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O que são vendas 4.0?

Ariane Jaeger
10 de fevereiro de 2021
Última atualização: 8 de fevereiro de 2021

A Quarta Revolução Industrial (também conhecida como Indústria 4.0) está mudando os princípios fundamentais das vendas no mundo moderno. As novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas e aprimoradas diariamente permitem que as empresas inovem os seus modelos de negócios. Assim, saber o que são vendas 4.0 é fundamental diante dessas mudanças.

Estas ferramentas modernas permitem a utilização de soluções de vendas focadas na análise eficiente de dados bem como na oferta de produtos e serviços personalizados. Essa mudança estrutural nas vendas e produtos na revolução da indústria 4.0 ainda não está finalizada, mas ela não tem volta. Logo as empresas que querem se manter competitivas e relevantes devem seguir os exemplos das companhias que inovam nesta área atualmente.

Afinal, o que são vendas 4.0?

As vendas 4.0 são as trocas comerciais voluntárias realizadas entre vendedores e compradores com um foco especial na utilização das tecnologias da indústria 4.0. O vendedor 4.0 é uma versão aprimorada dos vendedores de gerações passadas que conhece todas as técnicas de venda tradicionais bem como possui pleno domínio dos novos recursos tecnológicos.

Em meio a uma sociedade dinâmica como a atual, as técnicas de venda tradicionais usadas ao longo das últimas décadas ou talvez séculos já não são mais tão eficientes. Assim como o marketing digital chegou para abalar com a publicidade tradicional, a revolução 4.0 de vendas chegou para mudar a forma como as vendas são realizadas.

Além disso, essas mudanças não se limitam às vendas B2C (business to consumer) mas também ao universo das vendas B2B (business to business). Ou seja, isso significa que praticamente todos os modelos de negócios estão sendo afetados pelas consequências das vendas na revolução 4.0.

O que muda nas vendas de produtos na revolução da indústria 4.0?

Há diversas mudanças ocorrendo na estrutura de todo o sistema de vendas atualmente existente. Porém, é possível resumir as principais mudanças proporcionadas pela máquina vendas online 4.0 em alguns fatores determinantes.


Menos estabelecimentos e lojas de produtos físicas

Uma das principais características das vendas na revolução 4.0 é a redução da necessidade de estabelecimentos físicos. Isso ocorre principalmente devido à expansão das vendas online bem como à migração gradual dos compradores das lojas físicas para os sites de e-commerce.

Obviamente, as lojas de produtos físicas sempre existirão, afinal as vendas 4.0 não surgiram para substituir completamente a estrutura de vendas atual, senão como mais uma alternativa para complementá-la.

A evolução do suporte ao cliente

Da mesma forma, um atendimento ao cliente humanizado e competente segue sendo fundamental para qualquer negócio que deseja criar uma relação de satisfação com seus clientes. Entretanto, as formas tradicionais de suporte não são a forma mais eficiente de lidar com os problemas atuais dos clientes.

Para lidar com o surgimento dessas novas demandas, surgem novas soluções e tecnologias como os chatbots. Estes são robôs programados ou treinados com tecnologias como a inteligência artificial que interagem com os clientes e resolvem as demandas mais básicas bem como direcionam o cliente ao departamento adequado para solucionar os seus problemas.

Dessa forma, as centrais de atendimento economizam um tempo fundamental e podem concentrar os seus esforços em solucionar os problemas que realmente requerem atendimento humanizado.

A importância da análise de dados

A análise eficiente de dados é outro ponto central das vendas 4.0. Podemos dizer que a máquina de vendas online 4.0 é movida a dados e informações úteis sobre a persona do seu negócio.

A persona do seu negócio é uma construção das principais características do seu cliente ideal, aquele cujos seus produtos ou serviços atendem perfeitamente às suas necessidades. A coleta e análise de dados eficiente é essencial para outro estágio importantíssimo das vendas 4.0 que é o Marketing Digital.

Se você possui dados detalhados acerca das principais características sociodemográficas dos seus clientes como faixa etária, gênero, localização, interesses e outros, você pode fazer anúncios segmentados. Nada melhor do que direcionar o seu investimento em marketing no público-alvo mais inclinado a consumir o que a sua empresa oferece.

O crescimento exponencial do Marketing Digital

Outra grande mudança estrutural na forma como as vendas 4.0 revolucionam o funcionamento das trocas voluntárias está no marketing digital. Já foi-se a época em que a divulgação boca a boca ou a instalação de banners e outdoors eram suficientes para impulsionar uma marca ou produto.

No mundo moderno, a presença digital de uma marca ou produto é mais que essencial para a obtenção de resultados positivos nas vendas. O uso de redes sociais, anúncios segmentados e ferramentas de marketing fazem parte da rotina cotidiana de qualquer grande empresa bem sucedida da atualidade.

Para isso, é necessário ter acesso às principais características dos clientes mais dispostos a consumir os seus produtos. Logo, você pode notar a importância da construção precisa da sua persona bem como da coleta e análise de dados eficiente, acima de tudo com respeito à privacidade e anonimato dos usuários.

A máquina de vendas online 4.0


Enfim, a máquina de vendas online 4.0 chegou para inovar as principais etapas do processo de venda de produtos e serviços. Fugir das vendas e produtos na revolução da indústria 4.0 não é uma opção financeiramente sustentável em meio a dinamicidade e profundidade das mudanças que estão ocorrendo.

Na era atual da digitalização, as empresas têm acesso a várias ferramentas de vendas digitais. Isso inclui sistemas de CRM para gerenciar relações com clientes ou plataformas de redes sociais e marketing digital.

O sucesso dessas ferramentas depende de serem selecionadas e projetadas levando em consideração o funcionamento das vendas 4.0. Além disso, treinamentos intensos são necessários para diminuir as barreiras tecnológicas e garantir o uso eficaz. Esta é a melhor maneira das ferramentas de vendas digitais apoiarem as vendas 4.0.

Na hora de escolher o melhor CRM para a gestão do relacionamento entre o seu negócio e o cliente, leve em consideração os aspectos fundamentais mencionados neste artigo. Afinal, o CRM ideal deve impulsionar a sua máquina de vendas online 4.0 fazendo uso de todos os recursos, soluções e tecnologias mais modernas da atualidade.

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