Se você usa o Bitrix24 há algum tempo, provavelmente notou que melhoramos significativamente nosso gráfico de preços. Os preços em si não mudaram, mas adicionamos um novo plano (Projeto+) e introduzimos duas mudanças importantes em nossos planos gratuitos.
Primeiro, vamos falar sobre o nosso novo plano Project+. Uma parte significativa de usuários do Bitrix24 são gerentes de projetos profissionais, que queriam ter uma solução completa de gerenciamento de projetos com todos os sinos e assobios por menos de 99 USD/mês. Então, criamos o novo plano.
Segundo, as mudanças importantes em nosso plano gratuito. Uma das reclamações mais comuns dos usuários do plano gratuito era que, embora a riqueza de recursos fosse apreciada, parecia um exagero. Muitas pessoas queriam saber como desativar os recursos que não estavam usando para tornar sua experiência mais agradável. Assim, analisamos dados de mais de 5 milhões de contas gratuitas do Bitrix24, identificando os recursos disponíveis no plano gratuito que não foram usados por 98% dos clientes e os removemos do plano gratuito. Verificou-se que esses recursos eram "muito profissionais" para um usuário comum e não havia necessidade real deles em organizações menores. Estamos falando de recursos como possibilidade de delegar uma tarefa a outro funcionário ou definir permissões de acesso detalhadas dentro de um grupo de trabalho. Esperamos que você aprecie o novo Bitrix24 simplificado.
Outra questão importante para nossos usuários gratuitos é que, enquanto 99% das vezes suas contas estavam operando na velocidade da luz, havia momentos em que as coisas ficavam visivelmente mais lentas. É aqui que precisamos ser técnicos. Como você sabe, quando lançamos o Bitrix24, queríamos ter o mínimo de limites possível. É por isso que nosso CRM vem com registros ilimitados e não há limites para o número de tarefas, projetos ou grupos de trabalho que podem ser criados dentro de contas gratuitas do Bitrix24.
Como nossa plataforma de gerenciamento de projetos e CRM é ilimitada, a distribuição de registros no CRM e tarefas em contas gratuitas é muito desigual. Algumas contas têm apenas uns milhares de registros de CRM e várias centenas de tarefas, também existem várias contas gratuitas com milhões de leads no CRM e centenas de milhares de tarefas. O problema é esse. Em média, existem 50.000 contas gratuitas em um único servidor e, se uma conta gratuita criar uma carga excessiva, todas as 50.000 contas nesse servidor serão afetadas, o que não é justo.
A solução óbvia seria limitar o número de registros, tarefas e projetos de CRM no plano gratuito. Mas optámos por não o fazer. Porque armazenar os dados, mesmo centenas de milhares de tarefas, não cria muita carga nem nos custa muito dinheiro. O que cria carga excessiva e prejudica o desempenho de outros usuários de conta gratuita é quando alguém está tentando pesquisar vários registros.
Chegamos a uma solução que achamos que é a melhor para todos. Todas as coisas que eram ilimitadas no Bitrix24 permaneceram ilimitadas. Mas implementamos limites para operações intensivas em recursos. Portanto, da próxima vez que alguém tentar pesquisar muitas "entidades" (termo técnico para unidades pesquisáveis, como leads, negócios, contatos ou tarefas), receberá uma notificação para excluir entidades antigas que não precisam mais ser pesquisadas ou para fazer upgrade para um plano que atenda ao limite de pesquisa desejado.
Todos os usuários gratuitos e pagos devem observar uma melhoria significativa no desempenho, porque, em vez de lidar com o problema de sobrecargas e lentidões ocasionais, o sistema agora os impede, interrompendo a consulta antes de ser executada.
Novamente, de acordo com nossos cálculos, menos de 2% das contas terão esses limites, e aqueles que terão, poderão permanecer no plano gratuito removendo regularmente entidades antigas, que não precisam mais ser pesquisadas.
Esperamos que você goste do novo Bitrix24 mais simples e rápido.