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Guia completo para criar uma estratégia de e-mail marketing do zero

Ariane Jaeger
24 de janeiro de 2024
Última atualização: 20 de junho de 2024

Qualquer empresa que não esteja inserida no ambiente digital, mais cedo ou mais tarde, está fadada ao fracasso. E, para que possam ter a melhor performance na Internet de forma mais orgânica, o marketing de conteúdo é o ideal, com a utilização de uma estratégia completa de e-mail marketing.

Mas, muitos negócios online não sabem da importância deste tipo de estratégia ou nem ao menos o que é e-mail marketing, fazendo com que perca uma série de oportunidades de negócios e da chance de ter um relacionamento muito mais próximo com seu público, aumentando as chances de venda.

Se este é o seu caso e ainda não tem com uma estratégia de e-mail marketing configurada e funcionando, então está no artigo certo. Aqui, desenvolvemos um guia completo e atualizado com tudo o que você precisa saber sobre como fazer e-mail marketing, acompanhe este conteúdo vital para o seu negócio online.

O que é uma estratégia de email marketing?

A estratégia de e-mail marketing é uma estratégia de comunicação simples que tem como objetivo estabelecer um contato direto com o público-alvo através de seus contatos de conta de e-mail na caixa de entrada. Esta estratégia pode promover os produtos, serviços ou manter os seus contatos do seu negócio atualizado sobre mudanças importantes ou promoções que está oferecendo.

Os contatos dos clientes podem ser adquiridos através de campanhas promocionais em outros canais de distribuição, com o oferecimento de uma isca em troca dos dados de contatos como do Gmail, ou através dos dados de compra para clientes que já adquiriram algum produto ou serviço da empresa.

Este é um canal de comunicação eficiente, já que não é necessário disputar a atenção do seu público-alvo com a concorrência ou com qualquer outra distração, como em um feed das redes sociais, já que é possível enviar um e-mail para os seus contatos diretamente na caixa de entrada.

Por que devo criar uma estratégia de e-mail marketing para o meu negócio?

Muitos líderes e empreendedores digitais desdenham do poder que o e-mail marketing possui no cenário do marketing digital. Afinal, o e-mail marketing parecer ser uma ferramenta ultrapassada aos olhos dos novatos no mercado online, já que temos diversas opções eficientes disponíveis.

Mas, o e-mail marketing possui uma grande influência no crescimento de negócios online, e deve ser implementado por todas as empresas digitais que querem alcançar seus clientes, estes são os principais benefícios da estratégia de e-mail marketing:

Contato direto e contínuo com o seu público na caixa de entrada de e-mail

Um dos maiores problemas para as empresas no ambiente online atualmente é conseguir a atenção dos seus clientes. Afinal, todos os usuários da grande rede de computadores estão sendo bombardeada com milhões de dados diferentes todos os dias, principalmente através das redes sociais.

O e-mail marketing oferece a vantagem de ter acesso a total atenção do usuário no momento, já que o e-mail é uma forma de contato em que se exige maior foco do usuário, já que é muito utilizado para comunicados e contatos sérios. Este contato direto na caixa de entrada é o principal responsável por um relacionamento muito mais saudável e pautado pela confiança entre cliente e empresa, aumentando as chances de venda.

Pode ser automatizado

Ao contrário do que muitos empreendedores digitais de primeira viagem imaginam, o e-mail marketing pode ser totalmente automatizado através de ferramentas criadas especialmente para isso. Desta forma, toda a base da estratégia só precisa se configurada uma vez e poderá rodar sem que o empreendedor tenha de se preocupar.

Assim, você poderá cuidar de processos mais importantes de criação para a sua empresa digital, deixando os processos maçantes e demorados de lado.

Maiores chances de venda

Através do contato por e-mail, o seu negócio online pode ter maiores chances de venda com os clientes em sua lista de contatos. Com uma boa estratégia de e-mail marketing, é possível não apenas aquecer aquele cliente até o ponto em que ele estará pronto para comprar de você, como também fazer o acompanhamento em diferentes fases da venda, como o abandono de carrinho ou até o pós-venda.

E tudo isso pode ser automatizado para que seja feito sem que necessite da interferência humana, tornando o processo muito mais eficiente.

  

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Como criar uma estratégia de e-mail marketing do zero?

Agora que já entendemos a necessidade de se ter uma estratégia de e-mail marketing rodando para qualquer negócio digital, vamos à parte mais importante aprender como se cria uma campanha de e-mail marketing do zero, confira:

1 – Escolha uma ferramenta de e-mail marketing completa

O primeiro passo é escolher uma ferramenta especializada em e-mail marketing que pode entregar todas as opções gerais necessárias que o seu negócio digital precisa. Uma boa ferramenta deve disponibilizar ferramentas de automação, personalização de modelos, criação e edição de diferentes campanhas, segmentação da lista de contatos, além de integração com redes sociais, dispositivos móveis e blogs.

Existem ferramentas gratuitas de e-mail marketing, porém são mais limitadas em termos de funcionalidade. Para um e-mail marketing profissional, o empreendedor digital deve investir em uma ferramenta paga com boas opções, em geral, estas plataformas pedem um pagamento mensal para que utilizem os seus serviços e ferramentas.

2 – Crie a sua lista de contatos com e-mails

A criação da lista de contatos é uma das partes mais importantes na criação de uma estratégia de email marketing. Para isso, é necessário criar diferentes formas de captação de contatos, a fim de abastecer a sua lista que será utilizada na campanha, as principais formas de captação são:

  • Através do blog

Com um blog abastecido de conteúdo, qualquer negócio digital pode criar CTA’s – Call to Action que possam atrair os leitores a entregarem seus dados de contato para receber mais do conteúdo informativo.

  • Iscas digitais

As iscas digitais são a forma mais utilizada para captação de contatos, aqui o negócio digital oferece algum conteúdo de valor como uma videoaula simples ou um e-book em troca dos dados do usuário.

  • Conteúdo exclusivo em redes sociais

Uma estratégia que vem ganhando força nos últimos anos, é a criação de comunidades exclusivas como o close friends do Instagram, colocando os leads em um ambiente controlado e oferecendo conteúdos exclusivos para os que se cadastrarem com seus dados de contatos.


3 – Faça a segmentação do público em sua lista de contatos

Os contatos adquiridos através dos canais de captação devem passar por uma segmentação para que recebam o conteúdo correto. Aqui, a segmentação deve ser de acordo com fatores que sejam relevantes para o seu negócio digital, para que a comunicação seja feita de forma correta e que as campanhas os levem aos objetivos definidos no próximo passo.

Dados demográficos e pessoais podem ser fatores de segmentação, assim como o histórico de interação daquele usuário com o seu negócio e até compras já feitas.

4 – Defina um objetivo para a sua campanha de email marketing

Este é um dos pontos-chave de toda campanha de email marketing, e devemos definir qual é seu objetivo de forma direta e literal. Lembrando que cada campanha pode ter um objetivo diferente, a coisa mais importante é que seja definido levando em conta aonde se quer chegar e os dados desta meta no objetivo, pois servirá como uma bússola durante todo o processo.

Os objetivos têm uma relação direta com a segmentação dos públicos, já que os públicos que estão aquecidos devem ter objetivos de venda, enquanto os públicos frios devem ter um objetivo mais focado no aquecimento da marca e dos seus produtos oferecidos, além da construção de confiança da marca com o cliente.

5 – Defina uma estratégia de comunicação

A partir dos objetivos de e-mails, é importante definir uma estratégia de comunicação e conteúdo que serão entregues aos seus contatos. A partir daqui é necessário pensar de forma mais estratégica, ir até cada um dos objetivos de campanha de email marketing e pensar em questões importantes como:

  • Qual é o seu público-alvo adquirido?
  • Quais são as metas e objetivos que quer alcançar através do email marketing?
  • Qual é o tipo de comunicação da sua empresa?
  • Quais fatores definem o sucesso de um objetivo de campanha?

Com paciência e sinceridade, o empreendedor digital deve responder a estas perguntas para ter um parâmetro geral do que pretende fazer com esta ferramenta poderosa que é o email marketing.


6 – Crie o template que será utilizado nos e mails

Uma das áreas mais desvalorizadas pelas empresas online quando o assunto é estratégias digitais é o design, uma boa estratégia de email marketing deve ter um visual cativante e atrativo em seus templates. O design de qualquer canal de contato direto com o seu público é uma oportunidade de chamar a atenção daquele público e se destacar entre os seus concorrentes.

Não é à toa que já temos um profissional de design que se tornou uma profissão tão procurada no meio digital, já que ficou comprovado que o design é parte importante de qualquer estratégia de marketing digital. Com uma boa ferramenta de criação de email marketing é possível encontrar designs de templates prontos que funcionam muito bem e facilitam a vida do empreendedor.

Neste ponto, é necessário estar atento às especificações de tamanho e de resolução das imagens e outros elementos que for inserir em seu template, para que tudo fique no lugar e transmita profissionalismo, incluindo dispositivos móveis.

7 – Desenvolva e envie um conteúdo útil para a sua lista de contatos

Com toda a parte operacional e estratégia bem definida, é hora de definir qual será o conteúdo de valor que enviará para o seu público. É muito importante que o conteúdo enviado seja relevante para o seu público, reforçando a necessidade de conhecer todas as necessidades dele, assim como os seus desejos e medos.

Desta forma, ao redigir o conteúdo, poderá se colocar no lugar do seu público e entender melhor o que estes gostariam de receber. Afinal, no ambiente digital, é comum perder oportunidades por falta de preparação, ou acabar na caixa de spam.

8 – Dispare os e-mails e analise os resultados

Com tudo pronto, configure tudo o que for necessário em sua ferramenta de criação de campanhas de email marketing e faça o disparo dos e-mails, podendo utilizar testes a b. Com certa periodicidade, observe os resultados em todos os fatores relevantes e avalie tudo o que foi feito.

9 – Faça as alterações necessárias

Com uma visão mais ampla dos resultados que as suas campanhas de email marketing alcançaram, avalie o que deu certo e o que não deu certo. Então, retire tudo o que não deu certo e replique o que sim, sempre tentando melhorar.

As estratégias de email marketing podem apresentar uma série de subcategorias que necessitam de atenção, pois, podem ser o motivo pelo qual a campanha está indo muito bem ou está indo muito mal, como as taxas de abertura. Neste momento, é necessário tomar uma decisão e alterar o que for necessário, sempre observando os resultados destas taxas de abertura.

10 – Reinicie todo o processo

Para diferentes campanhas que serão criadas à medida que os públicos vão se segmentando ainda mais, repita o processo e aplique tudo o que aprendeu para ter resultados melhores. Este é um dos segredos dos maiores players do marketing na internet, os testes A/B, aprendizado, ajustes e uma nova tentativa até chegar a resultados de taxas de abertura que estejam dentro do esperado, como também no CTA – Call to action.

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Perguntas frequentes sobre email marketing

Qual é o principal objetivo do e-mail marketing?

Para a grande maioria dos negócios online, o principal objetivo do email marketing é ter um contato direto e simples com o seu público, a fim de construir um relacionamento saudável baseado em confiança.

Qual é o melhor e-mail marketing gratuito?

Existem diversas ferramentas de email marketing que são gratuitas, mas cada uma delas tem as suas restrições, cabe ao usuário escolher aquela que possui mais vantagens baseando-se em seus objetivos para o seu negócio online.

Como fazer a automação de e-mail marketing?

É necessário escolher uma boa ferramenta de email marketing, ter uma lista de contatos montada, objetivos de campanha e configurar tudo em sua ferramenta para ter uma automação deste tipo de estratégia de marketing digital.

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