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Inteligência artificial em vendas – Entenda as vantagens e como começar

Ariane Jaeger
13 de fevereiro de 2024
Última atualização: 20 de junho de 2024

O tópico sobre a inteligência artificial e o que ela pode fazer está em alta desde a explosão de popularização do ChatGPT e sua habilidade impressionante na geração de textos e conversas. Mas, este é um dos campos de desenvolvimento da ciência da computação que vai muito além de textos e conversas geradas em uma ferramenta online.

A inteligência artificial possui um número infinito de aplicações, incluindo a sua utilização em processos de empresas, como aquele mais importante: a venda. Ao que parece, as novas tecnologias relacionadas à inteligência artificial estão ditando o ritmo de inovação em diversas indústrias, e para que possam se manter relevantes, as empresas precisam inovar.

Já sabemos que as ferramentas de inteligência artificial podem automatizar processos e processar dados com o objetivo de encontrar padrões, e, em qualquer empresa, diversas partes do processo de vendas pode ser automatizado. Imagine sua empresa ganhando tempo para capacitação e para cuidar de outros assuntos que exigem atenção clara e criatividade para resolver os impasses.

Com a ferramenta de inteligência artificial correta, isso pode ser mais do que possível, tornando sua empresa mais eficiente e, consequentemente, mais competitiva. Se isso ainda não te convenceu, acompanhe este artigo até o final para entender tudo o que precisa saber sobre a inteligência artificial e a sua aplicação em vendas.

O que é uma inteligência artificial?

A inteligência artificial é um dos campos de estudo e atuação da ciência da computação, em que é desenvolvido o hardware e o software que podem armazenar e processar informações, realizar tarefas específicas, aprender e tomar decisões a partir disso, como seres humanos.

O poder de tomada de decisão de uma IA é grande, os softwares são escritos para que possam executar tanto tarefas simples, quanto complexas. Alguns podem reescrever o seu código, melhorando-o a partir de dados coletados em decisões tomadas ou fornecidas por terceiros.

Assim como os seres humanos, uma inteligência artificial poderia desenvolver o seu processo de tomada de decisão. Porém, estas máquinas teriam uma vantagem sobre os seres humanos e seu cérebro, já que podem ser construídas para serem capazes de processar uma grande quantidade de dados, fazer análises e aprender com estas análises através do machine learning.

Se pensarmos bem, já neste ponto, diversas soluções podem ser desenvolvidas para empresas, principalmente para o processo de vendas.

Tipos de inteligência artificial

Agora que vimos a inteligência artificial e como funciona, veja quais são os tipos de inteligência artificial mais comuns:

  • IA reativa

A IA reativa é o tipo mais simples neste campo de atuação da ciência da computação, foi o primeiro tipo de inteligência artificial criado e, por isso, pode ser considerada a mais simples. Aqui, temos uma IA que pode ser capaz de cumprir tarefas simples, desde que seja programada para isso. Não possui a capacidade de armazenar muitos dados, apenas o necessário para cumprir com os diretórios que foram escritos para ela.

  • IA de memória limitada

Considerada como uma evolução da inteligência artificial reativa e criada com base nela, a IA de memória limitada pode ir além e tomar decisões a partir de um armazenamento de dados significativamente maior.

É o tipo de IA mais procurado para aplicação em diferentes plataformas online, como os grandes comércios online que a utilizam para coletar dados de navegação do usuário e indicar a ele produtos que possa gostar.

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Vantagens da inteligência artificial em vendas

Agora que já entendemos como funciona a inteligência artificial e quais são os principais tipos de IA presentes em diferentes setores e indústria, vamos ver quais as principais vantagens da inteligência artificial no processo de vendas de sua empresa.

Lembrando que, mesmo não existindo ainda uma super IA, o tipo de inteligência artificial de memória limitada já é capaz de realizar uma série de feitos interessantes e úteis, veja as vantagens:

Automação de processos

Não é necessário ser um gerente e líder muito experiente para saber que a grande maioria dos processos no setor de vendas de sua empresa poderiam ser automatizados. É neste ponto que uma IA bem desenhada poderia ajudar muito o seu time de vendas, cuidando de certos processos repetitivos que são pouco estratégicos, mas que são importantes.

Uma vez que a automação é feita, os vendedores podem se concentrar em atividades mais estratégicas e importantes para o crescimento da empresa, dando maior autonomia para o setor. E, nestes casos, as possibilidades de automação são bem atrativas, basta que o time se reúna para saber o que a ferramenta pode fazer e quais os processos devem ser automatizados para tornar o trabalho mais eficiente e entregar resultados melhores.

Personalização no tratamento com o cliente

Aliada com o CRM da empresa, uma IA pode processar os dados e organizá-los de forma a tratar cada cliente de forma personalizada, de acordo com os dados coletados sobre ele. Nem precisamos dizer que uma venda se torna muito mais provável quanto o cliente sente que a empresa entende os seus problemas e necessidades, além de entregar um atendimento mais próximo e atencioso.

Por isso que ferramentas, como a de CRM da Bitrix, que possui uma interface completa de geração e organização de clientes, podem ser a chave para que a sua empresa cresça mais que suas concorrentes.


Processamento de dados para fornecer insights

Uma das principais e mais importantes atividades que uma inteligência artificial pode executar com eficiência é o processamento de dados. Ainda falando sobre o relacionamento com o cliente e a integração da IA com a ferramenta de CRM da empresa, se torna possível processar os dados de cada um dos clientes e dos processos pelos quais passaram.

Desta forma, uma IA é capaz de avaliar todos os dados coletados e desenvolver insights que possam ajudar o time de vendas a se tornarem mais eficientes, alcançando um maior número de vendas e mantendo o cliente fiel à empresa. É um processo de evolução contínuo em que o time de vendas pode aproveitar dos insights para adaptar suas desvantagens, e o que é necessário e se tornar mais assertivo.

Como implementar a inteligência artificial em vendas na minha empresa?

Sabendo de todo o potencial da inteligência artificial e de suas vantagens no processo de vendas de uma empresa, vamos agora dar uma olhada em como usar a inteligência artificial e nas principais formas de implementar uma IA em vendas, acompanhe com atenção:

Otimização do funil de vendas

O funil de vendas é uma parte vital em qualquer empresa, e existem diversos processos menores que se complementam e levam o lead até uma compra, tornando-se um cliente. São estes processos dentro do funil de vendas que podem ser automatizados para se tornarem mais eficientes e práticos para a empresa.

Uma inteligência artificial aplicada no funil de vendas pode criar processos mais eficientes que levem o lead para o próximo nível, analisando os dados coletados e segmentando de acordo com os padrões definidos pela empresa. Com a segmentação, até a comunicação com cada um dos grupos de leads incluídos no funil de vendas pode ser personalizada, aumentando as chances de venda.

Atendimento ao cliente

Um dos setores mais importantes de uma empresa é o seu atendimento, afinal, é neste momento que o seu cliente ou possível cliente discute dúvidas e problemas que devem ser solucionados para manter a reputação da empresa e a fidelidade do cliente.

Os chatbots não são uma novidade no mercado, já existem diversas soluções deste tipo que podem automatizar o atendimento ao definir os assuntos, responder dúvidas e encaminhar para o setor responsável automaticamente.

Mas, uma combinação dos chatbots com uma inteligência artificial pode ser poderosa, tornando o atendimento mais natural em termos gerais, eficiente e personalizado. É um dos exemplos de inteligência artificial em que a principal vantagem destes chatbots com IA é a sua naturalidade, quanto maior o tempo de operação, mais natural fica a comunicação da IA e o cliente pode nem perceber que está sendo atendido por uma máquina.


Gerenciamento das equipes

Um dos principais problemas enfrentados por empresas é a atuação em conjunto de diferentes setores, já que as informações desencontradas e discordância podem atrasar o crescimento da empresa. Para isso, existem algumas ferramentas de inteligência artificial que podem unificar o contato entre os setores, oferecendo dicas e melhorando a comunicação entre os colaboradores.

Desta forma, torna-se muito mais difícil que estes setores acabem não atuando de forma correta, principalmente os setores de marketing e de vendas, que devem sempre trabalhar em conjunto e com os mesmos objetivos.

Coleta e análise dos dados de clientes

Principalmente em grandes empresas, a coleta e a análise de dados é uma atividade muito complicada de ser feita manualmente, ao mesmo tempo que pode trazer diversos dados e padrões interessantes. É neste ponto que a inteligência artificial pode ser um grande divisor de águas, já que pode ser capaz de coletar, avaliar e cruzar os dados em busca de padrões de comportamento e oportunidades que o time de vendas pode utilizar.

Com uma ferramenta de IA completa e que possa fazer este tipo de atividade, o time de vendas estará mais preparado para se preocupar com o fechamento de vendas ou com a fidelização de clientes, fatores fundamentais para a sobrevivência a longo prazo de qualquer negócio.

Avaliação dos profissionais de vendas

Como já ficou claro, com os dados corretos, uma IA é capaz de fazer uma análise fina dos padrões e oferecer insights que possam tornar os processos mais eficientes. Em vendas, uma inteligência artificial pode analisar os resultados das equipes de vendas, identificar possíveis erros que estão sendo cometidos e indicar caminhos e estratégias que podem ser adotadas.

Isso inclui a capacitação dos vendedores ou até mesmo alguns hábitos de organização que, se adquiridos, podem tornar o setor de vendas mais eficiente.

Desvantagens da inteligência artificial

Como bons líderes e gerentes, é importante sempre observar todos os pontos, sejam positivos ou negativos, principalmente quando estamos falando sobre mudanças em processos vitais na empresa.

Por isso, também trouxemos algumas desvantagens da inteligência artificial, mas adiantamos que não superam as vantagens de aplicação, confira:

  • Custo de implementação e manutenção

Adquirir novas ferramentas e softwares para um negócio possui um custo que precisa ser avaliado de perto pelo líder. No caso da inteligência artificial, é necessário pensar na implementação e na manutenção deste tipo de tecnologia.

É necessário hardware e software atualizado, além de um profissional que entenda do assunto e possa configurar e fazer a manutenção necessária, uma desvantagem da inteligência artificial.

  • Tempo de aprendizado

Está claro que a inteligência artificial possui um poder de processamento impressionante, mas para que a IA esteja pronta para tomada de decisões e entregar insights eficazes, é necessário alimentar uma grande quantidade de dados e aguardar algum tempo para que a ferramenta possa processar tudo aquilo, identificando os padrões e chegando a conclusões assertivas, sendo uma das desvantagens da inteligência artificial.

  • Infraestrutura

Um dos fatores determinantes para o bom funcionamento de uma inteligência artificial é a infraestrutura por trás dela, por isso é uma das desvantagens da inteligência artificial. Partes importantes de infraestrutura que podem faltar e fazer com que a IA fique inoperante são energia e Internet, e esta dependência pode incomodar em determinadas situações.

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Perguntas frequentes sobre IA e vendas

Quais as vantagens e desvantagens da inteligência artificial?

As principais vantagens e desvantagens da inteligência artificial IA são:

  • Vantagens

  • Automatização de processos

  • Processamento de dados em massa

  • Desvantagens

  • Custo de implementação e manutenção

  • Infraestrutura necessária

Quais são as IAs mais usadas?

Podemos encontrar alguns diversos tipos de inteligência artificial disponíveis ou sendo desenvolvidas, mas os principais tipos são os seguintes:

  • IA reativa

  • IA de memória limitada

Como uma IA pode ser útil em um negócio?

Um bom software e/ou hardware de inteligência artificial pode facilitar processos através da automatização, pode processar uma grande quantidade de dados e cruzá-los para encontrar padrões e insights importantes, além de tornar os processos gerais e repetitivos de uma empresa mais eficientes e rápidos.

Desta forma, os colaboradores podem se preocupar com ações de cunho estratégico que terão maior impacto nos resultados da empresa, em vez dos processos repetitivos do dia-a-dia que serão responsabilidade da IA.

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