A comunicação estratégica é um planejamento e maneira de posicionamento de uma empresa ou instituição diante de seus interlocutores. E, como qualquer estratégia, envolve a definição de objetivos, metas e uma maneira de atingi-los. Esse tipo de comunicação se destaca também por ser fundamental em todos os setores, incluindo instituições públicas, personalidades populares, chefes de Estado, organizações e claro, empresas que desejam melhores resultados.
Assim sendo, a construção de um bom plano de comunicação, mais cedo ou mais tarde, será essencial para você. Por isso, hoje apresentamos 8 dicas essenciais para a comunicação estratégica de uma empresa, incluindo exemplos práticos.
Como diria o cineasta e poeta Alejandro Jodorowsky: "entre o que eu penso, o que quero dizer, o que digo e o que você ouve, o que você quer ouvir e o que você acha que entendeu, há um abismo." Mostrando a lacuna em qualquer comunicação interpessoal, o renomado artista mostra algo que acontece não apenas entre as pessoas, mas claro, entre empresas e pessoas, ou empresas e empresas.
Nesse sentido, a estratégia de comunicação surge como uma forma potente para refinar cada aspecto nesse caminho que a mensagem trilha desde os primeiros pensamentos até a sua entrega efetiva. Ela envolve elementos linguísticos, visuais, do marketing, relações públicas, administração e até mesmo de outras áreas. De alguma forma, ela está sim relacionada a uma estratégia de marketing, entretanto, podemos categorizá-la como algo anterior e mais profundo que isso. Mas, isso não quer dizer que deixe de ser simples.
A importância da comunicação estratégica não se resume apenas a melhores resultados para a empresa, embora isso já seja um excelente motivo para investir nela. Veja outros benefícios da aplicação desse processo:
Constrói uma expressão mais autêntica, fortalecendo o relacionamento com os clientes e investidores certos;
Torna a imagem da marca mais consistente em diferentes canais e ocasiões, gerando confiança;
Traz mais engajamento, pois cada conteúdo e comunicação irá transmitir um valor, algo importante, que automaticamente se conecta com o público-alvo;
Quando aplicada no ambiente interno da empresa, pode melhorar o ambiente de trabalho, bem como facilitar a criação ou a transmissão da cultura organizacional.
Porém, mais do que trazer vantagens, a comunicação estratégica pode ser aquilo que salvará uma empresa de uma grande crise. Seja por mensagens mal interpretadas ou mal transmitidas ou pelas simples mudanças que o mercado constantemente traz, crises podem ser geradas. E, o que garante uma boa confiança, em qualquer relação? Uma comunicação estratégica e eficaz!
Além disso, no momento em que for lançar novos produtos ou reposicionar sua imagem no mercado, por exemplo, a boa comunicação pode garantir que o negócio não perca valor e siga por um fluxo mais suave, se adaptando rapidamente às mudanças que advém disso.
Agora, reunimos os pontos-chave para que suas estratégias de comunicação funcionem da melhor forma possível. A partir daqui, será possível pensar nos seus próximos passos de forma concisa. Confira melhor a seguir.
A identidade, valores, missão e visão da empresa estão realmente bem definidos? Antes de aprender a se comunicar, uma criança sempre precisa construir pelo menos uma parte da sua imagem. Para as empresas, a lógica é semelhante. Evidentemente, isso é algo que vai mudando com o tempo, mas é fundamental ter ideias e pressuposições básicas que sustentam sua marca para poder transmiti-las em sua mensagem. Por último, tenha certeza que a identidade da sua empresa é única no mercado antes de continuar.
Você deve saber onde está antes de dar o próximo passo, é claro. Para isso, faça uma pesquisa antes de começar a definir sua estratégia. Avalie métricas e busque feedbacks do público-alvo e clientes, aplicando estratégias como a escuta social.
Analise também o mercado e claro, continue a avaliar tudo isso durante a aplicação da comunicação estratégica. Com os estudos iniciais, veja qual público-alvo deseja atingir, seja internamente ou externamente à empresa e pense nas suas metas. Construa etapas e objetivos de curto e longo prazo, que podem ser alguns como:
Expandir a empresa no mercado;
Divulgar um produto;
Reposicionar e reformular a imagem da marca;
Aplicar um cobranding.
Por último, não importa apenas saber o que você pode e deseja comunicar, mas também qual tema interessa ao público. O que eles desejam saber, e na sequência, como transmitir o que você quer diante daquilo que eles precisam?
Cada público e objetivo pode exigir um diferente tipo de canal, que pode ser e-mail, redes sociais, blogs, anúncios, materiais educativos e diversas outras formas. Além disso, para economizar tempo e dinheiro, ferramentas de automação de marketing, comunicação e CRM podem ter um papel diferencial. Um dos exemplos é o Bitrix24, que reúne tudo isso em um só software, e ainda de maneira gratuita.
O software de gestão empresarial do Bitrix24 te ajuda a construir uma comunicação clara e eficiente para impulsionar o posicionamento da sua empresa.
EXPERIMENTE AGORAApós definir os canais, é momento de investir no conteúdo, partindo desde o texto até a identidade visual. É fundamental garantir que sua marca veste a roupa certa para o mercado e para o público com que se comunicará. Em alguns contextos, um foco na comunicação estratégica não verbal pode ser mais interessante que a verbal, por exemplo. Além disso, pensar nas técnicas de comunicação é um dos aspectos mais importantes. Isso vai desde a escolha das palavras e linguagem corretas até a aplicação dos princípios da comunicação, design e copywriting.
O papel da comunicação estratégica, sobretudo para um negócio, é garantir que os dados mostrem resultados positivos e concretos. Mas, sobretudo nos dias atuais, esse não pode ser o único objetivo. Como sua mensagem realmente impactará as pessoas? Qual contribuição você pode transmitir para o seu público, sejam colaboradores da empresa, clientes ou leads? Comunicar-se com eficácia também é entregar algo que realmente tenha valor para os outros.
Você não precisa ir logo ao campo de batalha com várias mensagens. Por isso, nunca se esqueça de testar suas comunicações com um grupo menor de pessoas, ou segmente o público em testes como o A/B para descobrir qual linguagem e conjunto de informações foi mais interessante.
Mantenha o mercado em mente e continue o rastreando com sucesso. A reputação da sua marca também depende do seu entorno. Algumas mudanças em práticas e preferências podem acabar tornado sua comunicação ultrapassada. Com isso, uma crise, muitas vezes sem precedentes, pode acabar sendo instalada.
Nesse sentido, observar e entrar nas tendências pode ser uma parte importante de estratégia de comunicação. Mas, é claro, não vale entrar em qualquer trend de modo que suas ações o distanciem da identidade e propósito da sua marca. Isso nos leva ao próximo tópico.
Podemos traçar planos, falar e fazer as promessas que quisermos. Porém, o que importa, além da linguagem, são as nossas ações. E isso não diz respeito apenas às práticas da empresa. Será que você realmente é o exemplo dos valores, pilares e objetivos que seu negócio possui?
Da mesma forma, é fundamental garantir que todos da equipe tenham uma leitura semelhante durante o processo. Nesse sentido, os colaboradores, que também serão sempre comunicadores, devem ter a percepção clara da importância da comunicação estratégica, incluindo os resultados práticos que possibilitam.
Assim sendo, certifique-se de deixar toda a lógica por trás disso clara, e se necessário, invista em treinamentos. Envolva-se realmente no processo e veja todos se sentirem reconhecidos dentro do processo. Por último, vale definir as situações e momentos mais críticos em que a mensagem principal e as secundárias serão importantes. Pode ser, por exemplo, em reuniões importantes, ou em situações com maiores riscos.
Se há um lugar em que as pessoas preferem estar na internet é nas redes sociais. Por lá, elas acessam as principais informações e decidem grande parte das ações que tomarão. Por isso, uma marca que não oferece uma presença de qualidade nesse espaço pode ficar para trás. Disponibilizar um bom atendimento pelos chats dessas redes, por exemplo, permite que sua organização seja naturalmente bem vista.
Além disso, saber como adaptar a voz da organização a esse contexto também é importante. Como equilibrar a informalidade desse espaço e as características da empresa? Este é um desafio importante para garantir uma opinião pública positiva.
Dois exemplos de estratégias de comunicação com bom planejamento e de sucesso podem servir de inspiração para o seu trabalho:
Dove – "Real Beauty" ou "Beleza Real: utilizando corpos "reais" de mulheres ao invés das clássicas imagens idealizadas em comerciais de beleza, a Dove aproveitou o moderno assunto dos corpos reais e da modificação no tratamento ao corpo feminino pela sociedade para se reposicionar de maneira única.
Havaianas: após dominar o mercado brasileiro, a marca desejava se expandir ao cenário internacional. Para isso, definiu um objetivo muito claro: ser a marca favorita dos estrangeiros quando o assunto eram as sandálias. Para isso, não poderiam manter a mesma estratégia de comunicação que utilizavam, baseada em personalidades famosas no Brasil. Além de não serem conhecidas no exterior, o próprio público europeu é naturalmente mais exigente. Assim sendo, promoveram parcerias com eventos esportivos, canais e revistas conectadas à moda e ao esporte, aproximando a imagem da marca a algo para além do calçado simples e durável, que até então era suficiente para o público brasileiro. Hoje, ela já tem um poder enorme nesse novo cenário.
Hoje, discutimos a estratégia de comunicação nas organizações, passando por esse conceito e pelos principais pilares que o envolvem. Além disso, trouxemos alguns exemplos de um bom planejamento de comunicação. Porém, vale ressaltar que esses são apenas alguns caminhos possíveis. Sendo assim, outros tipos de ações que focam em diferentes pilares de um posicionamento e comunicação estratégica podem se destacar também.
Por último, para que você não fique na mão no momento de criar seu plano de comunicação e aplicá-lo no mercado ou nas atividades da sua empresa, contar com boas ferramentas de apoio é fundamental. Estamos falando de sistemas como o CRM gratuito do Bitrix24, que permite lidar com seus leads, clientes de maneira mais inteligente, automatizada e baseada em dados.
Além disso, o Bitrix24 também tem outras soluções fundamentais para a comunicação institucional, incluindo recursos específicos para a comunicação, como gerenciamento de redes sociais e e-mail. Junte-se a nós e a milhões de usuários, comece com um cadastro grátis e descubra um mundo novo para o seu negócio crescer!
O software de gestão empresarial do Bitrix24 te ajuda a construir uma comunicação clara e eficiente para impulsionar o posicionamento da sua empresa.
EXPERIMENTE AGORAA comunicação estratégica e gestão de marcas é uma estratégia para transmitir a identidade de uma marca e empresa para um público específico, seja dentro da empresa ou para clientes e leads. Suas etapas foram descritas acima.
A comunicação estratégica é um recurso que permite evitar e amenizar crises, assim como construir uma presença e reputação fortes para uma marca. Ela é um diferencial para qualquer empresa que deseja crescer com transparência, organicidade e segurança.
Você pode ter uma estratégia de comunicação tanto para os clientes quanto para os colaboradores da sua organização. Dessa maneira, precisará seguir um passo a passo que começa do estudo do status e reputação atual da marca, assim como do mercado e das pessoas que você deseja atingir. Leia o texto acima para saber mais.
Entre os pilares estão: definir a identidade da marca, ter objetivos, metas e etapas, definir os canais de comunicação, afinar os elementos textuais e visuais, testar antes, considerar o entorno, garantir que as palavras não sejam vazias e priorizar redes sociais. Outros aspectos podem ser importantes a depender do seu objetivo.