Inteligência artificial e empreendedorismo são duas áreas que têm se destacado nos últimos anos. Isso acontece porque o mercado está cada vez mais dinâmico, exigindo inovação para atender às demandas dos consumidores.
Neste artigo, vamos explicar a origem e os principais conceitos de inteligência artificial. Além disso, mostraremos quais ferramentas são úteis para implementar a tecnologia e falaremos sobre a inteligência artificial no futuro das empresas. Saiba mais a seguir.
Inteligência artificial é uma tecnologia que aprende e executa tarefas humanas por meio de treinamentos e repetições. Apesar de ainda não ser considerada verdadeiramente “inteligente”, ela consegue simular várias habilidades impressionantes.
Diferente dos robôs autônomos e conscientes dos filmes de ficção científica, a IA de hoje é voltada para resolver problemas específicos, como organizar dados complexos ou otimizar processos empresariais, sem ter consciência de si mesma.
Se você se interessa pelo mercado de inteligência artificial no Brasil e quer saber como empreendedorismo e inteligência artificial estão relacionados, conheça o Bitrix24 agora mesmo. É gratuito, e você pode começar a usar suas funcionalidades em minutos.
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ExperimentarO conceito de inteligência artificial é antigo. Foi criado nos anos 1950, quando os cientistas Walter Pitts e Warren McCulloch desenvolveram uma espécie de rede neural artificial inspirada nos neurônios humanos. Eles concluíram que essa rede poderia ser treinada para aprender e memorizar novos conceitos.
A ideia foi tão inovadora que inspirou outros pesquisadores. O famoso pai da computação, Alan Turing, logo propôs o Teste de Turing, que avaliava a capacidade de uma máquina de se passar por um humano, simulando uma conversa real.
Funciona da seguinte forma: um avaliador humano recebe anotações escritas por outro humano e por um computador. Sua tarefa é identificar quem é o responsável pelas respostas. Como os participantes precisam estar em salas diferentes, a única forma de julgar é por meio das anotações recebidas.
Se o computador consegue convencer o avaliador de que é humano, dizemos que ele passou no Teste de Turing. Esse método ainda hoje é usado como referência, sendo adaptado para comprovar a eficiência de uma inteligência artificial no mercado de trabalho e em outras áreas.
Quando alguém fala sobre inteligência artificial aplicada aos negócios ou sobre o mercado de inteligência artificial no Brasil, normalmente está se referindo a uma das IAs a seguir:
São sistemas que você usa diariamente, sem perceber que são IA. Esses sistemas não são totalmente adaptáveis ao usuário. Exemplos de inteligência artificial limitada incluem Siri, Alexa, Netflix e Spotify.
Essa IA é usada para criação e desenvolvimento de textos, imagens e sons. Ela pode completar frases, identificar padrões, orientar na navegação e gerar gráficos. Exemplos famosos são ChatGPT, Midjourney, Amper Music e Synthesia.
Seria um sistema que superaria a inteligência humana em diversas competências, conseguindo solucionar os principais problemas tecnológicos e sociais enfrentados atualmente. Essa IA poderia ajudar a prevenir e curar doenças consideradas incuráveis e colaborar na preservação dos recursos naturais, além de resolver questões que a física e a matemática ainda não desvendaram. Dessa forma, seria uma ferramenta essencial para impulsionar a exploração espacial e o desenvolvimento de novos dispositivos tecnológicos.
É comum ouvirmos esses três termos quando o assunto é inteligência artificial, mas é importante não confundir. Confira as diferenças abaixo:
IA significa inteligência artificial. É uma ferramenta inteligente que tenta imitar a habilidade humana na execução de tarefas simples ou complexas.
Machine Learning é uma área da IA que envolve o treinamento de sistemas para que possam responder de forma esperada, com base em padrões detectados nos dados.
Deep Learning faz parte do Machine Learning e utiliza redes neurais artificiais que trabalham com grandes volumes de dados, permitindo que o sistema aprenda padrões de forma autônoma e avançada.
Grande parte dos empreendedores é ousada e busca os melhores resultados com as ferramentas disponíveis, seja para vender mais, melhorar a reputação ou aumentar a eficiência da equipe. Mesmo para os gestores mais conservadores, não há escapatória: a inteligência artificial nas empresas já é uma realidade e impacta a vida de muitos profissionais.
Independentemente da área de atuação e do porte das empresas, a inteligência artificial já auxilia os seguintes setores no mercado de trabalho:
Marketing: criação de campanhas e tomadas de decisão em estratégias de médio e longo prazo.
RH: acompanhamento das jornadas de trabalho, controle de presença e execução de tarefas.
Financeiro: registros contábeis, pagamentos, recebimento de valores e auditoria de dados.
Atendimento: suporte ao cliente com dados atualizados, orientando o cliente de forma personalizada.
Vendas: registro de pedidos e acompanhamento das etapas do perfil de vendas.
TI: desenvolvimento de sistemas, sites e segurança virtual.
Se você deseja automatizar processos, o primeiro passo é definir o que quer alcançar com a implementação e quais setores utilizarão os novos recursos. Depois disso, pesquise sobre as soluções de inteligência artificial disponíveis no mercado brasileiro.
Escolha uma ferramenta que possa ser testada antes da contratação e seja compatível com outras que você já utiliza, como o Bitrix24, por exemplo. Dessa forma, você garante que as funcionalidades atenderão à sua empresa da maneira desejada.
Confira alguns sistemas de CRM, gerenciadores de tarefas e de comunicação que podem integrar inteligência artificial aos seus negócios:
Sistema multiplataforma com soluções em marketing, vendas, RH e suporte. Oferece funcionalidades gratuitas para você experimentar e, quando desejar recursos premium, os valores são fixos, sem surpresas na fatura do cartão.
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ExperimentarOrganiza e centraliza informações em uma só plataforma, ajudando equipes na definição de funis de vendas. Porém, alguns usuários relatam limitações em certos recursos nos planos mais acessíveis.
Sistema que gera métricas de clientes e leads, entregando relatórios personalizados. Destaca-se por ser uma plataforma nacional, mas não possui integração com todos os serviços, como RH, por exemplo.
Ferramenta que oferece inteligência preditiva e generativa em vendas, integrando marketing e vendas. Pode não ser ideal para pequenas empresas devido ao custo inicial e pode exigir treinamento para uma navegação eficiente.
Inclui automação de vendas, helpdesk e permite a criação de pesquisas e feedbacks de clientes. No entanto, muitos usuários acham a ferramenta pouco intuitiva devido às várias opções de personalização.
CRM de vendas com sistema de IA e BI preditivo, útil para planejamento e análise. Contudo, sua navegação pode ser difícil sem treinamento prévio, sendo recomendável para usuários com afinidade em tecnologia.
CRM para automação de campanhas de marketing, capaz de melhorar a experiência do cliente. Possui muitos recursos, mas algumas funcionalidades são limitadas em comparação a outros CRMs concorrentes.
Sistema automatizado de suporte ao cliente, com várias configurações para personalização dos atendimentos. Sua desvantagem é o preço, que pode ser elevado para microempreendedores.
Software interativo de comunicação, amplamente utilizado por empresas de todos os portes, com atendimentos automatizados por IA. Sua desvantagem é que nem todos os clientes preferem ser atendidos por meio da ferramenta.
Se você ainda tem dúvidas sobre a integração de IA, podemos exemplificar sua aplicação nas empresas, com base em nossa própria experiência e percepções após implementá-la.
Ao integrar IA ao nosso CRM, solicitamos que a empresa americana de pesquisa de mercado McKinsey & Company analisasse o impacto entre nossos usuários. Os resultados foram surpreendentes: descobrimos que nossos clientes experimentaram um aumento de até 50% na quantidade de leads após a implementação de IA. Além disso, o estudo revelou dados gerais, mencionando que a inteligência artificial movimentará mais de $1,1 trilhão até o final de 2024, mostrando sua relevância para o mercado financeiro global de forma inédita. A inteligência artificial será uma realidade indispensável para as empresas no futuro.
Segundo um estudo da IDC, o mercado de inteligência artificial na América Latina tem crescido rapidamente, com um aumento projetado de 30% ao ano nos investimentos até 2025. Esse avanço demonstra o potencial da IA para transformar operações e estratégias de negócios na região, especialmente em setores como saúde, finanças e varejo.
Após 2020, com a necessidade de aderir rapidamente ao trabalho remoto, ficou evidente o quanto a tecnologia pode contribuir. Com o avanço da IA, é provável que ela faça parte da rotina de um número cada vez maior de pessoas.
A IA permite personalizar o contato com o cliente de forma única, analisando seu histórico e prevendo de forma probabilística o que ele deseja. Assim, o sistema pode orientar o cliente em situações simples e direcioná-lo para o contato adequado quando necessário.
A IA facilita a rotina dos colaboradores ao automatizar tarefas tediosas. Além de otimizar a rotina, a automação ajuda a identificar e reduzir erros na empresa, permitindo resolver problemas rapidamente e alinhar procedimentos com agilidade.
Com o investimento em IA, os funcionários ganham tempo para executar mais tarefas. O sistema torna a equipe mais eficiente e contribui para a redução de custos operacionais, minimizando a necessidade de novas contratações para atender a demanda.
Ao delegar tarefas repetitivas e monótonas para o sistema, colaboradores e líderes podem aproveitar o tempo economizado para desenvolver habilidades interpessoais e fortalecer o relacionamento com clientes e colegas. Essa redistribuição do tempo permite que os funcionários se concentrem em atividades de maior valor, como a resolução de problemas complexos e o atendimento ao cliente com um toque mais humanizado, impactando diretamente a produtividade e a qualidade do serviço.
Com a automação dos registros de informações, os colaboradores podem deixar de lado tarefas repetitivas e administrativas e concentrar-se em atividades estratégicas, criativas e que exigem habilidades analíticas. Essa mudança na rotina de trabalho pode melhorar a motivação, pois os colaboradores passam a utilizar melhor suas competências e talentos para gerar valor real para a empresa.
A tecnologia organiza dados com eficiência, registrando todos os pontos de contato. Isso facilita o atendimento, vendas e o acompanhamento de toda a jornada do cliente, incluindo pedidos e registros de reclamações, além de converter potenciais leads em clientes. Com sistemas integrados com IA:
O cliente evita repetir informações.
O atendente tem mais tempo para um atendimento humanizado.
Os dados dos clientes são sempre atualizados.
Dúvidas simples podem ser resolvidas sem a necessidade de contato direto com um atendente.
Não é necessário preocupar-se com o registro manual de informações.
A IA permite observar tendências de público, auxiliando na criação e adaptação de campanhas de marketing e conteúdos ao mercado, atraindo novos consumidores.
Além disso, é possível analisar a produtividade dos funcionários e tomar decisões informadas. Esses softwares ajudam a identificar gargalos e as dificuldades que afetam as operações.
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ExperimentarAgora que você viu como o uso da inteligência artificial pode ajudar na tomada de decisões, no gerenciamento da cadeia de suprimentos, na análise de dados e na redução de custos operacionais, experimente o Bitrix24 e descubra como essa plataforma pode transformar a sua empresa. Ao se cadastrar no site, você e sua equipe terão acesso a um conjunto de soluções que irão aumentar ainda mais a produtividade. Nosso software online oferece:
CRM com cadastro ilimitado
Gerenciador de tarefas para organização e acompanhamento de projetos
Sistema de gestão de dados para suporte à tomada de decisão
Funcionalidades de comunicação interna, como bate-papo e videoconferência
Integração com e-mail, redes sociais e mensageiros instantâneos
Contact center e transcrição de chamadas para agilizar negociações e atendimentos
Sistema de automação de vendas, liberando a equipe para focar em argumentação estratégica
Ferramentas de RH, incluindo controle de ponto e acompanhamento de frequência e produtividade
Geração de faturas e orçamentos
Criação de sites e lojas virtuais
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