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Marketing de influência, ideias e estratégias para empresas

Ariane Jaeger
14 de abril de 2021
Última atualização: 21 de junho de 2024

Você sabe o que é marketing de influência? Esse é um termo que aparece cada vez mais frequente no nosso vocabulário. Desse modo, se você ainda não conhece bem esse termo, chegou a hora de você descobrir mais sobre o marketing de influência.

Ao longo deste artigo, vamos abordar um pouco sobre o seu funcionamento, bem como ideias e estratégias para empresários.

O que é marketing de influência?

Como o próprio nome sugere, o marketing de influência não é nada mais que a utilização da influência de uma pessoa para promover um produto. Atualmente, ele se relaciona diretamente com os influenciadores digitais que estão ao redor de toda a internet.

Afinal de contas, essa classe de pessoas influentes nas plataformas e redes sociais está cada vez mais importante. Quem nunca comprou algo por influência de algum famoso?

É por isso que as empresas buscam fazer parcerias de divulgação e publicidade de seus produtos e serviços com esses influencers. Antigamente, os principais canais de marketing eram a televisão, rádio e outros métodos mais tradicionais de comunicação.

Porém, isso mudou bastante com a chegada da internet. Ainda mais com a popularização das redes sociais, por isso, apesar do marketing de influencers digitais ser um fato recente, ele veio para ficar.

Como as estratégias de marketing influenciam os consumidores?

Existem diversos estudos acerca de como as estratégias de marketing de influência influenciam os consumidores. Inclusive, muitos destes estudos foram feitos por instituições de credibilidade especificamente para o consumidor brasileiro, como o IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística).

Por exemplo, uma pesquisa realizada em 2019 pelo IBOPE mostrou que metade dos brasileiros já compraram por influência digital. Ou seja, milhões de pessoas são influenciadas digitalmente a consumir um produto ou serviço no Brasil.

A opinião de alguém em quem confiamos ou de quem gostamos pode ser decisiva na hora de adquirir um produto. Afinal de contas, estamos confiando que ele está recomendando algo cuja qualidade o agrada.

Entretanto, para escolher os influenciadores digitais corretos, você precisa filtrar as redes sociais. Em outras palavras, nem todos os influencers possuem credibilidade ou mesmo um perfil adequado para o seu nicho específico. Portanto, é importante seguir algumas estratégias de marketing de influencers para obter os melhores resultados.



Tipos de marketing de influência

Primeiramente, é importante diferenciar os tipos de influenciadores digitais. Basicamente, eles são classificados quanto ao seu poder de influência local, nacional ou internacional, bem como pelo seu poder de conversão.

Em outras palavras, um influenciador digital com 700 mil seguidores pode possuir uma conversão mais alta que um de 1 milhão. Isso irá depender bastante do engajamento e confiança do seu público. Veja os principais tipos de influenciadores digitais.

  • Micro-influenciadores:
     Este é o tipo mais comum de influenciadores digitais. Geralmente, eles possuem entre mil e 15 mil seguidores ou inscritos em suas mídias sociais. Além disso, são mais recomendados para campanhas em nível local, ou seja, para pequenas e até médias empresas.

  • Macro-influenciadores:
     Esses influenciadores são os que possuem mais seguidores e marketing de influência. Geralmente, os seus seguidores ultrapassam os 100 mil seguidores, mas podem chegar aos milhões. São celebridades das redes sociais e às vezes o seu marketing de influência pode cruzar fronteiras. São recomendados para grandes campanhas.

  • Nano-influenciadores:
     Essa categoria é a menos popular entre os influenciadores. De fato, muitos questionam o seu poder de influência digital por terem até menos de mil seguidores. Porém em casos muito específicos, a sua influência local pode ser útil para o marketing de um pequeno negócio. Além disso, eles são os mais acessíveis financeiramente.

Melhores estratégias de marketing de influência

Por fim, vamos a algumas dicas e estratégias sobre o marketing de influência. Desse modo, você poderá filtrar os melhores candidatos entre os grupos de influência de marketing digital disponíveis no seu orçamento. Confira as dicas abaixo:

Identifique o seu público-alvo

Antes de tudo, é um fato que um dos aspectos mais importantes de qualquer campanha de marketing é a persona. Ou seja, quem tem mais potencial para adquirir o seu produto ou serviço.

Dessa forma, você poderá buscar pelos influenciadores que melhor se adaptam ao seu nicho. Por exemplo, se você vende suplementos alimentares esportivos, um influenciador do mundo fitness seria a sua opção ideal.

Verifique a credibilidade do influenciador

Além dos números, a credibilidade é certamente uma das primeiras coisas que você deve ter em mente. Nesse sentido, lembre-se de pesquisar pela história da pessoa na internet e investigar em quais polêmicas ela já se envolveu ou não.

Afinal de contas, a imagem do influenciador digital que representa a sua marca será associada à imagem da mesma. Portanto, é fundamental que ele esteja de acordo com as visões da sua marca.

Analise a amplitude da sua influência

Neste contexto, o poder e a amplitude de conversão de um influenciador representa a porcentagem dos seus seguidores que interagem com seu conteúdo patrocinado. Ou seja, se ele publica um link ou recomenda um produto ou serviço, quantos de seus seguidores tendem a seguir sua recomendação.

Assim, é importante analisar as suas métricas anteriores com outros produtos ou serviços. Dessa forma, você poderá estimar de maneira mais precisa o potencial de retorno que o marketing de influência lhe trará.

Mantenha suas próprias métricas

Além de analisar as métricas anteriores de um influenciador, você também precisa manter as suas próprias. Ou seja, durante toda a campanha, é importante que você tenha mecanismos que lhe permitam analisar o desempenho.

Para isso, você pode oferecer promoções específicas para quem adquirir seus produtos ou serviços através de determinado influenciador. Além disso, você pode usar um sistema de rastreio de clicks para determinar de onde vem as pessoas acessando a sua página.

Assim, com o passar do tempo, você poderá identificar se a campanha está sendo bem sucedida ou não. Afinal de contas, os números não mentem e nem todo investimento em marketing de influência digital tem sucesso garantido.

Por fim, todo esse processo de análise de dados e métricas podem ser uma dor de cabeça. Então, use ferramentas que facilitem esse processo, por exemplo um software CRM.

 

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