Antigamente, o trabalho além das fronteiras parecia estar restrito a poucos nichos e tipos de profissionais. Mas com os adventos tecnológicos e o impulso da globalização, a colaboração em equipe global é uma realidade cada vez mais frequente. E para atingir o sucesso frente a esta nova tendência, vale a pena conferir os fatores-chave envolvidos e as melhores práticas. Siga a leitura para tal!
A colaboração em equipe é o resultado da interação, do apoio, da cordialidade e do senso comunitário vislumbrado no dia a dia de um time de trabalho. Quanto tal fator é nutrido positivamente em meio à cultura organizacional, melhores resultados são gerados individualmente e coletivamente – gerando sucesso para a empresa.
A importância da colaboração é ampla, já que ela permite manter as equipes conectadas, reduzir o tempo para a realização de tarefas, melhorar a produtividade e a satisfação do time, aumentar a capacidade de resolução de problemas complexos e agregar positivamente ao clima empresarial.
Uma equipe global é um time de trabalho composto por indivíduos que estão em diversas partes do mundo. A partir da conexão, eles interagem e trabalham remotamente – mesmo não estando presentes no mesmo espaço. Esta modalidade vem sendo cada vez mais explorada, sobretudo por empresas inovadoras.
As melhores ferramentas de colaboração remota para equipes globais são aquelas que:
Trabalhar além das culturas e das fronteiras é uma atitude cada vez mais vista em empresas modernas. Mas explorar o capital humano fora do território convencional é desafiador, envolvendo passos de gestão que devem ser previamente calculados.
Se você quer atingir o máximo potencial em equipe, atuando com times remotos de todos os cantos do planeta, trabalhe nos pontos-chave citados abaixo. Tais dicas serão as suas maiores aliadas, basta explorá-las!
Ao gerenciar projetos que se expandem globalmente, com times geograficamente distribuídos, a comunicação frequente e transparente se torna uma das enormes chaves para o sucesso. Mas como estabelecê-la da forma ideal?
O mais recomendado, neste e em outros casos, é encontrar a frequência perfeita para manter as equipes conectadas em seus processos comunicativos. E sempre prezar pela clareza em toda e qualquer interação.
O trabalho em equipe internacional só funciona quando os membros do time mantêm a comunicação fluida entre si, portanto, promova recursos para que os colaboradores sigam o engajamento por vídeo, voz, bate-papo ou em grupos de trabalho. Prezando pela adaptabilidade em meio às preferências. Em paralelo, logo na integração, mostre o poder de tal engajamento e boas práticas para conquistá-lo.
A lentidão nas respostas e os mal-entendidos são só alguns dos problemas gerados em equipes internacionais multilíngues. Para a maioria das pessoas, comunicar-se fora da sua língua nativa é um desafio – ou até mesmo um pesar.
Assim, a colaboração em equipe global deve ser pensada para minimizar o tanto quanto possível as barreiras linguísticas, permitindo que os funcionários possam preservar as suas particularidades (como língua e cultura), mas ainda assim interagirem com o melhor potencial entre si.
Por sorte, tal problemática pode ser solucionada com a adoção de uma ferramenta de tradução instantânea no seu aplicativo de colaboração. Portanto, pense a respeito desta implementação para incluir diferentes nacionalidades e manter todos confortáveis diante da colaboração global.
Seja na colaboração em equipe global ou no escritório presencial, tudo fica mais fácil quando é compartilhado. Então permita que os seus colaboradores remotos possam vivenciar esta mesma experiência ainda que estejam afastados – até mesmo em outro continente.
Para a colaboração da equipe global, incentive a troca de ideias, a realização de brainstormings via chamadas de vídeo e a criação de grupos de trabalho para propósitos em comum.
Possibilite que os colaboradores compartilhem documentos entre si, enviem cases de sucesso através do chat ou simplesmente conversem sobre os projetos em uma plataforma colaborativa que coloca a comunicação, a colaboração e o compartilhamento em primeiro lugar: o Bitrix24. Será muito mais tranquilo garantir a interação e a colaboração em uma equipe global. No entanto, você precisa prover os recursos necessários – tenha isso em mente!
Uma única plataforma para administrar seus negócios
É praticamente impossível trabalhar com equipes internacionais com a devida eficiência e produtividade sem utilizar um espaço colaborativo em comum. Quando um time global começa a crescer e atuar em diferentes fusos horários, estabelecer uma comunicação assíncrona e operar a partir de um local único pode ser um problema se o cenário não estiver bem programado.
Portanto, desde o início, direcione as atividades da equipe global em um software pensado para tal e deixe que os empregados façam tudo em apenas um lugar – e não apenas os processos comunicativos em si. Em interfaces como o Bitrix24, por exemplo, a colaboração em equipe global é auxiliada com ferramentas de gerenciamento de projetos, calendários em grupo, relatórios em tempo real e até a postagem de notificações e entregáveis em um único espaço.
Assim, a sua equipe permanecerá unida do modo ideal – minimizando o isolamento provocado pelo distanciamento físico e os seus possíveis impactos sobre a produtividade, os resultados empresariais e o senso comunitário.
Quando o assunto é colaboração em uma equipe internacional, os gestores devem se certificar de estabelecer metas e objetivos, comunicá-los aos envolvidos e garantir que tudo esteja sendo cumprido. Certificando-se de que tudo funcione, independentemente da distância!
Tenha clareza ao expor as necessidades aos funcionários, bem como ao mostrar o que é esperado da sua parte, e minimize qualquer mal-entendido ou problema comunicativo que possa surgir no processo. Não há como cobrar por algo sem prover isso.
Lembrando, claro, que o simples fato de estar interagindo com um indivíduo de outra cultura já pode trazer os seus desafios particulares. Certifique-se de que a outra parte entendeu o que foi requerido, mantenha tudo organizado em um programa que apoie a colaboração em equipe global e veja como os resultados tendem a se mostrar mais eficientes ao longo do tempo!
Ainda que o quesito profissional e pessoal não devam se misturar, todos os seus colegas e liderados são humanos – e o relacionamento entre eles deve ser voltado para tal senso de humanidade. Diante deste panorama, é claro que: quanto mais engajados eles estiverem uns com os outros, mais efeitos positivos isto terá sobre o trabalho do time.
Por conta disso, instigue a criação de laços genuínos entre os indivíduos realizando meetings regulares, criando grupos e abrindo oportunidades extras de socialização – como a realização de atividades ou projetos em duplas, programas de team building, ou mesmo a organização de alguns encontros presenciais ao longo do ano.
Na maioria das vezes, a colaboração em equipe global requer cuidados maiores do que quando o time atua em um espaço físico em comum. Por isso, estreite as distâncias geográficas com os exemplos mencionados acima, a adoção de uma rede social interna e o apoio emocional para que estas conexões sejam estabelecidas.
Se você deseja seguir com sucesso na colaboração em uma equipe internacional, esteja pronto para adaptar o seu estilo de gestão e pensar em formas práticas de alinhar a cultura organizacional de uma maneira que funcione para o seu time.
Observar a cultura empresarial local e compreender mais sobre a mentalidade dos diferentes países – ou até mesmo regiões – em que irá operar é fundamental. Identifique os grandes diferenciais, pontos positivos e negativos e possíveis desafios. Mantenha todas as peculiaridades arquivadas no seu banco de dados e siga para o planejamento de melhores estratégias e abordagens. Sem dúvidas, a colaboração em equipe global se tornará muito mais fluida, produtiva e viável.
As diferenças de fusos horários são um dos grandes diferenciais – e pontos de atenção – quando os gestores se preocupam em gerar a colaboração em uma equipe global. E, de fato, quando os funcionários estão presentes em diversos continentes, tendo mais de sete horas de diferença, por exemplo, a problemática pode se agravar.
Portanto, tome cuidado ao definir horários para trabalho ou calendários para a realização de reuniões. Considere não apenas o seu melhor momento – mas também o que pode ser adequado para os membros do time. Quem pode se adaptar para participar da reunião bem cedo pela manhã ou depois do expediente?
Encontre o equilíbrio perfeito e não deixe que a carga pese para apenas um dos lados – tendo sempre o mesmo perdedor. Trabalhar com flexibilidade, compreensão das necessidades alheias e empatia fará toda a diferença para a colaboração em equipe global.
O trabalho com equipes globais pode trazer benefícios inimagináveis para uma empresa, mas ela precisa aproveitar a diversidade ao seu favor para agregar o melhor potencial.
Como os indivíduos de diferentes culturas pensam de formas diferentes – e são educados sobre outros pontos de vista, os gestores podem usufruir desta riqueza de conhecimento e experiências para criar um time repleto de ideias inovadoras.
Abra espaço para a discussão de ideias, compartilhamento de opiniões e para ouvir novos pontos de vista, tendo o máximo de sucesso no trabalho com equipes globais. Para tal, reuniões regulares, sessões de brainstormings e grupos de trabalho diversos podem ajudar!
O trabalho além das fronteiras pode requerer até mais confiança do que quando ele é realizado sob o mesmo teto, cara a cara. Sobretudo em times dotados de profissionais que adoram gerenciar presencialmente os seus liderados! Portanto, este fator-chave não poderia faltar nesta lista de pontos que contribuem para o sucesso e a colaboração em uma equipe global – que se encontra geograficamente distribuída.
Para firmar a confiança, manter a harmonia e garantir a satisfação e a produtividade, é preciso combinar transparência, boa comunicação, empatia, respeito e prestação de contas – criando relacionamentos agradáveis e que colhem frutos positivos ao longo do tempo, é claro.
Além de se dedicar para que isso seja realidade entre você e o próximo, instigue o mesmo comportamento entre o time e reprima qualquer situação que esteja indo ao contrário do cenário desejado. É importante que o líder sempre esteja atento a possíveis discórdias, reforce a importância do respeito (ainda mais ao lidar com culturas tão distintas) e promova o local ideal para que tais pontos sejam conquistados.
Realizar encontros presenciais de tempos em tempos, nos locais em que vivem os funcionários, é uma ótima maneira de permitir que os colegas entendam mais sobre a cultura do outro e a sua forma de vida, agregando respeito, engajamento, confiança e o estreitamento de laços.
O Bitrix24 é uma plataforma pensada para equipes remotas que já exploram (ou desejam explorar) o melhor do potencial humano independente da distância geográfica. Graças à união de mais de 35 ferramentas em um único espaço virtual, você não precisa mais se preocupar em ter um software para cada coisa.
Em um só espaço de trabalho compartilhado, una os melhores talentos e suas culturas com recursos preparados para a gestão de projetos, calendários, comunicação e muito mais!
A qualquer momento, independentemente do fuso horário ou da localização, os seus colaboradores podem acessar os arquivos de um projeto ou ler as notificações do grupo de trabalho via desktop ou aplicativo dedicado. Experimente já e corra para implementar!
Uma única plataforma para administrar seus negócios