Mesmo que você não se interesse por futebol, com certeza já ouviu falar de times que reuniram grandes craques, mas no final não obtiveram grandes resultados. Além de uma possível má gestão, o mais comum é que ali falte, exatamente, as soft skills.
Sua empresa não precisa apenas de especialistas, mas de profissionais que possam contribuir com habilidades para além das técnicas. Por isso, nesse texto, oferecemos um guia para desenvolver soft skills tanto individualmente, quanto coletivamente. Vamos começar por uma definição e por 15 exemplos dessas características.
Como já começamos a descrever acima, uma soft skill é definida por uma habilidade que pode ser utilizada no trabalho, mas não é, a princípio, diretamente ligada a uma especialização técnica. Vamos a dois exemplos:
No mundo da programação e TI, por exemplo, é comum encontrar profissionais com um conhecimento técnico enorme. Entretanto, nos primeiros contatos, já se percebe uma dificuldade de comunicação, por exemplo. E isso não diz respeito a uma simples timidez, mas a própria transmissão das vontades, preferências e opiniões.
Existem profissionais e colaboradores que podem possuir habilidades sociais e técnicas excelentes, por exemplo. Entretanto, são incapazes de gerir o próprio tempo ou resolver problemas. Essas também são parte das soft skills.
Essas questões não precisam ser um fator imediato de eliminação, é claro. A grande questão é que essas habilidades também podem ser treinadas. Antes de falarmos mais sobre isso, vamos entender melhor a importância das soft skills e exemplos práticos dessas habilidades.
Mais de um em cada três profissionais de recursos humanos e recrutamento opinam que as soft skills dos candidatos pioraram nos últimos anos. A mesma pesquisa desse indicador concluiu que 94% destes profissionais veem mais chances de promoção a cargos de liderança em pessoas com maiores soft skills, mesmo que tenham menos anos de experiência que outros colaboradores.
Ou seja, essa é uma habilidade que continua crucial e que, ao menos na visão dessa pesquisa, é mais difícil de encontrar. Quem desenvolve soft skills, automaticamente se destaca no mercado. Além disso, profissionais com melhores habilidades desse tipo trazem para a empresa:
Maiores taxas de atração e retenção de clientes – além de um atendimento mais qualificado, as soft skills compartilhadas dentro de uma equipe refletem para quem está fora dela.
Taxa de retenção de colaboradores – notoriamente, pessoas que se comunicam, interagem e trabalham de uma maneira melhor, gerarão um ambiente em que qualquer um deseje estar.
Produtividade maior – evidentemente, todas as habilidades comportamentais e sociais trarão mais resultados direitos para o trabalho. Pessoas produtivas não tem apenas uma boa capacidade técnica.
Feitas essas observações, vamos aos exemplos de soft skills. Quais as características e competências fundamentais no ambiente de trabalho?
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EXPERIMENTE AGORAVeja uma descrição rápida de cada soft skill. Cada equipe e líder terão seus pontos de vista e procurarão priorizar algumas em detrimento de outras, é claro. Após isso, confira como otimizar o desenvolvimento de soft skills na sua carreira e em uma estrutura organizacional.
Defendida por muitas pessoas (incluindo o famoso escritor e psicólogo Daniel Goleman) como a principal habilidade para o sucesso, a inteligência emocional significa o que o próprio nome diz. É a capacidade de lidar com as próprias emoções de forma saudável.
Isso envolve a percepção, comunicação e regulação delas. Para isso, é importante praticar a auto-observação, envolvendo também o autoconhecimento.
Perceber as próprias emoções e também as dos outros. Apesar de tecnicamente ser impossível "colocar-se no lugar do outro", podemos acessar parte das experiências de outras pessoas observando, imaginando e conversando com elas. Um excelente exercício para praticar no trabalho e na vida pessoal.
Um conceito com várias explicações e classificações. Existem vários tipos de liderança, mas, resumidamente, é a capacidade de inspirar e mobilizar o comportamento de outras pessoas. Obs.: não é uma habilidade importante apenas para gestores.
A proatividade não envolve apenas reagir ativamente diante das situações e problemas. Também é a habilidade de enxergar e propor possíveis melhorias em processos de trabalho. Um profissional proativo torna-se um grande parceiro do gestor, inspira toda a equipe e faz a diferença.
Negócios de sucesso são feitos de experiências de sucesso, mas também de fracasso. O quanto você é capaz de se adaptar e sustentar o trabalho diante de um cenário adverso? Uma personalidade resiliente é uma das principais soft skills.
O que te inspira e te move no ambiente de trabalho? Ter motivação fica mais fácil quando se gosta daquilo que se faz. Entretanto, é uma capacidade que pode ser construída com ajuda de outras soft skills, como a própria disciplina.
Um trabalho com resultados positivos não é apenas uma questão de ter habilidades, mas de confiar nelas. A confiança é uma soft skill que pode ser desenvolvida não só no ambiente profissional, mas através de outras experiências de vida.
Essa já não é uma habilidade intrapessoal ou interpessoal, embora envolva esses elementos. Cada um tem seus métodos para administrar o próprio tempo. Porém, conhecer mais sobre a habilidade de gestão do tempo pode ser fundamental e ser a soft skill que está faltando para o seu próximo nível.
Nada de vangloriar o excesso de trabalho, embora ele aconteça em alguns momentos. A questão de trabalhar sob pressão envolve conseguir manejar diferentes tarefas e expectativas de resultados. Em alguns setores, a competição é grande. Por isso, para trabalhar sob pressão melhor, desenvolver todos os tipos de estudo, conhecimento e outras soft skills é útil.
Embora algumas empresas demandem mais trabalho em equipe em comparação a outras, em algum momento, essa soft skill será necessária. Para trabalhar bem em equipe, é importante ter habilidades, como escutar o outro, conseguir abdicar das próprias formas de agir e pensar, saber ouvir não, e muitas outras características que se desmembram disso.
É uma habilidade importante nas relações humanas e também em uma rotina de trabalho. Conseguir aceitar e pensar em mudanças que contrariam um planejamento prévio é uma das soft skills mais importantes. Felizmente, a flexibilidade está entre as características que podem ser aprendidas. E, convenhamos, a própria vida vai nos ensinando a construí-la. É bem provável que, em algum momento, isso faça diferença.
A escrita está no conjunto das soft skills de comunicação, entretanto, vale ressaltá-la. Para alguns profissionais, ela é ainda mais importante. Você é capaz de se comunicar bem dessa maneira em português e/ou outros idiomas necessários para o seu trabalho?
A ética é uma questão fundamental no mercado de trabalho. Profissionais que agem eticamente são bem mais valorizados. Embora isso pareça uma questão óbvia para muitos, a verdade é que, em alguns momentos, embaralhamo-nos com decisões que envolvem a ética. Decisões mais éticas consideram aspectos como justiça, senso de comunidade e outros fatores.
Se a inteligência artificial já vem assumindo o papel das tarefas repetitivas, um ser humano que opera como uma máquina fará cada vez menos falta. Por isso, a criatividade com certeza é uma das soft skills mais importantes para o presente e futuro. Uma pessoa criativa gera mais inovação e pode colocar empresas na trilha do sucesso.
A comunicação é uma das principais soft skills que um profissional precisa aplicar em seu trabalho. É com certeza uma habilidade construída com a prática e o tempo. Para se comunicar bem e assertivamente, é importante:
Saber escutar – antes de responder ou mesmo pensar em respostas.
Observar as próprias emoções.
Identificar pensamentos e o motivo deles.
Ao se expressar, fazer isso com atenção.
Perceber o efeito da sua comunicação no outro.
Colher feedbacks constantes e ser capaz de aceitá-los também.
Agora, veja como desenvolver soft skills na sua vida profissional e na sua empresa. Apresentaremos dicas em cada um desses contextos.
Se você deseja aprimorar as suas soft skills, essas são as dicas mais importantes que reunimos:
Busque o autoconhecimento e autorreflexão. Separe momentos antes, durante e após o trabalho para pensar sobre sua forma de agir, pensar e sentir.
Busque treinamentos, cursos e livros. Tipos diferentes de conteúdo e prática podem ser importantes.
Pratique aceitar, oferecer e receber feedbacks.
Tente se comunicar mais e busque o trabalho em equipe.
Não apenas no trabalho, mas também fora dele, suas relações contam bastante. Todo repertório e tipo de conhecimento é válido para desenvolver soft skills melhores.
Observe e aprenda com outras pessoas.
Para facilitar o desenvolvimento de soft skills em colegas e colaboradores, há uma série de práticas organizacionais importantes:
As dicas acima são válidas, é claro. Incentivar a comunicação, a cultura do feedback e o trabalho em equipe pode ser importante. Com o trabalho em equipe, em especial, toda a interação dos colaboradores é intensificada e cada um pode contribuir da sua forma para o aprendizado de todos.
Treinamento e desenvolvimento – essas práticas são excelentes para um aprendizado técnico, mas também servem para as soft skills. Busque treinar seus profissionais e desenvolvê-los. Você estará construindo uma relação em que todos ganham.
Atividades diversas – palestras, workshops, dinâmicas e muitas outras atividades incentivam o desenvolvimento de habilidades comportamentais e sociais.
Buscar, manter e selecionar candidatos com experiência e currículo mais ricos em soft skills. Capriche na avaliação dessas habilidades no processo seletivo e entrevista de emprego.
Avaliação de desempenho – uma prática importante em empresas que pode incluir a avaliação das soft skills de um profissional e como elas vêm se modificando ao longo do tempo.
Valorizar o conflito como forma de crescimento. Construir uma cultura organizacional que lide com conflitos interpessoais como um degrau crucial para o sucesso.
Na introdução, definimos as soft skills como as competências não exatamente atreladas ao conhecimento técnico de uma função. As hard skills, por sua vez, são exatamente as habilidades que abarcam essa capacidade profissional mais técnica simples assim. Elas são desenvolvidas desde a educação formal e continuam, obviamente, sendo habilidades fundamentais. Combine essas duas categorias de skills e verá bons resultados no seu trabalho e ambiente profissional.
Esse texto foi um ponto de partida para você melhorar as suas soft skills. Definimos o que são e quais são as principais habilidades dessa categoria. Muito além das qualidades técnicas, há diversas características fundamentais para o sucesso das organizações.
O lado positivo é que, assim como o conhecimento técnico, elas também podem ser aprendidas. Por isso, agora a tarefa é sua: identifique as habilidades que você já tem e aquelas que lhe faltam. Em seguida, encontre uma boa maneira para implementá-las e obter resultados ainda melhores.
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EXPERIMENTE AGORAAs soft skills são um conjunto de habilidades comportamentais e sociais que não são necessariamente atreladas a uma função ou trabalho. Entretanto, elas continuam fundamentais e devem ser avaliadas e consideradas em qualquer empresa.
Há uma tradução comum para soft skills como "habilidades interpessoais". Entretanto, também acrescentaríamos as habilidades "intrapessoais" nesse pacote. Isso quer dizer que essas são habilidades para lidar melhor com outras pessoas, você mesmo e com suas atividades diárias.
Há vários métodos para desenvolver soft skills. Cada uma dessas habilidades pode ser aprimorada de uma forma. Porém, praticando a autorreflexão, comunicação, observação e buscando conhecimento, provavelmente você conseguirá aumentar mais de uma dessas características.
Ter habilidades sociais é ser capaz de interagir bem com outras pessoas. Isso envolve o desenvolvimento de habilidades como comunicação, empatia, educação e outras características, como as soft skills. Leia o texto na íntegra para entender melhor.
A diferença é muito simples. As hard skills são as clássicas habilidades utilizadas em um trabalho, exigindo especialização técnica. Já as soft skills são habilidades secundárias, que estão no background, mas que são fundamentais para um profissional realmente qualificado.
Em nosso texto, definimos 15 exemplos de soft skills, embora existam mais habilidades além delas. Algumas são: inteligência emocional, liderança, proatividade, resiliência, motivação, trabalho em equipe, flexibilidade, criatividade e comunicação assertiva.