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Venda digital em B2B

Ariane Jaeger
13 de janeiro de 2021
Última atualização: 5 de março de 2021

A transformação da venda digital em B2B está em pleno andamento. A evolução e o impacto da tecnologia podem ser vistos em todos os lugares. Todos estão falando sobre como a transformação digital se relaciona particularmente com produtos e processos de produção.

Novas tecnologias do mundo virtual estão sendo ligadas aos sistemas de produção tradicionais do mundo físico. Isso é algo que realmente todos esperavam desde o surgimento e expansão da internet entre os usuários comuns. Entretanto, este processo está acontecendo de maneira muito mais acelerada nos últimos anos. Ao longo deste artigo, vamos abordar todo o potencial dessa indústria que só tende a crescer.


Afinal, o que são vendas B2B?

A palavra B2B é uma abreviação do termo business-to-business (empresa para empresa) em inglês. As vendas B2B, de maneira simplificada, se referem às vendas de produtos ou serviços realizados por uma empresa diretamente para outra empresa.

Esse tipo de vendas é justamente o contrário das vendas B2C business-to-consumer (empresas para consumidores). Estes são os tipos de vendas mais comuns e a que todos estão familiarizados desde sempre. Afinal, todos já adquiriram algum produto ou serviço de uma empresa ao longo das suas vidas.

A experiência de venda digital B2B é relativamente recente, especialmente quando comparada com as empresas B2C. Embora uma grande parte das empresas reconheçam o potencial das vendas em B2B, muitas ainda estão distantes.

Com as vendas B2B, as expectativas e o retorno dos clientes para serviços e experiências de vendas mais significativas são muito maiores que antes. Apesar disso, apenas algumas empresas iniciaram esforços para implementar estratégias digitais que abordam a aquisição e retenção de clientes.


Como as novas tecnologias estão transformando as vendas B2B?

Uma nova era de transformação digital de vendas e marketing B2B está chegando. Este processo é impulsionado principalmente pela demanda empresarial de clientes por acesso on-line às ofertas e experiência de seus fornecedores.

Saber como aproveitar essa mudança e usar a venda digital em B2B é um desafio. Afinal, esta mudança requer sair de modelos de vendas e marketing já consolidados para uma nova realidade digital. As empresas precisam ter coragem ao migrar para novas parcerias e experienciar uma transformação digital nas vendas, marketing e análises.

Confira algumas das razões pelas quais essas mudanças são quase inevitáveis e trazem enormes vantagens, bem como desafios para a indústria das vendas.



A transformação digital é quase inevitável

No universo digital, não é mais suficiente apenas para desenvolver bons produtos. Cada vez mais funções de produtos são agora realizadas não pelo hardware em si, mas pelo software dentro dele.

A história nos provou que ignorar ou fugir das novas tecnologias e tendências não é uma boa decisão. Geralmente, as empresas que demoram mais a adaptar-se são as mais prejudicadas nas suas finanças. Com relação à venda digital B2B não é diferente e os que não se adaptem a esse modelo de negócios podem ficar para trás.


Facilitação da comunicação entre empresas

A utilização de novas ferramentas mais direcionadas, como a publicidade digital, para chegar aos tomadores de decisão B2B com conteúdo atraente também vem mudando a forma como as empresas se comunicam. Esta transformação digital também abre portas para um marketing focado na aquisição de clientes B2B.

O marketing com foco em venda digital em B2B é mais personalizado e adaptado às necessidades e critérios dos potenciais clientes. É também um esforço integrado que impulsiona o engajamento digital para o máximo impacto e eficiência.

As barreiras físicas não existem neste mundo e a comunicação entre clientes e fornecedores é facilitada como um todo. Os componentes digitais também estendem o engajamento a qualquer hora e lugar através das vantagens 24/7 da internet.


Processamento de dados mais eficiente

A grande quantidade de dados que inunda o mundo das vendas B2B está mudando o que os vendedores vendem, bem como a maneira como vendem. Isso acontece à medida que os fornecedores ganham maior acesso aos dados sobre seus clientes.  Com isso, eles possuem grandes vantagens ao promover a venda de produtos e serviços e soluções baseadas em dados objetivos.

Quando combinados com análises profissionais, os vendedores podem melhorar os elementos das propostas, isso acontece através da determinação de preços com boas margens, fornecimento de serviços de valor agregado, experiências e inovação para atender às necessidades particulares dos clientes.

Em um mundo orientado por dados, eles são mais capazes de estender soluções. Estas em parcerias com outros provedores podem ser interoperáveis com os sistemas dos clientes e os sistemas da indústria.

Essas decisões estratégicas também estão confundindo os limites entre vendas, pesquisa, desenvolvimento, marketing e operações. Dessa forma, exigindo melhores comportamentos de liderança e equipe de membros da indústria de vendas.


Rumo à terceirização digital

É um fato que as empresas estão mudando mais as tarefas rotineiras da venda para funções digitais. Isso acontece porque estudos sobre a utilização do tempo indicam que até 2/3 do tempo dos vendedores são mal aproveitados. Ou seja, em atividades que não geram vendas em si.

A transformação digital da venda digital B2B permite terceirizar vendedores livres. Assim, eles poderão se concentrar no que fazem de melhor para construir e expandir as relações de negócio.


Como migrar para um modelo de venda digital em B2B?


Existem muitos passos que podem ser tomados por uma empresa para adentrar o mundo das vendas B2B. Muitos esforços e decisões iniciais que podem ser tomadas pelas empresas incluem:

●      Digitalização de dados

●      Implementação de ferramentas de gestão empresarial e de projetos

●      Direcionamento mais preciso

●      Melhor planejamento de recursos de vendas

●      Automatização de processos e funções rotineiras

Além disso, empresas B2B mais avançadas também estão facilitando o pedido de peças de reposição e acessórios on-line. Outro ponto interessante é a resolução de problemas de manuseio com bots avançados de Inteligência Artificial.

Essas novas ferramentas liberam o tempo dos vendedores para que possam desenvolver relacionamentos. Ao mesmo tempo, aumentam a eficiência e a produtividade da equipe por meio da melhoria da implantação de recursos e realização de tarefas.

O próprio ecossistema Bitrix24 fornece diversas ferramentas que podem impulsionar a migração rumo à venda digital em B2B. Então, se você se interessa por este assunto, poderá encontrar mais a respeito destas ferramentas explorando o site.

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O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.
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