Estamos chegando ao fim de um ano que marcou muitos por ser um dos anos mais movimentados para o mercado de marketing digital como um todo. E esta é a época do ano em que todos os profissionais digitais estão com os olhos voltados para as tendências de marketing digital buscando o devido preparo para o que está por vir.
Afinal, não é necessário ser um grande profissional experiente para entender que este mercado está em constante e rápida mudança, deixando os despreparados completamente vulneráveis e ultrapassados. Por isso, vamos dar uma boa olhada no que os especialistas estão indicando para o marketing digital.
E aqui, neste artigo, você encontrará tudo o que precisa saber sobre as principais tendências de marketing, o futuro e os assuntos que estão indicando os próximos passos e mercados dentro do marketing digital que podem ser ótimas oportunidades de negócio. Então, é melhor ler com bastante atenção até o final para não perder nada.
Para todos aqueles que ainda estão iniciando uma jornada em qualquer negócio, o marketing digital se apresenta como a chave para alcançar o maior número de clientes possíveis. E, como um bom empreendedor, é preciso entender que o mercado está em constante mudança e é preciso se adaptar para sobreviver, ainda mais em um ambiente tão disputado atualmente quanto o digital.
Estar por dentro de tudo o que pode vir a ser uma tendência no marketing digital pode trazer benefícios muito atrativos, confira abaixo:
Melhora na competitividade
As principais tendências de marketing digital tendem a mudar muito rápido no ambiente digital, e, para se manter competitivo em um cenário em que centenas de outras empresas querem o seu lugar ou a atenção que recebe, a melhor forma de se manter em alto nível é estar por dentro das possíveis mudanças.
Assim, poderá aproveitar as oportunidades que podem sumir em pouco tempo, além de implementar as tendências como um diferencial de suas concorrentes.
Adaptação do negócio em tempo hábil
Adapte-se ou morra, esta frase pode parecer muito ríspida ao ler pela primeira vez, mas é a completa realidade do mercado de marketing digital. Neste mercado, se a sua empresa não está crescendo, está falindo, e a adaptação é a chave para continuar relevante.
Com as tendências de marketing digital, o negócio digital pode utilizar o marketing e se adaptar o suficiente para sobreviver ou se sobressair no mercado.
Aplicação de novas ferramentas e serviços
As tendências apresentadas todos os anos podem entregar serviços e ferramentas novos que possuem funções úteis para o seu negócio. Através do marketing, é possível acompanhar estas tendências em primeira mão para chegar à frente, aplicar estas ferramentas e serviços para ter uma empresa mais eficiente ou um diferencial competitivo.
Fomentar a inovação e a criatividade para estratégias de marketing
A pesquisa e avaliação das tendências de marketing digital que farão a diferença no mercado de marketing digital pode ser um exercício muito útil para a equipe em qualquer negócio digital. Afinal, é importante imaginar os cenários e isso pode criar novas ideias que sejam, em si, uma nova inovação para a empresa.
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EXPERIMENTE AGORASabemos os principais benefícios de se manter atualizado sobre as tendências do mercado de marketing, então, vamos ver quais são as principais tendências de marketing digital. Separamos estratégias, tecnologias e ferramentas que podem impactar profundamente o mercado digital e o marketing no próximo ano, acompanhe.
Pode até não parecer uma tendência difícil de se prever para o próximo ano, já que a IA foi o assunto mais comentado durante todo o ano e evoluiu de forma impressionante em poucos meses. Parte desta evolução se deu pela atenção que recebeu, fazendo com que os profissionais da área trabalhassem com maior afinco em novas ferramentas.
Mas, podemos concordar que as possibilidades são infinitas, principalmente se tratando de marketing digital. Dentro destas possibilidades, a tendência para inteligência artificial que mais se destaca é a de foco na produtividade. Isso significa que teremos uma grande variedade de ferramentas com base e IA para automatizar determinadas tarefas e auxiliar todos os profissionais do marketing no dia a dia.
Para isso, será necessário entender como estas ferramentas podem auxiliar a rotina da sua empresa e potencializar suas estratégias de marketing, para estar um passo à frente de seus concorrentes.
A comunicação dos negócios digitais com os seus clientes passou por diferentes tipos de prática, muitos negócios passaram a apostar na comunicação indireta através de campanhas de marketing com respostas de e-mails automáticas etc.
Este tipo de comunicação ganhou ainda mais poder entre as marcas este ano com o desenvolvimento de chatbots mais complexos que podem ter conversas longas com a linguagem natural de inteligência artificial.
Mas, de acordo com o marketing trends e suas tendências, o comportamento dos usuários está mudando constantemente, de forma que agora temos uma tendência a ter as mensagens diretas como principal forma de relacionamento, seja com pessoas ou com marcas.
O próprio Mark Zuckerberg divulgou que as redes sociais da META estão registrando 600 milhões de chats todos os dias, e por isso a empresa está focando na criação de ferramentas e serviços que possam melhorar a experiência do usuário através dos chats, seja no Messenger ou no WhatsApp.
As grandes marcas vêm procurando os grandes influenciadores cada vez mais para divulgar os seus produtos e a sua marca, isso ainda não está completamente descartado, porém está passando por alguns ajustes. Os profissionais de marketing responsáveis por redes sociais de grandes marcas estão testando novos conceitos para fazer suas campanhas de marketing digital.
E isso inclui a estratégia de escolher micro influenciadores para as suas campanhas, o conceito por trás disso é uma procura maior por identificação. Têm sido observado que os grandes influenciadores, com o grande alcance que possuem, se tornaram figuras pouco acessíveis e que apresentam vidas fora da realidade da grande maioria, diminuindo drasticamente a identificação com seu público alvo.
Por outro lado, os micro influenciadores estão em contato direto com as pessoas que os acompanham, vivendo vidas que elas conhecem e falando sobre os mesmos assuntos que elas. Com este tipo de imagem mais verdadeira e dentro da realidade, o nível de engajamento em uma campanha de marketing pode ser muito maior do que uma conta de um grande influenciador com 8 dígitos de seguidores.
Os podcasts podem parecer ultrapassados para alguns, mas este é um segmento que ainda está muito longe de ficar saturado. O Brasil é o maior consumidor de podcasts do mundo, são mais de 196 mil podcasts ativos por aqui e a tendência é que muitos mais sejam lançados nos próximos anos.
Este é um mercado que já vem passando por mudanças, com a implementação dos podcasts com vídeo e diferentes formas de monetizar este conteúdo, como os canais de cortes. Em todo o mundo, são 3 milhões de podcasts ativos e o número de consumidores deste tipo de conteúdo está em ascensão e muito longe de se saturar todo o mercado de podcasts.
Por isso, há uma grande tendência neste setor e uma indicação de que a criação de um podcast para a sua marca pode ser uma ótima oportunidade de visibilidade e marketing digital.
É uma tendência contínua em todos os anos que as grandes marcas venham a procurar um contato mais direto, próximo e humanizado com o seu público-alvo. Quando estamos falando em marketing trends, este é um dos esforços mais importantes, já que as marcas estão sempre executando diferentes estratégias e narrativas que aproximem a sua marca do consumidor de forma mais natural.
O objetivo geral das marcas é serem inseridas com maior frequência em assuntos e conteúdos autorais e com personalidade, para que possa ter algum nível de identificação com o seu público-alvo. Assim, as marcas poderão estabelecer uma conexão baseada em confiança com seus possíveis clientes e melhorar as suas chances de venda.
É uma tendência que pode servir também para as marcas pequenas, principalmente para aquelas que possuem um rosto à frente do negócio, tornando este processo de identificação com o público muito mais simples.
As comunidades de usuários em redes sociais em geral se tornaram um dos alvos a serem alcançados pelos negócios digitais nas tendências de marketing. Estas comunidades não precisam ser exatamente um grupo fechado, mas podem ser um interesse que muitos usuários tenham em comum e estejam sempre acompanhando, dividindo experiências e entrando em contato com outros usuários.
Podemos citar dois exemplos que estão em lados opostos neste conceito, como os grupos no WhatsApp que são comunidades fechadas, e as hashtags no Tiktok que são uma espécie comunidade aberta em que todos os que seguem a hashtag socializam.
É nestes diferentes tipos de comunidade que a tendência de contato entre as marcas de negócio online e os usuários está, e as grandes marcas já estão demonstrando isso com estratégias de marketing digital e um belo investimento.
Existe uma tendência que está aumentando entre as grandes marcas online que é a de investir em uma escala maior de segmentação dos leads. Isso significa que estas empresas digitais estão personalizando e criando segmentos muito mais específicos de leads para investir em um contato ou no reconhecimento de marca.
O objetivo principal desta tendência de marketing é encontrar leads mais específicos para então aplicar uma linguagem de contato personalizada. Afinal, as chances de venda ou de ação do lead aumentam muito quando este sente que a marca entende suas necessidades e sabe do que ele precisa de forma mais exata.
O que podemos aprender com esta tendência é que os públicos alcançados através do marketing digital devem ser, cada vez mais, especificados. Da mesma forma que as estratégias de marketing aplicadas, para que a linguagem e o conteúdo apresentado no contato com estes leads sejam o mais próximo e personalizado possível.
Uma tendência que está perdurando já faz algum tempo e deve vir mais forte em 2024, é a de criação de conteúdo mais autêntico e próximo da realidade pelas marcas. O objetivo é estar mais próximo do seu público, entregando um conteúdo que possa trazer maior confiança e identificação com o público.
Por isso, a tendência é que os conteúdos de produtos e/ou serviços sejam cada vez mais sobre pessoas ou situações reais, até mesmo com parcerias com influenciadores.
Com o avanço das ferramentas com base em inteligência artificial e machine learning, as tendências para 2024 é que os dados possam ser processados, analisados e categorizados de forma automática e simples. Estas ferramentas devem facilitar muito o trabalho de qualquer profissional, que poderá colocar os seus esforços em tarefas menos burocráticas e mais criativas.
O Google anunciou o fim dos cookies de terceiros no Google Chrome, e esta é uma mudança que afeta milhões de campanhas de marketing digital que utilizavam os cookies para rastreamento. A nova tendência é que as big techs, como o Google, estão a caminho de oferecer maior segurança e privacidade.
Por isso, os dados primários, também chamados de first party data, serão a tendência para todos os profissionais de marketing em 2024, que devem se adaptar ao novo cenário.
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EXPERIMENTE AGORAO que esperar do marketing em 2024?
Diversas tendências de marketing digital estão sendo introduzidas, a mudança é a única certeza que temos sobre o mercado e adaptar-se é necessário para se manter relevante no cenário digital.
Qual é a nova onda do marketing digital?
A inteligência artificial é o assunto mais comentado no marketing digital, graças às infinitas possibilidades que este tipo de tecnologia pode oferecer.
Qual a melhor dentre as estratégias de marketing?
A construção de uma comunidade orgânica vem sendo considerada como a melhor entre as estratégias de marketing para qualquer negócio digital.