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O que é a cultura de uma equipe? 7 segredos para construir uma equipe forte no local de trabalho

Ariane Jaeger
28 de abril de 2023
Última atualização: 23 de outubro de 2024

Com a imensidão de profissionais procurando por uma vaga no mercado de trabalho, montar um time não é difícil. O que é realmente complexo é compor uma equipe excepcional – que compartilha a missão, a visão e os valores e luta pelo sucesso coletivo do negócio.

Assim, a cultura de equipe vai além de ter um grupo de trabalho que se reúne, algumas vezes, após o expediente. Com raízes muito mais profundas, ela reflete os comportamentos, as comunicações e as dinâmicas internas como um todo – moldando o ambiente de trabalho e refletindo os valores partilhados naquela organização.

De fato, construir uma cultura de trabalho forte exige muito planejamento e paciência, mas existem alguns segredos compartilhados por especialistas que mostram que é possível atingi-la com muito mais facilidade. Descubra tudo neste artigo e siga para a parte prática!

Como criar uma cultura de trabalho forte? Os 7 segredos reunidos em apenas um lugar!

Ter uma cultura de trabalho forte é poder influenciar o comportamento de outros colaboradores continuamente – e os valores e condutas compartilhados por tal cultura refletem, diretamente, sobre a rotina de determinada equipe. Que, claramente, tende a caminhar em conjunto no mesmo trajeto – visando processos bem-sucedidos.

Por isso, no ambiente de trabalho, ficar longe de uma cultura fraca é o alvo de muitas organizações. Afinal, quando isso é atingido, há espaço aberto para a inovação, as metas se tornam mais desafiadoras – e alcançáveis, melhora-se o engajamento e evita-se perder talentos incríveis para a concorrência. Fora muitas outras vantagens, como reforçar os valores da marca e melhorar o seu posicionamento global.


Por sorte, é possível atingir tal feito ao colocar algumas dicas em prática. Saiba como construir uma cultura de equipe relevante com os segredos listados a seguir:

1. Ter ciência do tipo de cultura organizacional aplicado no negócio

Para poder criar uma cultura de equipe forte, é preciso saber qual é o tipo de cultura organizacional vigente na sua empresa. O que é mais valorizado: a hierarquia entre os cargos? As pessoas? Os papéis? Ou os resultados?

Para tal, observe no dia a dia:

  • O comportamento dos líderes e dos colaboradores – sobretudo atuando em conjunto;
  • O relacionamento interpessoal geral;
  • Os princípios que guiam as condutas no ambiente de trabalho.

Além disso, questione-se sobre quais princípios são importantes na organização em termos de visão, missão e valores. Assim, será possível visualizar quais dinâmicas estão presentes no ambiente de trabalho para se conscientizar do que será preciso reforçar ou construir – caso ainda não tenha sido feito.

Lembrando que, até é possível que você atue com um mix de dois tipos culturais, por exemplo. Ainda assim, identificá-los é fundamental para traçar estratégias que intensifiquem a criação da cultura de equipe almejada.

2. Estimular um senso colaborativo único entre o time de trabalho

Se você quer ter uma cultura de equipe forte, precisa gerar dinâmicas que inventivam, de fato, a criação de um time. Afinal, é preciso ter a energia ideal para que as coisas aconteçam em plena sintonia – refletindo no fato de que todos colaboram mutuamente e caminham em prol dos mesmos resultados.

Reuniões frequentes, atividades de team building, canais comunicativos comuns, redes sociais internas e treinamentos em conjunto são exemplos de ações responsáveis por relembrar os comportamentos visados entre o time e reforçar os valores que o permeiam. Promover mentorias e programas de liderança entre diferentes membros também pode ser viável para incentivar tais alvos.

Fora isso, lembre-se de criar valores compartilhados entre tais indivíduos, de modo que eles tenham onde se direcionar e possam se motivar em prol de tais princípios – agindo em conjunto sempre, como o esperado. Neste caso, tenha em mente, apenas, que tais valores podem mudar de tempos em tempos – e não há problema algum em se atualizar, rever e comunicar isso aos envolvidos. Só tenha em mente é que mantê-los unidos colaborando, a partir da consistência, é um dos grandes segredos do sucesso. 

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3. Redobrar a atenção no processo de contratação e cuidar do onboarding de novos colaboradores

Quando o assunto é a cultura de equipe, uma série de problemas podem ser evitados, simplesmente, ao prestar mais atenção nos processos de recrutamento e seleção. Pois, se o seu propósito é criar uma cultura de trabalho em equipe forte, por que contratar profissionais que não vão de encontro aos valores que são partilhados pela organização?

Crie uma equipe de trabalho muito mais forte e direcionada escolhendo os indivíduos certos – na medida do possível – para compor tal time. Não saia escolhendo qualquer currículo, desesperadamente, apenas para cobrir uma vaga. Até porque, fazendo isso, você pode estar aumentando as suas taxas de rotatividade – e ficando aquém do propósito almejado. Fora a perda de recursos em novos processos frequentes, lógico.

Ao invés disso, dedique-se atentamente ao processo de contratação, elegendo pessoas que estejam alinhadas aos valores e aos comportamentos praticados na organização. Fora isso, o departamento de RH também deve atuar junto aos líderes a fim de garantir que o onboarding deste novo funcionário ocorra da maneira mais bem-sucedida possível, colaborando para o fortalecimento do relacionamento geral. Juntas, a contratação ideal e a integração perfeita poderão agregar muito mais sucesso ao processo como um todo – gerando culturas fortes e melhores expectativas para o futuro.

4. Atuar com verdadeiros líderes para criar uma cultura de equipe forte

Não é viável contar com chefes ao estabelecer uma cultura de trabalho em equipe. Se este é o objetivo da sua empresa, saiba que é preciso ter líderes comandando os grupos de trabalho – aqueles profissionais que realmente guiam e inspiram os demais, e não o contrário.

Longe do autoritarismo, os líderes influenciam o comportamento do time – do ponto de vista positivo, claro – e direcionam o trabalho em grupo com eficiência, motivação e produtividade máximas. Eles são acessíveis, agem com empatia, sabem ouvir o próximo de forma ativa e instigam para que todos façam o mesmo – seguindo rumo aos mesmos objetivos. Treine os superiores para agirem como tal, jamais menosprezando o poder de tal aplicação prática.

5. Promover relacionamentos transparentes e focar na confiança mútua

Fica muito difícil gerar e cultivar uma cultura de equipe forte quando a transparência não é estimulada e a confiança não é construída em meio a este grupo de indivíduos. Afinal, como ter dinâmicas comuns, rituais e engajamento dos funcionários quando eles nem sequer conseguem conviver com clareza e confiança entre si? Consequentemente, garanta que a cultura do trabalho em equipe da sua empresa reflita isso, incentivando a transparência em toda e qualquer interação rotineira.

Mostre o quanto é importante que eles colaborem em conjunto para garantir o sucesso individual e coletivo e como o respeito mútuo e a nutrição de laços pode fazê-los ir além. Para nutrir a confiança, ainda, crie uma cultura de feedbacks genuínos – quaisquer que forem os seus papéis, realize sessões junto às equipes executivas (de tempos em tempos) e compartilhe o panorama das situações coletivas.

Começar com a transparência partindo de si como gestor ou líder é a chave – e isso é conseguido ao expor as metas e objetivos da equipe, a influência de fatores internos e externos, por exemplo, e a falar sobre as informações corporativas relevantes para o caso.

6. Dividir as responsabilidades e instigar a participação de todos

Reforçar a cultura organizacional não é uma tarefa feita da noite para o dia – tudo precisa ser planejado com clareza e deve ser feito com cuidado. Pensando na cultura de equipe de modo particular, sempre vale a pena arquitetar os processos pensando em atribuir responsabilidades para todos os envolvidos – fazendo-os sentir que fazem parte e compõem aquela engrenagem em pleno andamento.

Quando as pessoas são dotadas de autonomia para colocar em prática o seu melhor potencial, o trabalho em equipe flui, se torna mais prazeroso e gera melhores resultados. Todos se sentem mais valiosos, dão o seu melhor e contribuem como um todo – e o time e a empresa só têm a ganhar com isso.

Uma das chaves está em atingir a autoridade compartilhada – a partir de responsabilidades entre os participantes da equipe. Quando cada um coordena, ainda que infimamente, algum processo ou etapa sobre o qual entende, surge mais eficiência ao atingir missões conjuntas.

Assim, até quem não possui um cargo de liderança tem o seu lugar especial e particular – e isso se mostra importantíssimo para os times ao gerenciar tarefas e projetos do dia a dia. Sem contar que estimula, em paralelo, o senso de pertencimento e gera motivação frequente, o que é elementar para manter talentos nos dias atuais.

7. Saber fazer a gestão da equipe priorizando sempre os valores compartilhados

Para uma equipe de trabalho que cultiva uma cultura forte, a missão, a visão e os valores são fundamentais – e devem ser compartilhados entre o time. Caso contrário, torna-se muito complexo influenciar pelo exemplo e seguir padrões de comportamento bem definidos – o que é o desejado.

Portanto, durante o processo de gestão de pessoas, os líderes podem ter que tomar decisões importantes de modo a colocar tal prioridade no seu devido lugar. Por exemplo: se um membro da equipe não estiver mais se encaixando em termos de comportamento, provavelmente, não vale mais a pena tê-lo neste time. E, neste caso, não há espaço para que os superiores sejam flexíveis e abram brechas para problemas futuros e perda de credibilidade.

Além de tudo, isso não se aplica apenas ao trabalho em grupo em si. Já que, por vezes, nutrir uma cultura forte requer rever as parcerias já estabelecidas – seja com fornecedores ou mesmo os clientes, algumas soluções que são ofertadas e, quem sabe, até certos lançamentos de mercado. O segredo por trás de tudo é compreender que a cultura da equipe e da empresa refletem o que ela quer repassar de valor ao mercado – e é preciso ter muito cuidado com tal imagem ao pensar no reconhecimento desta marca.


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Perguntas frequentes

O que é a cultura de uma equipe?

A cultura de uma equipe é o conjunto de crenças, valores e expectativas compartilhadas por um grupo de trabalho – o que acaba refletindo não apenas no ambiente físico, como também no aspecto psicológico e emocional sobre o qual tais indivíduos trabalham. 

Como criar uma cultura de trabalho em equipe?

Para criar uma cultura de trabalho em equipe:

  • Estimule a confiança entre os membros do time;
  • Foque na colaboração mútua;
  • Instigue o diálogo, a escuta ativa e a empatia;
  • Trabalhe com um bom líder;
  • Crie um ambiente laboral aberto a todos e igualitário;
  • Recompense o trabalho em conjunto continuamente.

O que define uma boa equipe?

Uma boa equipe é definida pela união entre pessoas que estão motivadas e que se unem adequadamente a fim de cumprir com os objetivos corporativos. Respeito mútuo, bons atributos comunicativos e adaptabilidade são alguns dos aspectos observados em tais grupos de trabalho. 

Quais são os benefícios de uma cultura organizacional forte?

Os benefícios de uma cultura organizacional forte são: 

  • Maior facilidade no processo de recrutamento;
  • Melhor reputação para a marca;
  • Maior influência interna; 
  • Mais retenção de funcionários;
  • Auxílio para a tomada de decisão;
  • Melhores índices de produtividade e de receita;
  • Construção de melhores relacionamentos ao longo do tempo.

Quais são os tipos de cultura organizacional?

Existem quatro tipos de cultura organizacional, sendo eles:

  1. A cultura de poder – cujo modelo está voltado para a liderança; 
  2. A cultura de tarefas – foca-se no problema, nos recursos e na performance; 
  3. A cultura de papéis – baseada no organograma e nos papéis dos colaboradores;
  4. A cultura de pessoas – o foco está na valorização da equipe e dos funcionários. 
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