Vendas
Cadastrar

23 tipos de marketing: todas as estratégias para vender mais

Ariane Jaeger
3 de julho de 2024
Última atualização: 3 de julho de 2024

Neste guia, você encontrará, de forma simples e direta, um apanhado completo das principais estratégias de marketing existentes. Certamente, todo negócio pode se beneficiar mais de algumas ações específicas ao invés de outras. Por isso, conhecer quais são as mais relevantes e eficazes é fundamental, bem como compreender como elas estão estruturas nessa infinidade de formas com que você pode chegar até o seu público-alvo. Vamos começar! 

Todos os tipos de estratégias de marketing

Vamos definir precisamente quais são os tipos de marketing. Mas, antes de apresentar cada um deles, é fundamental identificar algumas categorias ou critérios em que o marketing pode ser classificado. Isso te ajudará a se localizar diante dos vários nomes que surgirão em seguida:

  • Canais de comunicação e marketing – os tipos de marketing e estratégias podem ser classificados a partir do meio digital ou físico pelo qual são realizados. Por exemplo, outdoors, internet, e-mail, redes sociais etc.

  • Objetivos – é possível dividir os tipos de marketing e seus significados de acordo com seus objetivos. Nesse sentido, teríamos exemplos como marketing de relacionamento, aquisição, marketing de produto etc. Em breve, você entenderá melhor.

  • Estratégia – os tipos de marketing podem ser classificados conforme sua estratégia, ou seja, podem ser outbound marketing, inbound marketing, marketing digital, marketing de conteúdo etc.

  • Público-alvo – há também os tipos de marketing diferentes conforme o público-alvo, sendo os mais populares o B2B e B2C.

Apresentando os tipos de marketing e exemplos práticos

Agora, a ideia é falar de cada tipo e estratégia de marketing, com o objetivo de te informar sobre as possibilidades que sua marca tem para se destacar e expor no mercado. Volte a esse guia rápido sempre que for necessário.

1. Tradicional

O marketing tradicional é frequentemente colocado em oposição ao marketing digital, sendo o ramo voltado para tipos de estratégias de marketing offline: jornais, televisão, panfletos e tudo que está fora da internet é incluído aqui. Abaixo, veremos mais alguns exemplos de marketing tradicional. 

2. Marketing digital


Com o tópico anterior, o marketing digital já está praticamente definido. Essa é uma estratégia praticada no ambiente da internet, e com isso, já traz várias vantagens: um alcance maior, resultados mais rápidos e facilidade para segmentar são apenas algumas delas. Por outro lado, achar que o marketing tradicional acabou é um grande erro. Vale a pena considerar os dois tipos no seu negócio, a depender do mercado e público-alvo.

3. Marketing de atração e aquisição

Nesse e nos próximos três tópicos, apresentamos alguns tipos de marketing divididos por seus objetivos, embora essa classificação não seja definitiva. O marketing de aquisição, primeiramente, é o tipo de marketing feito para atrair e converter novos clientes. 

Como outros tipos, ele passará por estratégias de marketing como criar conteúdos, abordagens diretas, dentre outros. Por isso, não é necessário se confundir tentando separar cada categoria, pois elas estão interligadas. Concentre-se em saber que o marketing de aquisição é marcado e diferenciado unicamente por seu objetivo – conseguir novos clientes. 

4. Marketing de marca ou branding

Enquanto o marketing de aquisição quer conquistar novos clientes e vendas para uma empresa, o marketing de marca deseja promovê-la. Logicamente, isso gera um caminho de longo prazo, pensando em uma jornada do cliente.

O branding, por sua vez, é uma estratégia semelhante ao marketing de marca, porém, tem sido um termo moderno para designar algumas características e recursos específicos. São eles:

  • Definir valores, missão e uma identidade de marca para a empresa;

  • Construir algo único no mercado;

  • Gerar conexão com o público-alvo, alinhando a comunicação do negócio ao público-alvo ideal;

  • Estabelecer uma consistência no mercado, criando pilares para que as empresas se desenvolvam.

Aqui, também vale mencionar o marketing institucional, que tem propostas semelhantes ao marketing de marca, porém voltado para a empresa e não para um produto e/ou serviço. 

5. Relacionamento e retenção de clientes

O marketing de relacionamento e retenção também não são sinônimos, embora marquem um objetivo comum: reter clientes que já adquiriram o produto ou serviço. Levando em conta que manter clientes é muito mais barato que conquistar novos, as empresas devem estar muito atentas a essas estratégias de marketing para vender mais.

É comum que ferramentas como um sistema de gestão do relacionamento dos clientes sejam adotadas aqui. Um dos mais populares atualmente é o Bitrix24, que permite aliar estratégias de marketing, vendas, colaboração e muitos outros recursos.

Grátis. Ilimitado. On-line.

Impulsione as suas vendas com o CRM do Bitrix24! Gerencie leads, clientes, vendas, marketing e toda a sua empresa com as mais de 35 ferramentas de gestão de negócios disponíveis em uma única plataforma.

EXPERIMENTE AGORA

6. Marketing de produto

O marketing de produto tem como objetivo divulgar, logicamente, um produto ou serviço. Em suas especificidades, você pode encontrar algumas estratégias e tipos de marketing como:

  • Recorrer a um time ou especialista de gestão de produto;

  • Definir preço, design, objetivos da solução etc;

  • Testá-lo e desenvolver a ideia;

  • Preparar um lançamento estratégico, entre outros.

Se está em dúvida se vale a pena organizar um conjunto de ações para melhor divulgar e construir seu produto, basta pensar em casos como Apple, Sony, Coca Cola, etc. Todas elas mudaram de patamar por conta de um único produto – mesmo que tenham lançado vários e esses também tenham contribuído. 

7. Marketing de performance

Os dados sempre foram relevantes no marketing, e na era do marketing digital, ainda mais. Dessa forma, essa estratégia é voltada para a execução de ações objetivas, visando resultados específicos. Métricas são rastreadas com frequência, até mesmo em tempo real, para adaptar rapidamente a empresa aos seus clientes. Alguns exemplos:

  • Testes A/B – por exemplo, criar dois sites para ver qual tem melhor desempenho;

  • Estudo das métricas de SEO;

  • Uso de ferramentas de automação de marketing.

8. Afiliados

O marketing de afiliados conta com alguns casos de bastante sucesso. Esse é um dos melhores tipos de marketing para vendas, pois inclui uma lógica na qual terceiros divulgam e revendem um produto. Evidentemente, além de facilitar o trabalho de vendas das empresas, ainda acaba colocando o produto em evidência no mercado. Para algumas configurações de negócio específicas, essa tática pode ser muito interessante. 

9. Influência

Sobretudo com a relevância que as redes sociais tomaram, o marketing de influência é uma das estratégias de marketing em maior destaque atualmente. Esse é um modelo que se utiliza da autoridade que pessoas famosas podem transmitir aos seus seguidores. Em alguns nichos, como o de bem-estar, seus resultados podem ser assustadoramente positivos.


10. Marketing de conteúdo

Muitas pessoas acham vender chato e não têm paciência para lidar com vendedores. Mas, e se houvesse uma forma de vender sem tentar fazer isso? De forma geral, é isso que o marketing de conteúdo relevante pode proporcionar.

Podendo ser visto como uma parte do inbound marketing, que descreveremos a seguir, o objetivo é simples: atrair clientes a partir da produção de um conteúdo relevante e útil. Não estamos falando apenas de vídeos e memes para a internet - embora eles possam fazer parte disso - mas de materiais que se tornem verdadeiras soluções, ou ao menos o início delas, para as pessoas. 

11. Inbound marketing

O inbound marketing é uma estratégia de marketing focada na criação de conteúdos, sendo, basicamente, um leque mais amplo de estratégias no qual o marketing de conteúdo se encaixa.

Ao contrário do seu antagonista, o Outbound marketing, ele é focado em atrair e não buscar clientes, ou seja, seu método é mais conservador, mas tem potencial para trazer benefícios que o primeiro não consegue. Em suma, é um método de longo prazo, com benefícios mais sustentáveis e duradouros.

12. Outbound marketing

O outbound marketing é um dos tipos de marketing digital para vender rápido, de forma mais agressiva. São anúncios, contato direto, e-mail, oferta de descontos, etc. Evidentemente, é uma estratégia de marketing bastante eficaz, embora possa ter mais custos. Mesmo sendo mais rápida, o planejamento também é essencial em cada etapa do processo.

13. Viral

O marketing viral é uma estratégia moderna que explora o potencial das redes sociais ou mesmo do boca a boca, no mundo offline. A partir de um conteúdo ou do lançamento de algo que pode gerar interesse e compartilhamentos, a marca pode aproveitar para se promover. Isso pode vir através do humor, como os próprios memes, ou de assuntos variados, incluindo alguns mais sérios e relevantes socialmente.

14. Marketing direto

O marketing direto é um conjunto de ações que se assemelham ao inbound marketing, entretanto, seu meio de ação é ainda mais específico, digamos assim. O foco desse tipo de marketing é atingir, individualmente ou de maneira segmentada, pessoas específicas. Um exemplo, para que isso fique claro, são e-mails personalizados ou ligações.

15. E-mail marketing

O e-mail marketing se encaixa no marketing direto, mas não só nisso. Como um dos canais para chegar aos consumidores, ele pode ter vários objetivos. Ele pode ser parte de uma estratégia de:

  • Marketing de performance;

  • Marketing de produtos;

  • Marketing de relacionamento com o cliente;

  • Marketing de atração;

  • Dentre outras categorias.

Por ele, você pode conseguir novos clientes ou nutrir leads com conteúdos, bem como recuperar pessoas que quase compraram algo, por exemplo. Mesmo nos tempos das redes sociais, é uma tática que ainda funciona muito bem. 

16. Marketing de eventos

O marketing de eventos é a presença que uma empresa pode ter em encontros com potenciais clientes ou mesmo a organização desses. Podem envolver diferentes contextos, desde celebrações até ofertas de eventos interessantes para o público-alvo.

17. Social

O marketing social é uma forma de conectar sua marca a uma questão relevante socialmente. Diferentes causas e pautas podem estar envolvidas. De modo geral, essa acaba sendo uma estratégia para não só melhorar a imagem da sua empresa, mas de fazer alguma diferença em problemas ou paradoxos sociais.

18. Marketing de guerrilha

Existem diferentes tipos de marketing de guerrilha, que, em geral, visam divulgar uma empresa de uma forma pouco convencional. Essa estratégia busca destacar o negócio em um cenário de competição, que muitas vezes está repleto de anúncios e conteúdos iguais. 

Alguns exemplos envolvem criar situações inusitadas, que fogem do padrão de um ambiente. Uma das estratégias de marketing desse tipo mais populares foi a rede Habib's, que colocou placas "Passo o ponto", como se estivessem vendendo suas lojas físicas. 

Ao final, as pessoas descobriram que essa era nada menos que uma estratégia de marketing para anunciar o novo programa de pontos da empresa.

19. Redes sociais

É fácil entender o que significa o marketing de redes sociais. Criar conteúdos e atrair o público por esse lugar que consome boas horas do tempo de muitas pessoas pode ser uma estratégia indispensável para muitas empresas.

Outros tipos de marketing 

Para finalizar o artigo, apresentamos outras formas de marketing que merecem a sua atenção:

  1. Mobile marketing – é necessário adaptar sites, landing pages e outras estratégias de marketing ao público que te encontra pelos celulares. A arte de fazer isso se chama mobile marketing. Não se esqueça.

  2. Neuromarketing – quer basear suas ações em dados? Então recorrer à ciência é uma estratégia que pode ser válida. O neuromarketing integra princípios da neurociência para afinar as ações tomadas por uma empresa.

  3. Marketing verde – ou marketing ambiental, é uma estratégia que envolve ações voltadas para a preservação do meio ambiente, oferecendo um produto ou serviço ou mesmo trazendo um conteúdo relevante para a conscientização.

  4. Marketing de experiência – visa gerar experiências interativas com o público, conectando as pessoas emocionalmente à marca e seu propósito. 

Grátis. Ilimitado. On-line.

Impulsione as suas vendas com o CRM do Bitrix24! Gerencie leads, clientes, vendas, marketing e toda a sua empresa com as mais de 35 ferramentas de gestão de negócios disponíveis em uma única plataforma.

EXPERIMENTE AGORA

Comentários finais

Agora, você já conhece os tipos de estratégias de marketing digital e presencial. Chegou a hora de escolher uma preferida, e claro, contar com ferramentas para otimizar o processo. Vamos começar com o Bitrix24? Esse é um software com soluções para e-mail marketing, redes sociais, bem como a gestão de clientes e do trabalho interno de uma empresa.

Oferecemos várias ferramentas em um só lugar, integrando os seus processos e economizando tempo e dinheiro da sua empresa. Comece com um cadastro grátis e explore os nossos recursos por quanto tempo quiser!

Perguntas frequentes

Existem quantos tipos de marketing?

Podemos falar de vários tipos de marketing, mas não definir um número exato. Mas, certamente, podemos fazer uma divisão de pelo menos 20 categorias. 

Quais os melhores tipos de marketing digital para vender mais?

Entre os melhores tipos de estratégias de marketing digital, estão e-mail, redes sociais, landing pages, sites, inbound marketing, dentre outros.

Free. Unlimited. Online.
O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.
Cadastrar
Você pode gostar também
CRM
Como a automação do Bitrix24 ajudou uma empresa que tem a missão de promover a automação industrial
Liderança
Liderança positiva: 6 dicas para inspirar e motivar a sua equipe
Eficiência no trabalho
10 Estratégias Comprovadas para Negociar com Sucesso com os Fornecedores
Pequenas empresas
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação - Saiba mais.
Agora você está na versão lite da página. Se deseja encontrar mais informações sobre nossa política de cookies, por favor, vá para a versão completa do site.