequência, os seus resultados.
O CRM do Bitrix24 é ideal para fazer a gestão da sua empresa, dos seus clientes, dos seus leads e das suas redes sociais! São mais de 35 ferramentas de negócios disponíveis em um único software de trabalho on-line.
EXPERIMENTE AGORAQuem trabalha com mídia social e ainda não ouviu falar do Canva provavelmente chegou agora no planeta Terra. Se você ainda não a conhece, ainda dá tempo. Essa ferramenta para gestão de redes sociais tem um plano gratuito bastante útil.
Seu funcionamento é simples: você pode criar designs a partir de uma foto ou imagem própria ou utilizando como base os próprios conteúdos da plataforma.
A grande vantagem que esse site oferece é uma experiência muito simples para a criação de postagens. Há vários formatos pré-selecionados e modelos prontos para gerar engajamento nos seus posts.
O Trello é uma ferramenta utilizada por profissionais de diversas áreas e talvez você já o conheça. Trata-se de um sistema simples para organizar tarefas por blocos, delegar funções e outros recursos muito práticos para quem trabalha com mídia social.
Se não gostar desse sistema, há ainda outras opções aqui, como o Monday e Asana. Se for a necessidade do seu negócio, é uma boa forma para organizar tarefas ao longo da estratégia, esses nomes serão mais que suficientes.
Neste tópico, condensamos 3 ferramentas em uma. Também é provável que você já tenha tido contato com esses recursos em algum momento. Por isso, saiba que na vida dos profissionais de mídia social elas também são bastante úteis.
Forms – Captar informações de clientes ou mesmo do público-alvo nas redes sociais fica mais fácil com um formulário simples e objetivo. O Forms oferece essa solução muito bem.
Docs – O Docs é outra ferramenta muito usual no mundo da criação de conteúdo, e para o gerenciamento de redes sociais, isso não é diferente. Ele também permite o compartilhamento e trabalho conjunto, com um sistema de comentários excelente.
Google Drive – Os recursos para armazenar e compartilhar arquivos e dados são muito práticos. Uma ótima forma de organizar postagens, imagens, vídeos etc.
O Meta Business Suite é uma recente integração de ferramentas que antes estavam presentes no Facebook. Essa ferramenta para gerenciamento de redes sociais unifica vários recursos em um só:
Criar e agendar publicações para a mídia social.
Reunir conversas e mensagens de diferentes redes em uma caixa de entrada só.
Análise e insights importantes sobre a estratégia da sua marca no marketing digital por esses canais.
Ferramentas de edição mais avançadas, com efeitos sonoros, músicas, vídeos etc.
Assim como as anteriores, essa é uma das melhores ferramentas gratuitas para social media. Por isso, se a sua preocupação é com o orçamento, até então continuamos intactos.
Outra ferramenta para engajamento e gerenciamento de redes sociais muito popular no mercado é a mLabs. Essa empresa é especializada nas soluções para mídia social, por isso, tem um conjunto de recursos completo para conquistar os usuários certos. Entre as utilidades estão:
Otimizada para diferentes redes sociais populares, como Instagram, Facebook e TikTok.
Oferece serviços para o atendimento ao cliente.
Fornece relatórios de forma simples e rápida.
Permite criar equipes e organizar tarefas.
Por conter praticamente tudo que uma boa gestão de redes sociais demanda, faz sentido que a ferramenta não seja gratuita. Os planos começam pelo valor de R$24,90 no momento da escrita desse texto.
Outro site com quase tudo que é necessário para o gerenciamento de redes sociais é o Hootsuite. Esse é um negócio interessante para gestores de grandes empresas que precisam de um maior investimento no marketing digital pela mídia social.
O Hootsuite integra as redes sociais, permite publicar em diferentes canais, programa posts facilmente, conta com ferramentas de análise e várias outras funcionalidades. Os valores são mais altos, a partir de 99 dólares mensais.
A Etus é a terceira entre as ferramentas de monitoramento de social media focada exclusivamente nisso. Grandes empresas utilizam esse site, que seguindo os recursos das plataformas anteriores, conta com:
Agendamento e impulsionamento de postagens para várias redes sociais.
Útil para vários públicos, incluindo agências profissionais de mídia social.
Relatórios e análise de dados.
Atendimento ao cliente e resposta a comentários integrados entre várias redes - Instagram, Facebook, Tiktok, Youtube etc.
Recursos para gestão de projetos e equipes.
Facilita a experiência de captação de leads.
O cadastro é grátis e os planos começam a partir de R$21,90 mensais.
Criar fotos e publicações originais e criativas para as redes sociais é um desafio para os profissionais da área. E, muitas vezes, é difícil encontrar imagens sem direitos autorais. Por isso, bancos de imagens são uma solução muito comum entre as pessoas.
Além do Unsplash, há várias outras opções na Internet. Alguns exemplos são o Pixabay, FreePik e Pexels. Basta buscar em cada plataforma pelo tipo de foto desejada e então utilizar as que estiverem autorizadas.
A busca de palavras-chave é um processo fundamental em várias estratégias de marketing digital. Afinal, como fazer com que os perfis do seu negócio sejam encontrados sem entender o que os usuários pesquisam?
Para isso, basta selecionar um ou mais termos relacionados ao seu nicho e identificar as perguntas e pesquisas mais comuns entre as pessoas. Com o SemRush, Ubersuggest, Alsoasked e outros recursos de busca, você pode fazer mais de uma busca gratuita por dia.
O tipo de conteúdo que mais se destaca atualmente é, sem dúvidas, o de vídeo. Por isso, produzir vídeos de qualidade é uma das dicas importantes nesse cenário. Nesse sentido, aplicativos como o Capcut e Inshot são dicas interessantes. O Capcut, inclusive, permite criação de vídeos com IA para social media.
Essas ferramentas tem um ótimo desempenho e são gratuitas. Caso você queira uma experiência ainda melhor, pode valer a pena contar com ferramentas de edição de vídeo profissionais e pagas.
O Bitly é um dos vários sites para encurtar e otimizar links para as redes sociais. Tornar links melhores torna toda a experiência do seu cliente melhor. Não há muito o que explicar sobre essas plataformas, o caminho é simples. Basta colar um link e receber uma versão encurtada para ser utilizada. No Bitly, você ainda conta com análises sobre o endereço gerado, te ajudando a medir e alterar estratégias para melhores resultados e engajamento.
Preparado para otimizar o seu gerenciamento de redes sociais? Hoje, trouxemos alguns dos recursos e plataformas mais utilizados para isso. Quem deseja um maior desempenho e engajamento na mídia social precisa contar com ajuda dessas tecnologias. E, claro, não apenas essas.
Para conhecer várias outras soluções fundamentais para o marketing, redes sociais, RH e outros setores da sua empresa, a recomendação final é conhecer a plataforma Bitrix24. Comece com um cadastro grátis e junte-se aos mais de 15 milhões de usuários por todo o mundo. Bem-vindo (a)!
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EXPERIMENTE AGORAExistem várias ferramentas e recursos populares que podem ser utilizados para o gerenciamento de redes sociais. Entre as melhores, estão Canva, Trello, Bitrix24, mLab, Meta Business Suite etc.
Os profissionais de mídia social planejam e criam conteúdos para as diferentes mídias sociais. Além disso, se envolvem no gerenciamento de redes sociais, buscando construir relações leais com os clientes e seguidores.