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Top 7 ferramentas para enviar e-mails em massa

Ariane Jaeger
29 de maio de 2024
Última atualização: 20 de junho de 2024

Por mais que algumas pessoas ainda se surpreendam com isso, o e-mail marketing continua sendo uma estratégia comum e eficaz entre as diversas ferramentas de marketing. Esse método inclui o envio de uma alta quantidade de mensagens para várias pessoas, constituindo-se em uma parte relevante do processo.

É nesse sentido que chegamos até o tópico principal desse texto: as melhores ferramentas para enviar e-mails em massa. Mas, como não basta enviar mensagens para um público grande sem pensar em uma estratégia objetiva, precisamos ir além disso. Por isso, além de descobrir as melhores ferramentas de automação, você ainda entenderá como fazer isso de forma correta. Para isso, começamos definindo o que é o e-mail marketing.

Fique atento, pois caso aplique essa solução de maneira errada, os resultados podem ser desastrosos. Vamos lá!

E-mail marketing: o que é?

O e-mail marketing é uma das formas de marketing digital mais tradicionais. Como o nome sugere, a ideia é se comunicar e divulgar sua marca para um público-alvo específico. Em geral, isso é feito através de campanhas de e-mail que podem ou não ser em massa. Elas devem ter um plano muito bem pensado, com início, meio e fim, considerando os objetivos e analisando os resultados.

E o e-mail em massa?

O e-mail em massa é o ato de enviar várias mensagens de e-mail para muitas pessoas de uma lista específica. Em geral, caso a mensagem seja urgente ou não exija uma segmentação da audiência, basta programar e proceder para os envios. Porém, o ideal é que esses e-mails em massa façam parte de uma estratégia bem definida. Caso contrário, você corre o grande risco de errar em vários pontos:

  • Atingir as pessoas erradas;

  • Cair em na caixa de SPAM por ter selecionado mal a lista ou exagerado na quantidade;

  • Atingir as pessoas de forma errada, enfraquecendo a relação com clientes e leads;

  • Etc.

Em breve, ainda traremos mais dicas para explorar uma campanha de e-mail em massa de forma eficaz. Mas, antes disso, vamos ao nosso objetivo principal. Conheça as melhores ferramentas de e-mail marketing para enviar várias mensagens para a lista de contatos certa no momento certo.


7 melhores ferramentas de e-mail marketing

Selecionamos 7 ferramentas de e-mail marketing bastante populares no mercado que oferecem soluções completas para esse setor. Acreditamos que não basta encontrar um disparador de e-mail em massa gratuito e começar a enviar mensagens sem pensar antes em uma tática. Por isso, contar com plataformas especializadas na automação de marketing digital é fundamental. Vamos às escolhidas.

1. Bitrix24

O Bitrix24 é uma ferramenta que vai bem além do simples e-mail marketing. Essa empresa consegue atender milhões de usuários pelo mundo pelo fato de contar com muitos recursos para todo tipo de negócio. Alguns exemplos de utilidades são:

  • Sistema de CRM – um dos principais focos de trabalho da empresa, permite a gestão de cada contato de forma eficaz, aprimorando todo o processo do negócio.

  • Ferramenta para colaboração online e comunicação.

  • Central de atendimento

  • Criação de sites para e-commerce e outros tipos de empresa.

Como disparador de e-mail, o Bitrix24 se destaca pela especialidade em integrar essa e outras estratégias de marketing a um poderoso sistema CRM. Isso evita com que seu envio de e-mail em massa seja ignorado ou fracasse, já que permite administrar com qualidade as relações com cada um dos leads e clientes.

A plataforma ainda oferece recursos de automação para a entrega de mensagens em massa por SMS, Telegram e Messenger, além de oferecer serviços de telemarketing. Como ponto positivo, as várias funcionalidades do serviço são gratuitas.

Grátis. Ilimitado. On-line.

Aumente as suas vendas com a adoção de uma boa estratégia e ferramenta de e-mail marketing. O Bitrix24, além de ser um dos softwares de envio de e-mails em massa mais completo do mercado, ainda é movido por IA!

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2. ActiveCampaign

A ActiveCampaign é um negócio voltado para a automação de marketing digital bastante popular internacionalmente. Sem dúvidas, um dos seus principais destaques é sua ferramenta de e-mail marketing.

Com o apoio deste serviço, você poderá fazer o envio de e-mails em massa de forma mais qualificada, evitando os problemas que citamos acima. Entre as funcionalidades e destaques do serviço, estão os principais requisitos para a criação de uma campanha de e-mail marketing eficaz:

  • Direcionar e agendar campanhas de e-mail;

  • Programar respostas automáticas para as mensagens recebidas;

  • Personalizar e segmentar o público-alvo conforme os interesses e perfis dos clientes da lista de contatos;

  • Fazer testes A/B;

  • Fazer análise dos resultados do conteúdo enviado;

  • Trabalhar de forma compartilhada online;

  • Integrar vários apps, sites e redes sociais populares;

  • Navegar de forma simples em dispositivos móveis.

A plataforma não oferece um plano gratuito, e o plano básico, mais barato, começa por cerca de R$250 mensais. Os demais ficam entre R$ 700,00 e R$ 1.400,00 para empresas e um fluxo de trabalho maiores.

3. HubSpot

O HubSpot está na lista das empresas com diferentes soluções para uma empresa, incluindo um software de marketing digital com diferentes recursos. Entre os três mais usados, estão formulários para gerir a base de contatos, software de anúncios e claro, as ferramentas de e-mail marketing. A empresa se divulga como uma solução que evita o suporte de profissionais do design e TI, tornando o custo-benefício melhor.

Além de promover a automação de marketing, a ferramenta de e-mail em massa facilita a personalização de cada mensagem aos respectivos leads e contatos. Como é comum em outras plataformas, o Hubspot ainda facilita a estratégia do negócio entregando os indicadores mais importantes de uma campanha de e-mail.

Uma outra ferramenta importante é a inteligência artificial para facilitar a criação de conteúdos. Você pode escrever, reescrever ou ajustar os textos para garantir que os clientes recebam mensagens na linguagem que você deseja.

4. GetResponse

O GetResponse é um serviço de automação de marketing grátis nos primeiros dias. Especialmente focado no e-mail marketing, a ideia do negócio é aumentar as conversões e vendas a partir dessas campanhas. Por isso, você pode esperar uma plataforma especializada nesse ramo.

Em geral, há recursos importantes em todo o caminho dos leads e de uma campanha de e-mail marketing:

  • Formas para captar novos leads para a lista de contatos, incluindo landing pages, formulários e integrações diferentes;

  • Criação de conteúdo de e-mail com inteligência artificial;

  • Análises objetivas sobre a performance das campanhas de e-mail;

  • Respostas automáticas como o clássico e-mail marketing de boas-vindas;

  • Anunciar produtos e serviços com facilidade.

É possível começar gratuitamente, apesar de não haver um plano gratuito vitalício. O plano básico está avaliado em R$ 80,00 por mês, sendo esse focado no e-mail marketing. Os demais ainda incluem ferramentas mais amplas, como para o e-commerce, por exemplo.


5. Mailchimp

O Mailchimp é mais uma ferramenta de e-mail em massa que não está focada apenas nesse serviço. Entretanto, esse é com certeza um dos maiores destaques da empresa. Há ainda soluções para e-commerces, criação de sites, redes sociais etc.

Focado em retorno sobre o investimento e com mais de 20 anos de experiência, essa plataforma é uma ótima escolha para enviar campanhas de e-mail. Ela combina um serviço de análise avançada, com vários dados, e uma funcionalidade bem intuitiva, que se encaixa para os iniciantes. Ao todo, ela tem a capacidade de mais de 300 integrações com diferentes aplicativos e plataformas importantes.

Você também pode fazer testes A/B e contar com templates de e-mail prontos, facilitando a testagem e produção do conteúdo, respectivamente. Há um plano gratuito de 30 dias e o plano básico começa por cerca de R$ 27,50, no momento da consulta. Todos os planos contam com o suporte 24 horas por chat e e-mail.

6. Constant Contact

Constant Contact é uma plataforma voltada para aumentar as vendas através dos envios de e-mail marketing. A ferramenta conta com designs e templates variados e também utiliza a estratégia de automação para alavancar o custo-benefício do e-mail marketing.

Ela também ajuda desde o início das campanhas, com recursos para incrementar a base de contatos e leads através de landing pages, formulários e integrações diversas. Além do e-mail em massa, Constant Contact também trabalha com gestão de redes sociais, e-commerce, SMS, marketing de eventos etc. Tudo isso inclui a criação de anúncios, uso de inteligência artificial e métodos de análise para garantir que a estratégia de marketing e automação está gerando os resultados desejados.

7. RD Station

RD Station é uma ferramenta com diferentes soluções para negócio, envolvendo áreas como CRM, automação de marketing, IA, redes sociais, atendimento ao cliente e muito mais. A plataforma também é famosa por sua entrega do serviço de e-mail marketing, é claro. São mais de 100 templates prontos para a utilização, e a empresa promete uma taxa de entrega de 99%.

Você pode personalizar e segmentar cada e-mail para que ele atinja a caixa de entrada certa, conforme um estudo prévio do cliente. Essa ferramenta de e-mail em massa também é focada nas conversões e vendas, entretanto, conta com outras formas de marketing. Você pode programar sequências de e-mails para reengajar clientes antigos, por exemplo, além de muitas outras aplicações.

Como disparar e-mail em massa?

Se você está confuso como funciona o e-mail marketing, saiba que é muito simples. A maioria das plataformas são intuitivas e facilitam esse processo. Em um passo a passo natural, as etapas são as seguintes:

  1. Conhecer o seu público-alvo;

  2. Saber e definir por onde captá-lo – site, redes sociais, formulário, ofertas;

  3. Construir a lista e segmentá-la;

  4. Criar o e-mail – template, conteúdo, design, etc.;

  5. Programar e agendar o envio em massa.

Dicas para usar um disparador de e-mail em massa com sucesso

Vamos às dicas simples e rápidas para o disparo de e-mail em massa com sucesso:

  • Não se esqueça das palavras segmentação e personalização. A primeira diz respeito à divisão do público-alvo em diferentes perfis, como agrupamentos por gênero ou preferências. A segunda, por sua vez, é relativa à customização de cada e-mail para torná-lo o mais personalizado possível para cada cliente.

  • Garanta que o design e textos são bem feitos, atrativos e leves, e sempre coloque um botão CTA direcionando para um site ou produto, conforme sua estratégia.

  • Evite termos exagerados como "Imperdível" para diminuir as chances de cair em SPAM.

  • Cuidado para não enviar e-mails demais ou "de menos". Você pode identificar se a frequência é ideal a partir dos próprios indicadores estatísticos, como taxa de cliques e aberturas.

  • Otimize o e-mail para mobile e tome um bom tempo para descobrir como fazer isso.

  • Quando uma campanha acaba, o trabalho não acabou. Não se esqueça de sempre analisar os resultados e utilizá-los como retroalimentação para as próximas campanhas de e-mail e outras estratégias de marketing digital.

  • Defina bem o objetivo do e-mail. Pense na perspectiva de um funil de vendas e funil de relacionamento com o cliente. Cada e-mail precisa chegar à caixa de entrada certa.

  • Faça o famoso teste A/B – as plataformas para envio de e-mail em massa contam com recursos para ajudar nisso. Crie dois e-mails semelhantes e os varie em partes estratégicas. Veja qual deu mais resultados e identifique os motivos.

Comentários finais

Já exploramos as 7 melhores ferramentas para enviar e-mail em massa, passando pelos nomes mais populares e respeitados no mercado brasileiro e internacional. Agora, a missão está nas suas mãos. Pense numa boa estratégia e envie mensagens de forma eficiente para evitar que sua empresa seja um incômodo na caixa de entrada dos seus clientes.

Para isso, é fundamental contar com uma plataforma que te apoie em todas as fases desse processo. O Bitrix24, por exemplo, é uma ferramenta completa não apenas para o marketing, mas para várias partes de um negócio. Conosco, você conta com um sistema CRM de alta qualidade para avaliar seus leads e clientes com qualidade antes de começar seus envios às pessoas.

Temos a capacidade de entregar uma infinidade de recursos no marketing digital, como formas de nutrir leads, analisar vendas, facilitar a colaboração em equipe, fazer integrações e aproveitar tecnologias como bots e IA. E, para completar, nosso serviço de e-mail marketing grátis também está disponível. Para aproveitar isso e muito mais, você só precisa de um passo: fazer um cadastro grátis e então já pode aproveitar diversas ferramentas.

Grátis. Ilimitado. On-line.

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Perguntas frequentes

E-mail marketing: como funciona?

O e-mail marketing para empresas funciona de forma muito simples. Você pode fazê-lo manualmente ou contar com apoio de ferramentas de automação gratuitas como o Bitrix24.

Onde encontrar um disparador de e-mail em massa gratuito?

Há diferentes softwares para te auxiliar no disparo de e-mail em massa gratuito, incluindo o Bitrix24 e outras empresas que oferecem alguns dias gratuitos, como GetResponse e Mailchimp.

Free. Unlimited. Online.
O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.
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