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8 Dicas para uma Maior Eficiência na Logística e Gestão de Estoque do E-commerce

Ariane Jaeger
29 de maio de 2023
Última atualização: 1 de agosto de 2024

A logística de um e-commerce está totalmente ligada com a sua rentabilidade. Portanto, deve-se pensar muito além de simplesmente vender pela internet, analisando cautelosamente sobre como deve ser feita a distribuição, a armazenagem e o cuidado para com cada um dos seus produtos.

De fato, como são muitos pontos a considerar, a eficiência na logística em um e-commerce não é algo que se consegue da noite para o dia. No entanto, é certo que ela fica muito mais fácil de ser atingida com as dicas de quem já tem experiência no assunto. Confira os mais preciosos insights relacionados e se prepare para superar a concorrência e conquistar os clientes logo a seguir!

Perguntas frequentes

Qual é a importância da logística para o e-commerce?

A importância da logística para o e-commerce é ampla, já que todo o controle do estoque e do fluxo de mercadorias é efetuado através dela. Quando o comércio virtual tem uma logística eficiente, o processo é bem controlado desde a origem (que permite ao vendedor monitorizar com precisão todo o estoque) até o consumidor (que recebe com pontualidade a sua encomenda e tende a ficar mais satisfeito).

Quais são os desafios comuns de transporte e armazenamento em empresas de e-commerce?

Os desafios comuns de transporte e armazenamento em empresas de e-commerce são:

  • Proteger a embalagem com o produto adequadamente;
  • Realizar a entrega no prazo;

Garantir a adequada conservação dos produtos – sobretudo ao pensar em materiais perecíveis.

Como otimizar o gerenciamento de armazém em empresas de e-commerce para melhorar o transporte e a eficiência de armazenamento?

Para otimizar o gerenciamento de armazém em empresas de e-commerce para e melhorar o transporte e a eficiência de armazenamento, deve-se:

  • Organizar adequadamente o layout e melhorar o uso do espaço no armazém;
  • Utilizar um bom sistema inteligente de gestão;
  • Apelar para a digitalização e o escaneamento de produtos, com atualizações em tempo real;
  • Setorizar o armazém por categorias de produtos similares, a fim de facilitar o trabalho do pessoal.

Quais as melhores práticas para gerenciar o estoque e garantir o cumprimento de pedidos em empresas de e-commerce?

As melhores práticas para gerenciar o estoque e garantir o cumprimento de pedidos em empresas de e-commerce incluem:

  • Manter o registro dos produtos padronizado e devidamente organizado;
  • Organizar o ambiente físico com prateleiras e etiquetas setorizadas;
  • Gerenciar a demanda e contabilizar o inventário;
  • Trabalhar com um software de gestão integrado às vendas, aos estoque e envios – ainda que isso seja feito junto a um parceiro, como no caso de uma transportadora terceirizada.

Quais opções de remessa e entrega estão disponíveis para empresas de e-commerce buscando melhorar eficiência de transporte?

As opções de remessa e entrega que estão disponíveis para empresas de e-commerce buscando melhorar eficiência de transporte incluem:

  • Transportadoras privadas;
  • Envios pelos Correios;
  • Frota própria;
  • Click & Collect, mais conhecido no Brasil como "Clique e Retire"; 
  • Entregas por motoboys – no caso de envios locais e rápidos.

Como ter uma maior eficiência na logística de um e-commerce?

Quem dera gerenciar um comércio eletrônico fosse apenas vender pela internet e depois cuidar do frete pelo e-commerce. A realidade vai muito mais além, e os responsáveis devem garantir uma eficiência na logística, fora outros detalhes, para vislumbrar o sucesso na operação interna e ter bons feedbacks dos clientes a longo prazo.

Se você não sabe como se guiar para controlar tudo isso, procure seguir as dicas abaixo. Todas foram compartilhadas por especialistas da área e te ajudarão a chegar lá:

1. Defina um método para gerenciar o seu estoque que agregue para a sua parte logística

Você sabia que existe mais de uma maneira de realizar o gerenciamento de depósitos em e-commerces? O lado bom é que cada uma delas – ou os seus conjuntos – se encaixam perfeitamente na necessidade de determinadas indústrias. Desta maneira, você precisa encontrar a mais adequada conforme a realidade do seu nicho.

Para ter mais eficiência na logística, por exemplo, as companhias podem adotar metodologias como:

  • Just in time (JIT) ou "no momento certo": uma técnica de gestão de estoque que preza pela análise da demanda do consumidor, mantendo no armazém apenas a quantidade ideal de produtos. Muitas empresas, hoje em dia, estão fazendo a estocagem em seu e-commerce partindo desse princípio;
  • Curva ABC: um método que classifica o estoque conforme a relevância dos produtos. Neste caso, a categoria A é a mais relevante, B a de média importância e C a de baixa.
  • Método do FIFO – First In, First Out: a armazenagem de produtos no e-commerce é pensada de modo que os produtos mais novos são sempre colocados depois dos mais antigos. A ideia é que o primeiro a entrar seja o primeiro a sair, evitando desperdício e prazos vencidos. Ela é muito adotada, por exemplo, ao pensar em mercadorias perecíveis.
  • Dropshipping: muito comum em comércios virtuais, aqui, o seu estoque fica terceirizado e o revendedor é responsável, basicamente, apenas por comercializá-lo. Não se tem o problema de pensar sobre o frete do e-commerce, já que tal etapa é pulada.

Após uma análise ampla do seu tipo de negócio, escolha uma metodologia de estoque de acordo – que contribua para o seu processo logístico e lucratividade – e então, sim, parta para o gerenciamento de depósito para e-commerce.

A armazenagem dos produtos do seu e-commerce dependerá totalmente de qual abordagem for colocada em prática. Por isso, caso esteja apenas iniciando, pense nisso desde o princípio.

2. Mantenha um controle de estoque preciso

Ter um controle fino acerca dos itens que você possui em um estoque de e-commerce e dos investimentos que ainda precisam ser feitos é uma das chaves para ter eficiência na logística. E o bom é que isso não contribui apenas para a logística do e-commerce em si, como para o próprio faturamento de todo o negócio.

Apesar de existirem muitas maneiras de realizar a gestão do estoque no e-commerce, segmentar os produtos similares em categorias próximas umas às outras e identificar visualmente as seções de tais itens pode ser de grande-valia para agregar eficiência.

Além disso, realizando a gestão do estoque através de um software dedicado para tal, torna-se ainda mais fácil acompanhar de perto o ciclo de vida dos produtos, melhorar o transporte de mercadorias e ter até o apoio ideal para tomadas de decisão mais assertivas. Se gostou da ideia, aproveite para realizar o seu gerenciamento de estoque com o Bitrix24, a plataforma mais recomendada do mercado!

3. Preveja a sua demanda acessando o histórico de pedidos em períodos anteriores

Boa parte da gestão do estoque de um e-commerce deve ser advinda de análises de dados prévios se você quer ter o conjunto perfeito para a eficiência no transporte e no armazenamento. Afinal, quando se planeja qual é o estoque ideal para determinada época, a gestão do armazém se torna simplificada e o envio do e-commerce ao cliente – bem como o recebimento – ocorre com ainda mais fluidez. O que é mais do que bem-vindo para a operação interna e para a imagem externa do seu negócio.

Portanto, acesse o seu histórico de pedidos e realize algumas análises preditivas para compreender mais sobre a demanda dos itens que você vende no comércio on-line. Ter um bom controle do seu ciclo de vendas, uma ciência dos prazos de entrega do e-commerce e das demandas por período levará a uma logística de e-commerce muito melhor – além de trazer economia ao longo do tempo, pensando em compras de reposição de estoque desnecessárias, por exemplo.


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4. Trabalhe com uma boa transportadora parceira

Estabelecer as parcerias certas pode fazer toda a diferença ao pensar em eficiência na logística do seu e-commerce. Portanto, tenha muito cuidado no momento em que for escolher uma transportadora com a qual trabalhar, se este formato for aplicável.

Terceirizar o transporte agrega mais eficiência ao seu negócio, já que o serviço prestado é especializado em tal ênfase e soma pontos positivos para todas as tarefas logísticas.

Assim, eleja um parceiro que esteja à altura dos padrões de qualidade desejados pela sua empresa, que apresente uma boa reputação e que ofereça serviços condizentes com a necessidade almejada. Reservar um tempo para fazê-lo com cautela contribuirá para a logística do e-commerce de maneira geral.

5. Adote um sistema de escaneamento potente

Digitalizar todo o seu estoque e apelar para o uso de códigos de barras pode ser custoso – mas os erros humanos podem ser ainda mais problemáticos ao pensar na gestão do estoque em e-commerce. Por isso, uma das maiores dicas para ter mais eficiência na logística é contar com um sistema inteligente para o escaneamento antes mesmo do envio pelo e-commerce.

Com etiquetas integradas a sistemas de controle e de gerenciamento de informações, previnem-se perdas, atualiza-se o estoque em tempo real e facilita-se os processos de recebimentos e envios – o que é positivo tanto para empresa em si, quanto para a experiência do cliente lá no final do ciclo. Afinal, ele tende a receber o seu produto muito mais rapidamente.

Neste caso, aplique tais ênfases em todos os pontos de contato de suas mercadorias, pensando em cada recebimento, movimento, alteração ou entrega do e-commerce. Um gerenciamento de inventário preciso é o que te ajudará a ir além, portanto, pense sempre a respeito!

6. Otimize o uso do espaço e a capacidade do seu armazém

Nem sempre a eficiência na logística é obtida ao mudar de espaço e buscar um novo armazém. Otimizar o ambiente que já te pertence é uma estratégia e tanto para ter uma melhor estocagem para o e-commerce. Por isso, foque em ter uma melhor capacidade e utilização do seu centro de distribuição do e-commerce.

Avalie individualmente o seu armazém e vá em busca de áreas que podem ser melhoradas. Caso ainda o faça incorretamente, procure utilizar prateleiras e outros nichos que te ajudarão a evitar o desperdício de espaços.

De igual maneira, pense que modificar os seus métodos internos também é algo que pode agregar para a sua capacidade e logística de armazenamento para o e-commerce. Inclusive, o layout também deve ser avaliado ao se questionar sobre a eficiência do trabalho humano e a segurança dos colaboradores, agregando vantagens para a cadeia, de maneira completa.

7. Planeje-se previamente para a logística reversa

Nos e-commerces, a logística reversa tem sido um ponto elementar, já que ela está totalmente relacionada com a satisfação e a experiência do consumidor em sua compra on-line. E os comerciantes e os seus centros devem estar prontos para processá-la com eficiências de transporte, armazenamento e recebimentos.

Assim, dedique um tempo para propor uma política de retorno para a sua loja virtual, – caso ainda não exista – e pensar com calma em como se dará o processo de logística reversa. Tal documento deverá especificar como funcionarão as trocas e as devoluções do cliente para a sua loja, por motivos diversos, e estará disponível para a consulta dos clientes.

Quanto maior for a sua organização em tal aspecto, mais sucesso para a sua logística a curto, médio e longo prazo. Afinal, as devoluções e as trocas farão parte da rotina do seu comércio virtual – e cabe a você, como um empresário que visa o sucesso, estar pronto para processá-las da melhor forma possível.

8. Gerencie a mão de obra e a sua atuação com mais eficiência

Por mais automatizado que seja o seu processo, você precisará de pessoas atuando na sua cadeia, sobretudo nos centros de distribuição do e-commerce e nos estoques. Assim, se você quer ter mais eficiência na logística, considere realizar algumas mudanças na mão de obra de modo que você possa reduzir o seu tempo em etapas do processo, minimizar os custos por caixa ou item enviado, entre outros detalhes.

  • Existem etapas que podem ser melhor trabalhadas para que os funcionários produzam mais rapidamente, sem deixar de lado a qualidade?
  • Há processos que estão aptos de padronização e uso de etapas de automação, garantindo que tudo flua mais rápido? Ou até saiam com mais economia?

Questione-se sobre fatores como tais para melhorar a eficiência na logística de armazenamento para o e-commerce e se lembre de seguir as demais dicas do artigo para atingir a tão almejada eficiência de transporte e armazenamento!


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