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Moldando o Varejo: 10 Formas de os Supervisores de Vendas Impactarem

Ariane Jaeger
31 de agosto de 2023
Última atualização: 21 de outubro de 2024

Gerenciar uma equipe com vendedores ou representantes de vendas em si está longe de ser uma tarefa fácil. É preciso experiência, dedicação e um conjunto de habilidades para que a sua função como supervisor de vendas resulte em sucesso.

Contudo, a nova era trouxe uma riqueza no compartilhamento de conhecimento, e está mais fácil do que nunca saber como explorar o melhor das suas skills e dominar a indústria de varejo. Neste artigo, veja as 10 principais maneiras de gerar um impacto positivo com a sua carreira de supervisão de vendas – ou como desbravar o melhor potencial deste profissional em sua companhia!

Como o supervisor de vendas pode alavancar o seu negócio?

Quando os papéis do supervisor de vendas são colocados em vigor com propriedade, fica mais fácil para a empresa atingir o sucesso no ramo varejista. Isto porque tal profissional é capaz de abordar um conjunto de habilidades e boas práticas, e há mais de um caminho para atingir os feitos almejados. Entenda mais a seguir!

1. Definindo processos-padrão de vendas

O supervisor de vendas pode poupar muitas problemáticas ao atuar, desde o princípio, com processos bem definidos na área de vendas. Deve-se haver a preocupação de colocar em vigor um ciclo de processos pautado em abordar, qualificar, trabalhar e fechar toda venda com o cliente.

Ainda assim, ter o cuidado de que a estrutura não seja rígida demais – ou complexa demais – é fundamental, a perda da flexibilidade pode impedir que os vendedores tenham criatividade e se sintam livres para desempenharem ao máximo as suas capacidades. Em ambientes dinâmicos, é benéfico que o supervisor instaure um grau de flexibilidade, permitindo que os profissionais conheçam seus limites de negociação, mas também tenham a liberdade para se superarem e tomarem decisões autônomas. Depois, é recomendável trocar feedbacks com a equipe de vendas para gerar ajustes contínuos e aprimorar a maneira como lidam com diferentes situações.

2. Recrutando as pessoas certas para o seu time de vendas

Encontrar os talentos ideais é algo que requer tempo, paciência, podendo ser duro para as empresas. No entanto, um processo seletivo eficaz não apenas alivia o estresse e economiza recursos financeiros, mas também facilita a integração e o posterior treinamento dos profissionais. Ele ainda ajuda na prevenção de possíveis erros!

A questão é que, ao assumirem a responsabilidade pelo sucesso do seu time e, consequentemente, pelo resultado das vendas, cabe aos supervisores se dedicarem junto ao setor do RH para que os melhores talentos possíveis sejam contratados. Além das habilidades técnicas e interpessoais, tais líderes procuram por indivíduos que se encaixam na cultura organizacional, sem medo de integrar profissionais que sejam tão competentes (ou superiores) a eles.

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3. Buscando tendências na indústria de varejo e no seu ramo de atuação

O mundo está mais competitivo do que nunca. Para vender, você precisa ir além do básico, destacando-se e descobrindo maneiras diferenciadas de conquistar o consumidor. Assim sendo, quanto mais ciente o seu supervisor de vendas estiver das tendências na indústria de varejo, mais fácil será estabelecer uma estratégia de crescimento pautada em metas que promovam a inovação e gerem um diferencial competitivo significativo.

Felizmente, há vários modos de fazê-lo, abordando exemplos muito maiores do que a participação em congressos renomados e feiras físicas, por exemplo. O supervisor de vendas pode realizar networking e interagir virtualmente com outros profissionais-destaque no setor, acompanhar fóruns relacionados ao tema, portais de notícias da sua área (ou até mesmo de nichos relacionados, almejando inspirações) e outros. O importante é abrir espaço para identificar as oportunidades de inovação no varejo.

4. Sabendo como superar as expectativas dos clientes

Grande parte dos papéis do supervisor de vendas está relacionado com o cumprimento de metas e a construção do seu time em si. Contudo, o seu olhar deve permanecer no cliente, pois ele é o elemento central dos negócios de varejo. Sendo assim, é preciso que tal profissional monitore constantemente os processos em andamento, vendo como a rotina diária impacta no tratamento e vai ao encontro de conquistar os seus consumidores e atrair novos clientes.

O interessante é que o uso de um CRM para varejo pode gerar todo o seu diferencial neste sentido, ajudando os supervisores de vendas a registrarem pontos-chave sobre os clientes e compartilhar, facilmente, com a equipe para que os seus participantes estejam a par de tais peculiaridades. Assim, no atendimento ao cliente, haverá muito mais chances de satisfazer o consumidor e gerar cada vez mais vendas. Sem contar que, com o uso de um programa como tal, assim como o Bitrix24, é mais tranquilo organizar a rotina, acompanhar o time para que as metas sejam cumpridas e até comunicar-se, interna e externamente.


5. Inspirando a sua equipe e atingir o sucesso na indústria de varejo

Ainda que um supervisor de vendas seja exímio de modo isolado, é extremamente complexo gerar um impacto amplo e atingir os feitos desejados no macroambiente quando a coletividade não é respeitada. Portanto, deve-se ter o cuidado de motivar o time a prosseguir, chegando ao sucesso em conjunto!

Um bom supervisor deve assumir a liderança nas vendas e desenvolver a si mesmo e a sua própria equipe para que, juntos, eles possam atingir as metas de vendas. Em sua melhor abordagem, tais supervisores sempre acham maneiras de motivar e inspirar o seu pessoal, continuamente, visando a excelência. Isto pode ser posto em prática de modos diversos, incluindo o estabelecimento de um senso de pertencimento no dia a dia, a realização de atividades de formação de equipe, uma prática colaborativa e mais. Ter uma atitude mais positiva, inclusive, fará com que mais pessoas queiram fechar negócios consigo, ainda que indiretamente.

6. Gerenciando adequadamente o seu tempo

Desde a gestão de equipe até a performance das vendas em si, as funções de um supervisor de vendas são amplas. Então como dar conta de tudo e ainda superar os seus limites? O segredo para que tal profissional maximize o sucesso da sua loja ou negócio está, dentre outros fatores, no gerenciamento de tempo.

Os bons hábitos de gestão, partindo desde a base, ampliam o potencial do gestor em atender a equipe, os clientes e o funil de vendas adequadamente, cumprindo as metas e ultrapassando as barreiras corporativas. Neste caso, a priorização se faz elementar, já que permite colocar em primeiro lugar as tarefas que realmente geram receitas e que contribuirão, ao longo prazo, para as vendas. Incentivar tal comportamento no time de vendas é igualmente valioso e deve ser um aspecto a ser levado em conta na estratégia.

7. Cultivando uma cultura de vendas de alto desempenho

A partir do momento em que a excelência passa a ser um objetivo, a companhia sai de um patamar básico e passa a conquistar novos terrenos, gerando impactos drásticos (no bom sentido, é claro). A boa notícia é que é exatamente o supervisor de vendas que pode auxiliar neste sentido, ajudando a gerar e nutrir uma cultura de vendas pautada no alto desempenho.

Na posição de liderança de vendas, o propósito do supervisor deve ser o de alinhar a equipe aos seus objetivos organizacionais, tendo metas claras e palpáveis e processos bem-definidos. Contudo, é lógico que não basta ficar apenas na teoria e monitorar o pipeline, é preciso que o foco em atividades exímias seja enraizado nos princípios da companhia, e reverberado aos seus membros. Quanto isto se torna uma verdade, sendo estimulada continuamente pelo supervisor de vendas, os resultados de alta performance acabam surgindo como uma consequência, impactando o seu negócio de modo global.

8. Praticando uma comunicação eficiente com o seu time de vendas

Comunicar-se com eficiência pode mudar todo o seu negócio – positivamente – e os supervisores de vendas mais experientes sabem muito bem disso. Como consequência, eles estão em pleno diálogo com a equipe de vendas, trocando feedbacks e os ajudando a atingir o seu pleno desempenho, batendo as metas individuais e em equipe.

Logicamente, neste caso, a clareza e a transparência são colocadas como uma prioridade ao lidar com o restante do time de vendas. O fato é que os supervisores de vendas sempre se prontificam a prestar suporte e se preocupam em valorizar e respeitar os representantes e demais agentes de vendas – e isso repercute em cenários otimistas a curto, médio e longo prazo, já que torna a compreensão das responsabilidades e o trabalho em equipe para cumpri-las na íntegra uma experiência mais positiva, integrada e eficaz.

9. Envolvendo-se na capacitação frequente dos profissionais de vendas

Apesar de fazer parte do trabalho do supervisor de vendas a checagem das métricas e o acompanhamento dos resultados, é preciso um trabalho muito mais profundo a fim de garantir que o máximo potencial está sendo explorado. Para tal, é interessantíssimo que os papéis do supervisor de vendas também estejam relacionados com o seu envolvimento na qualificação dos funcionários.

Ainda que você já tenha um CRM de alta qualidade em vigor, é crucial seguir o dia a dia prático para identificar se ele está sendo usado da melhor maneira pelos seus agentes de vendas. Os supervisores devem estar envolvidos no treinamento dos seus representantes de vendas, prestando todo o suporte necessário para que eles recorram a si em caso de dificuldades além deste momento. Esta preocupação na gestão de equipe reverbera assertivamente nos processos e resultados de vendas, aumentando a confiança mútua entre o time.

10. Observando os principais indicadores e prevendo cenários

Em mercados voláteis como os locais e globais, prever o futuro é desafiador. No entanto, o monitoramento constante de indicadores-chave pode fornecer insights cruciais para antecipar os desafios e posicionar a sua empresa para capitalizar as tendências emergentes no varejo. Os supervisores de vendas bem-sucedidos entendem a importância desse olhar antecipado.

Eles mobilizam as suas habilidades e recursos não apenas para reagir, mas para se antecipar às mudanças no mercado e até mesmo dentro da própria organização. Eles buscam entender como tais mudanças podem influenciar a produtividade e as vendas a longo prazo. Esta capacidade de antecipação e inovação é o que permite que eles identifiquem e previnam problemas antes que afetem o desempenho empresarial.

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Perguntas frequentes

O que faz um supervisor de vendas?

Um supervisor de vendas é o profissional da equipe de vendas responsável por acompanhar o trabalho dos demais vendedores, estando atento às necessidades dos clientes. Conforme a demanda do mercado, ele pode adaptar a abordagem e o formato do atendimento ao consumidor, sempre visando satisfazê-lo.

Como os supervisores de vendas impactam a indústria de varejo?

O modo como os supervisores de vendas impactam a indústria de varejo é diverso. No entanto, a sua principal contribuição está em intervir para a satisfação do consumidor (adaptando o time de acordo com as suas particularidades) e garantir que as metas de vendas estão sendo cumpridas. Eles também podem organizar pedidos, lidar com as reclamações, gerenciar os horários como um todo e treinar e garantir a manutenção da sua equipe de vendas.

Quais são as principais funções de um supervisor de vendas na indústria de varejo?

Na indústria de varejo, as principais funções de um supervisor de vendas são:

  • Gerenciar os profissionais que estão envolvidos com o processo de vendas;
  • Realizar o inventário e planejar as vendas ao longo do tempo;
  • Traçar metas para os vendedores e acompanhá-las;
  • Gerir a carteira de clientes, distribuindo-a entre os vendedores (quando necessário);
  • Acompanhar o desempenho geral do seu time;
  • Conciliar os recebimentos do caixa;
  • Apaziguar os conflitos internos e externos relacionados com as vendas;
  • Cuidar do atendimento prestado aos clientes.

Qual é o salário de um supervisor de vendas no Brasil?

O salário de um supervisor de vendas no Brasil varia muito conforme a localidade, a experiência e o ramo de negócios, mas costuma estar na média de R$4.100. Segundo os relatórios dos últimos anos, normalmente, os melhores salários vêm sendo encontrados nas indústrias alimentícias e farmacêuticas, ainda que tudo seja variável.

Que curso fazer para ser supervisor de vendas?

Para ser supervisor de vendas, você não precisa, necessariamente, fazer um curso. Mesmo assim, é recomendado ter a formação em alguma área administrativa, de gestão comercial ou relacionada com o nicho de seu interesse, de modo particular. Geralmente, quem atua como supervisor de vendas é formado em administração ou gestão de negócios.

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