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Top 9 Funcionalidades para Procurar em um Sistema CRM Moderno

Ariane Jaeger
27 de outubro de 2023
Última atualização: 20 de junho de 2024

A tecnologia do CRM veio para mudar a maneira como as empresas atendem os clientes e firmam novas estratégias para satisfazê-los e agregar receita. Atualmente, em questão de segundos, tem-se acesso a dados de clientes, chat de suporte, gerenciamento do funil de vendas e até mesmo relatórios inteligentes – quando e onde quer que esteja.

Contudo, pode ficar o questionamento do que realmente é importante ao eleger o programa adequado para si. Com tantos CRMs, qual escolher? Descubra, neste artigo, quais são as funcionalidades de um sistema de CRM que você não pode deixar de ter!


Quais são as funcionalidades de um sistema de CRM que não podem faltar ao decidir pelo ideal?

Em meio a tantas alternativas de CRM, pode ser complexo saber o que vale mais a pena ao lidar com o cliente. Aproveite para buscar pelas grandes funcionalidades de um CRM moderno já.

1. Acesso remoto, gerenciando os clientes quando e onde estiver

Considerando a tecnologia, a globalização e as necessidades da era atual, o acesso remoto é uma das características de um CRM que não podem faltar ao eleger a plataforma certa.  No início, é comum pensar que tal acesso só vale a pena para quem atua no regime de trabalho remoto. Entretanto, é importante ter em mente que um CRM como tal é imprescindível até para o representantes de vendas.

Ter um software CRM com acesso remoto promove liberdade, autonomia e aumenta a motivação e a produtividade, somando agilidade. 

Imagine, por exemplo, que o seu agente de vendas saiu para atender um cliente presencialmente. Não seria muito mais fácil poder acessar o histórico de pedidos e otimizar a sua abordagem, checando detalhes em tempo real – se assim fosse necessário? Do mesmo modo, os gestores não terão barreiras físicas ou digitais para analisarem os dados e eventos e pensarem em melhores soluções para a gestão de relacionamento com o cliente.  

2. Comunicação omnicanal, atuando de forma ampla a partir de um único lugar

Outro dos pontos que precisa estar presente entre a tecnologia do CRM escolhido é a comunicação omnicanal. Hoje, cada vez mais, os clientes querem ser atendidos em seu meio preferencial – e as empresas que estão presentes em apenas um canal, de modo rígido, têm muito a perder.

Por isso, o seu sistema de CRM deve considerar tal necessidade e estar equipado com ferramentas de comunicação omnichannel, capazes de atender sem perder detalhes de interações anteriores. Dependendo do nicho, do público-alvo, ou até mesmo da abordagem, tudo pode mudar. A questão, neste caso, é que ter um CRM moderno, poupará os seus tempos e esforços, e ainda trará melhores resultados junto ao consumidor, ao optar por centralizar os canais comunicativos. 

Facilmente, a equipe de vendas pode atender aos clientes em diferentes canais, sem ter que acessar um a um individualmente, e então já nutrir o banco de dados de clientes com informações sobre o suporte prestado. Viu como tudo é ágil? De fato, é um caminho sem volta explorar as funcionalidades de um sistema de CRM como tais. 

3. Gestão de leads para acompanhar a conversão dos prospectos em clientes

O mercado está cheio de ofertas de CRM para empresas e nem todas elas possuem as funcionalidades de um CRM de alto nível, muito pelo contrário. Embora todo CRM no mercado deva oferecer gerenciamento de contatos, nem todos oferecem funcionalidade de gerenciamento de leads, ou pelo menos não com todo o seu potencial.

Um CRM moderno e de alta qualidade armazena não apenas os detalhes sobre os seus contatos, mas também te ajuda a entender profundamente os seus leads, tomando ações ágeis e estratégias sobre eles. Deste modo, a partir dos insights obtidos com o programa e as suas análises, pode-se traçar melhores táticas de vendas e facilitar, imensamente, as taxas de conversão de clientes. 

Com um sistema de CRM moderno e unificado, colete e nutra o seu banco de dados de clientes on-line com informações-chave sobre os prospectos e acompanhe todo o funil de vendas para saber como fidelizar e gerar a satisfação do seu cliente. Além disso, as maiores inovações em CRM já consideram até mesmo uma pontuação própria sobre os leads de modo a determinar quais é válido perseguir, nutrir e investir.

Por mais que todo o possível cliente seja importante, alguns merecem mais esforços do que outros, e como uma das funcionalidades de um sistema de CRM pode te ajudar com isto, por que não aproveitá-la? Em um programa como tal, diferencie os leads quentes e frios, priorize os leads com maiores chances de conversão e programe as estratégias de nutrição, configurando até campanhas de e-mail marketing no CRM

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4. Gestão de clientes completa e em tempo real

As interfaces que visam as maiores inovações em CRM já consideram a necessidade das atualizações instantâneas. Dado que vivemos em um ambiente em constante mudança e onde os clientes podem ser rapidamente influenciados por tais alterações, as atualizações em tempo real são uma funcionalidade muito importante. Inclusive, o objetivo é que você trabalhe mais rápido e de forma mais inteligente, e não com toda a complexidade que poderia envolver tal gerenciamento. 

Uma das funcionalidades de um sistema de CRM que contribui com este fator é o gerenciamento da lista de clientes em tempo real. Isto porque, com ela, os profissionais do departamento de marketing e de vendas conseguem segmentar os seus contatos e leads de acordo com a real posição daquele consumidor na sua empresa. Mesmo no momento da interação. A segmentação também pode ser pensada a partir de outros elementos, como dados demográficos, de localização, nicho de mercado e muito mais.

5. Automação do fluxo de trabalho para tornar os processos mais ágeis

A automação figura entre as características de um CRM que não podem ser desconsideradas ao tomar a decisão pelo software perfeito. O ato de automatizar te ajuda a manter a qualidade nos processos internos e mesmo no atendimento ao cliente, garantindo a consistência e somando agilidade. Mas não apenas isso, já que funções de marketing e de vendas conseguem ser alinhadas com mais facilidade, agregando eficiência e lucratividade.

Ter um aporte de funcionalidades de um sistema de CRM como tal tem muito a somar para a sua empresa, sobretudo quando se pretende expandir. Afinal, chegará um momento em que o seu time não vencerá todo o trabalho manualmente. 

Alguns exemplos de como a automação precisa estar entre as funcionalidades de um software de CRM buscado por si incluem:

  • Permitir que a sua equipe configure lembretes e não precise pensar em tudo individualmente – como ao ter alertas automáticos para as equipes de vendas quando um lead atinge determinado estágio no funil de vendas;
  • Possibilitar aprovações internas automáticas, sem ter que esperar por alguém clicar em um botão para a etapa prosseguir a outro nível;
  • Dar a oportunidade de enviar e-mails de acompanhamento automáticos após as interações com os clientes;
  • Oferecer a segmentação automática de contatos com base em critérios como interesse, localização ou histórico de compras para campanhas de marketing mais direcionadas;
  • Abranger a geração automática de relatórios de desempenho e análises de dados relevantes para o seu negócio.

6. Integrações a outras soluções envolvendo as vendas ou o gerenciamento de projetos

Já pensou em utilizar, de modo conjunto, os seus programas e aplicativos usuais e preferidos, com o sistema de CRM moderno selecionado? Por sorte, hoje em dia isto já é uma realidade e você precisa valorizá-la na hora em que estiver checando as funcionalidades de um CRM.

Tais integrações entre os programas garantem que o workflow siga com performance exímia, através de um fluxo contínuo de dados entre os sistemas. E tudo isso, logicamente, te ajuda a entender melhor sobre os clientes e o negócio como um todo e agir prontamente sobre eles.

Alguns exemplos de programas comumente integrados incluem:

  • Softwares especializados em e-mail marketing;
  • Geração de leads;
  • Script de vendas;
  • VoIP;
  • Processos de trabalho;
  • Tarefas e projetos;
  • Importação e exportação de dados. 

Quando as informações, ou mesmo os comandos, ficam dispersos em muitos locais diferentes, pode-se perder oportunidades, tempo e gerar estresse desnecessário. Fora o fato de que a inconsistência nas atividades pode prejudicar a sua imagem – bem como os afazeres dos funcionários – dentro e fora da companhia. Portanto, atualize tudo o que estiver envolvido com o seu consumidor-alvo em apenas um ambiente. 

7. Gerenciamento de documentos para gerar todos os arquivos que forem precisos

Ao lidar com o cliente, pode ser preciso criar, compartilhar ou lidar com documentos a todo o momento – e tal necessidade deve ser considerada entre as funcionalidades do seu sistema de CRM. Seja para criar faturas, contratos, orçamentos, ou quaisquer outros arquivos relevantes, é importantíssimo ter acesso fácil e armazenamento único a fim de melhorar os processos internos e o relacionamento com o cliente.

Assim sendo, durante a gestão com o CRM, dê preferência para um programa que inclua um completo gerenciamento de documentos. Edições em tempo real, compartilhamento com os seus contatos empresariais, armazenamento em nuvem e criação simplificada, com histórico de versões, são só alguns exemplos de funções que devem ser buscadas por si. 

8. Incorporação do CRM nas redes sociais

Um software de CRM pode estar cheio de recursos, contudo, um que não pode faltar ao pensar nas funcionalidades de um sistema de CRM da atualidade é atuar, conjuntamente, com as suas redes sociais. Não importa se o assunto é o Instagram, o Facebook ou mesmo o WhatsApp, as redes mais famosas do Brasil precisam estar acopladas ao seu CRM para que a sua atuação junto ao cliente se torne mais efetiva. 

Neste caso, algumas das vantagens de um CRM é que ele promove uma melhor comunicação com o seu público, alavanca o alcance da sua marca e permite o acompanhamento das interações nas mídias sociais mediante um canal comum – o que é imensamente válido. 

9. Ferramentas de análise e relatório para se adaptar e criar estratégias para o futuro do negócio

Dentre as funcionalidades de um CRM moderno, os gestores não podem voltar os olhares apenas para a coleta de dados em si. Ao fazer a gestão com um CRM, dê preferência para as interfaces que também oferecem maneiras de processar, analisar e usar os dados em prol do sucesso corporativo. 

Tanto as equipes de marketing quanto as de vendas precisam estar aptas para criar relatórios automatizados em questão de instantes, a fim de interpretá-los (bem como as métricas e KPIs) e pensar em melhores estratégias relacionadas. Isto será útil para definir se os esforços da equipe seguem no trajeto certo, ou quais condutas seriam bem-vindas para alavancar o desempenho já alcançado. 

Descubra, dentre outras coisas:

  • Quais são os seus principais clientes, quais deles estão inativos, e outros que podem não valer tanto a pena o seu tempo; 
  • Em qual estágio os seus leads estão no ciclo de vendas;
  • Qual é o tempo médio de fechamento de um negócio, bem como o ticket médio aplicado atualmente;
  • E muito mais.  

Isso ajudará a gerar previsões de números de vendas futuras ou receitas projetadas com base em dados de tendências passadas e presentes.


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Perguntas frequentes


O que é CRM e quais são os seus benefícios?

Um sistema de CRM é um programa pensado para ajudar na gestão de relacionamento com o cliente. Os seus principais benefícios são: identificar a necessidade dos consumidores; planejar soluções para atender o cliente; aumentar o faturamento da empresa; comunicar-se eficientemente e destacar-se no mercado.

Quais são as principais funcionalidades de um Sistema CRM Moderno?

As principais funcionalidades de um sistema CRM moderno são:

  • Acesso remoto;
  • Comunicação omnicanal;
  • Gestão de leads;
  • Gerenciamento de clientes em tempo real;
  • Automação no workflow;
  • Integração a outros programas;
  • Suporte ao cliente de qualidade;
  • Incorporação dos recursos de CRM nas redes sociais corporativas;
  • Pontuação de leads; 
  • Geração de relatórios e recursos analíticos.

Tais funcionalidades são importantes em um CRM porque elas permitem acompanhar o ciclo de vida do cliente por completo, dando o aporte para agir com efetividade sobre ele. Assim, é considerado desde a análise da primeira interação com o cliente, até o pós-venda.

Como avaliar um sistema de CRM baseado em suas funcionalidades?

Para avaliar um sistema CRM baseado em suas funcionalidades, certifique-se de que ele possui todos os recursos que fazem a diferença para o seu time e compare cada uma das funções entre si, analisando a performance, o custo-benefício, a proposta e a usabilidade.


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