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12 métricas de redes sociais (KPIs) que você precisa seguir para medir o sucesso

Ariane Jaeger
15 de abril de 2021
Última atualização: 20 de junho de 2024

Estratégias de marketing digital andam de mãos dadas com a geração de leads, aumento de visitantes e vendas em uma página. Mas para acompanhar o sucesso e verificar o retorno do investimento, é preciso acompanhar as métricas das redes sociais.

Os tipos de métricas de redes sociais podem ser os mais variados possíveis. O ideal é que cada equipe defina os KPIs mais interessantes para sua campanha, analisando os resultados obtidos.

O que é um KPI?

O KPI (do inglês Key Performance Indicator) é um indicador de desempenho utilizado para analisar a eficácia das ações realizadas.

Por meio dele, empresas podem verificar se atitudes tomadas em campanhas vêm gerando os resultados desejados nas redes sociais. Além disso, um KPI pode ser útil para qualquer área da empresa, já que é um indicador de qualidade.

Focando no mundo on-line, existem diferentes métricas de resultados digitais e cada uma delas oferece dados importantes sobre as redes de uma companhia. Cada negócio precisa definir quais KPIs são mais interessantes de acordo com as estratégias que estão sendo aplicadas.

Por que é importante pensar em métricas de redes sociais?

Analisar métricas de redes sociais vai muito além de coletar dados. Um estudo detalhado dentro dos KPIs permite obter informações que direcionam a tomada de decisão empresarial.

As métricas de resultados digitais permitem:

  • Mensurar o desempenho das campanhas de marketing;

  • Verificar se a estratégia de divulgação está gerando os resultados desejados;

  • Analisar o impacto dos leads em cada um dos canais;

  • Desenvolver um planejamento estratégico para novas campanhas;

  • Produzir o conteúdo ideal para cada rede.

Por exemplo: é possível saber qual conteúdo mais interessa os clientes e a partir disso, gerar novos materiais de atração – o que facilita não só a geração de leads, como também a fidelização.


Quais são as principais métricas de mídias sociais?

Depois de compreender o que são métricas redes sociais (KPIs) e sua importância, chegou a hora de conhecer as principais métricas de mídias sociais. Conhecê-las é essencial para definir quais se adaptam melhor aos objetivos organizacionais.

1. Seguidores

Sem dúvidas, uma das métricas de redes sociais mais famosas é o número de fãs ou seguidores – determinado por alguns especialistas como o “tamanho da comunidade”.

Ao mensurar o seu crescimento, é crucial diferenciar períodos de tempo em que eles foram alcançados de forma orgânica ou paga (através de anúncios). Assim, as métricas poderão ser analisadas com mais objetividade.

2. Curtidas ou Likes

Inicialmente, o botão de ‘Curtir’ era famoso apenas no Facebook. Mas com toda a fama, rapidamente se difundiu em muitas outras redes sociais. Graças a todo o alcance, curtidas nas publicações (os tão desejados likes) são consideradas como KPIs de interação.

Tais valores podem ser analisados a cada publicação. Caso sua empresa queira ter uma ideia sobre estas interações no último mês, divida o número de likes dos últimos 30 dias pelo total de publicações deste período. Nenhuma ferramenta de calcular métricas nas redes sociais específica precisa ser utilizada.

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3. Compartilhar

Embora o botão compartilhar tenha diferentes nomes nas mídias, ele é um indicador essencial para redes sociais – que permite verificar a quantidade de postagens compartilhadas com outros usuários.

Você pode encontrá-lo com os nomes de Retweetar (no Twitter) e Compartilhar a História ou Salvar (no Instagram). Uma ótima fórmula para acompanhar o desempenho é seguir com a mesma ideia das curtidas: dividir os valores para um período de 30 dias.

4. Número de publicações

Dentre as métricas de redes sociais, esta possui um dos conceitos mais básicos de todos: medir o número de publicações realizadas em determinado período.

É importante realizar o cálculo pensando sobre a quantidade de publicações que estavam programadas para o prazo. Assim é mais fácil responder à pergunta: ‘Será que o plano marketing pré-determinado está sendo cumprido?’

Soluções de automação de marketing como o Bitrix24 também podem ser úteis para impulsionar as estratégias desejadas e alcançar melhores resultados dentro dos objetivos nas redes sociais.

5. Alcance

O alcance é medido pela quantidade de usuários que visualizam sua postagem. Certamente, algumas postagens gerarão maior alcance do que outras – e tudo isso ajudará a tomar conclusões sobre determinadas ações naquela rede social.

Para ter uma ideia sobre o alcance, divida a quantidade de seguidores obtidos no último mês pelo total de publicações do período.


6. Comentários

Os comentários nas publicações são importantes instrumentos de medida relacionados com as interações. Dividir a quantidade de comentários do último mês pelo total de publicações pode oferecer parâmetros de comparação com outras datas.

7. Engajamento

Embora a contagem das interações seja feita de forma diferente em cada rede, o engajamento é uma das métricas de redes sociais mais importantes de todas.

Este KPI é definido pelo percentual de interação em uma mídia social, comparando o total de interação dos últimos 30 dias com a quantidade de usuários atingidos naquele tempo.

8. Taxa de conversão

O percentual de conversão é uma métrica de redes sociais que mostra o total de visitantes que chegaram até o site da empresa a partir das mídias.

Basicamente, é só dividir o total de visitantes convertidos no último mês pelo total de visitantes que o site recebeu. Multiplicando por 100, chega-se a uma medida percentual que facilita a análise e tomada de decisão.

9. ROI

O KPI de Retorno Sobre o Investimento (ou ROI) pode ser aplicado de acordo com os objetivos da empresa, sendo importante para determinar ou modificar estratégias digitais.

Ou seja: você pode analisar quanto uma empresa obteve de retorno ao tentar atrair seguidores ou aumentar o número de vendas.

Quer uma fórmula para calcular o ROI? Subtraia o valor investido em publicidade dos seus ganhos totais e depois divida pelo total investido. Multiplicando por 100, é possível chegar a um percentual do retorno sobre o investimento.

10. CPL

Como o próprio nome indica, o Custo por Lead (CPL) indica o custo necessário para gerar cada lead.

Primeiro, divida o custo total das campanhas pelo total de leads obtidos. Em seguida, multiplique o valor por 100. O resultado final é o CPL, que ajuda a mensurar os clientes potenciais obtidos pelas estratégias de marketing.

11. CPA

O Custo por Aquisição (CPA) é um indicador de desempenho que mostra o custo referente à aquisição de compradores.

O cálculo também é bem simples: é só dividir o custo total das campanhas pelo total de compradores obtidos (sempre no mesmo período). Multiplicando-se por 100, chegue a porcentagem de CPA.

12. CTR

Do inglês Click Through Rate, o CTR é uma das métricas de redes sociais. Ele indica a taxa de cliques obtidos em anúncios feitos em cada mídia.

A fórmula para obter o indicador é bastante usual: basta dividir o total de cliques em publicidade pelo total de impressões durante o mesmo período. Multiplique por 100 e obtenha a taxa de cliques.

KPIs são importantes para alcançar o máximo potencial

Empresas que não analisam seus feitos perdem a oportunidade de conquistar grandes resultados. Portanto, além de conhecer as principais métricas de mídias sociais, é preciso ter um monitoramento efetivo para conferir se o investimento está alcançando o resultado esperado.

De acordo com os dados e parâmetros requeridos, as equipes serão capazes de entender qual é a melhor estratégia de mídias sociais para sua empresa.

Equipes de marketing precisam de soluções completas para análise de métricas das redes sociais, colaboração e automatização. Se sua equipe precisa de ajuda com tais detalhes, vale a pena explorar a plataforma do Bitrix24, deixando suas estratégias de marketing no piloto automático. É só desbravar!

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